sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

📆 *08 de Dezembro de 2023 (6a Feira)*

 📆 *08 de Dezembro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA / S. EUTIQUIANO, PAPA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como uma noiva com suas joias. *(Cf. Is 61,10)*

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna habitação e a preservastes de toda mancha de pecado em previsão da morte salvadora de Cristo; concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 3, 9-15. 20*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.

Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 

10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.

11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”

12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 

15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 

20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 3, 9-15. 20*

*Reflexão - “A Mãe da nova humanidade”*

“O cerne da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade está contido neste texto da Escritura. Adão e Eva representam toda a espécie humana atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, Adão e Eva comeram do fruto proibido acreditando na astúcia da serpente que lhes garantira tornarem-se iguais a Deus. As consequências da desobediência de Adão e Eva foram terríveis para a humanidade. Deus amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher. Ao mesmo tempo em que submeteu o homem e a mulher a duras penas e os expulsou do paraíso o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente embora fosse por ela fustigada e tentada. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já   nos ter salvado da escravidão ao inimigo, este, no entanto, continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu.  Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, a escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também tem? -  Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus para si? – Você se considera filho(a) de Maria?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣*Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!*

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e Santo alcançaram-lhe a vitória.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 

*Reflexão* - “Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Efésios 1, 3-6. 11-12* 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 

6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 

12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

*Palavra do Senhor* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Efésios 1, 3-6. 11-12*

*Reflexão - “Santidade no amor”*

“Fomos escolhidos(as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que pomos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem suplantados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus que nos quer santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem consciência de que é destinado(a) a ser santo(a)?”

 _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 26-38* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! *(Lc 1, 28)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 

27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 

31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 

32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 

33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 

36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 

37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça.”*

“Rezamos sempre no Salve Rainha que somos os degredados filhos de Eva, porque o pecado degradou a nossa condição humana. Mas somos os bem-aventurados filhos de Maria, somos a descendência, somos da casa, da raça, da família de Maria, porque ela foi concebida para nos apontar o caminho da graça, para nos apontar o caminho da salvação, porque ela que nos trouxe o seu filho no seu ventre para também nos salvar e tornar o nosso caminho sem pecado. A festa de hoje é a festa da esperança, é a festa da vitória, a vitória de Deus sobre o pecado. Desde o momento em que foi concebida e em toda a sua vida, Maria nos mostrou que também podemos vencer o pecado. Se Jesus for tudo em nós, se permitirmos que Ele também faça morada em nós, se permitirmos que Ele seja o Senhor da nossa vida, porque a felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça, foi ouvir a Palavra e praticá-la. Esse é o caminho que ela hoje nos aponta. Hoje, não engrandecemos a Virgem Maria por aquilo que nela se realizou. Hoje, louvamos e bendizemos ao Senhor Nosso Deus por aquilo que Ele fez nela, porque aquilo que Deus fez nela, é o que quer fazer em nós. Não nascemos sem pecado, mas mesmo nascidos com a mancha do pecado, Ele quer nos libertar desse caminho e nos mostrar o caminho da graça, da vida e da salvação. Olhemos para a Virgem Maria, porque ela é nossa companheira, ela é para nós um sinal da vitória sobre o mal e o pecado. Que a sua Imaculada Conceição, Virgem Maria, brilhe sobre nós! Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova https://cancaonova.com/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasegradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...