terça-feira, 12 de dezembro de 2023

📆 *13 de Dezembro de 2023 (4ª Feira)*

 📆 *13 de Dezembro de 2023 (4ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR, MEMÓRIA* (Vermelho, Prefácio do Advento I ou dos Santos – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _ 


😇 *Santos do dia*

SANTA LUZIA / OTÍLIA E JOÃO MARIMONI / S. ARISTÃO.

_ _ _ _ _ _


⛪ *Antífona de entrada:* 

A virgem forte, oferta de pureza, oblação de castidade, agora segue o Cordeiro por nós crucificado.

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Senhor, a gloriosa intercessão de Santa Luzia, virgem e mártir, reanime o nosso fervor para que, celebrando hoje o seu martírio, contemplemos um dia as realidades eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 40, 25-31*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 

26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 

27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 

28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 

29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 

30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 

31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 40, 25-31*

 *Reflexão - “O Senhor renova as nossas forças e nos dá asas para voar”*

“O profeta nos convida a refletir no poder do Deus Criador dos confins da terra, que não falha, nem se cansa e cuja sabedoria é insondável! Muitas vezes nós nos encontramos dizendo a mesma coisa que o Jacó e o Israel da leitura: “minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”. Sentimo-nos abandonados (as) no meio da avalanche de dificuldades que a nossa vida nos impõe e entendemos que o Senhor esqueceu-se de nós. Todavia, quando nos dispomos a enxergar a beleza das coisas criadas e percebemos que o mesmo Deus que é capaz de expressar em números o exército das estrelas e chama pelo nome cada uma, é também, Aquele, que dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do fraco, o nosso coração se enche de esperança. Se realmente esperamos no Senhor, não temos o direito de desanimar nem desesperar, porque Ele renova as nossas forças e nos dá asas para voar. Não podemos também nos esquecer de que o Senhor nos conhece por inteiro e nos dá a capacidade necessária para continuar a nossa caminhada. O Advento é um tempo propício para que possamos recuperar a esperança de uma vida mais santa e nos apossar da graça de Deus que nos leva a correr sem nos cansar  e a caminhar sem parar. -  Você tem feito cálculos para  começar um novo ano? - Você conta com Deus nos seus propósitos e planos? – Você  acha que a sua vida precisa mudar?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 102* 

🗣*Bendize, ó minha alma, ao Senhor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 102* 

 *Reflexão* - “O salmista nos ensina a como motivar a nossa alma para bendizer ao Senhor. A nossa alma é quem anima o nosso corpo. É nela que estão os nossos sentimentos e as nossas emoções, portanto, ela é capaz de perceber as dores, as alegrias da vida, e, do mesmo modo, o carinho, o perdão e a compaixão de Deus. Experimente fazer o mesmo, colocando a sua alma de prontidão para compreender os favores de Deus na sua vida, e você verá!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 11, 28-30* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro._

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 

29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 

30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 *”Jesus quer o nosso coração curado, transformado e descansado.* 

“A pessoa está ali sentada no banco da igreja para rezar, e a mente está ali voando, a mente está preocupada e tensionada pelas inquietações da vida. Até na hora de dormir, que é a hora do descanso inteiro da pessoa, não é descanso só do corpo não: “Vou descansar meu corpo”, mas vou descansar meu ser. Como é importante dormir em Deus, como é importante mergulhar em Deus, porque quando descansamos n’Ele somos refeitos, restaurados, curados e libertos. Precisamos nos refugiar no coração de Jesus para que Ele possa nos curar com a Sua mansidão e humildade, porque somos muito agitados, orgulhosos, teimosos e vaidosos. E todos esses ingredientes fazem de nós pessoas cansadas e fatigadas. Estamos disputando, brigando, questionando, colocando-nos uns contra os outros, estamos nos decepcionando facilmente com as realidades e, por causa disso, a alma se cansa; e então experimentamos a decepção, a frustração, a falta de animação. Mas em Deus encontramos a restauração. Coloque hoje em Jesus o seu coração. Ele quer o nosso coração curado, transformado e descansado. Deus abençoe você!

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: www.cancaonova.com/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (www.bolgdasagradafamilia.blogspot.com/)._ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...