quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

📆 *07 de Dezembro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *07 de Dezembro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO AMBRÓSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Advento I - Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. AMBRÓSIO, BISPO DE MILÃO E DOUTOR DA IGREJA /  FARA E EUTIQUIANO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. 8(Cf. Eclo 15,5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de fortaleza apostólica, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com firmeza e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 26, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 

2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 

3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 

4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 

5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão.

 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 26, 1-6*

*Reflexão - “O Senhor é a rocha eterna.”*

“A profecia de Isaías prenuncia para aqueles que são justos, um tempo de grande segurança. O profeta, então, compara o povo justo, a uma cidade fortificada a quem o Senhor cercou de muros e antemuro. É aquele povo que é firme em seus propósitos, que cumpre a palavra e espera no Senhor, acalentado pela Sua paz. Seremos assim, também, considerados justos e amparados pelo Senhor, quando Nele esperarmos e O considerarmos a nossa rocha eterna. No entanto, a nossa justiça e predileção não poderão nos ensoberbecer e nos situar acima dos outros, porque aí estaremos sendo como a cidade orgulhosa a qual será deitada na terra e humilhada. Seremos amparados na medida em que nos conservarmos humildes e dependentes da proteção do Senhor. A cidade fortificada é a cidade sonhada e projetada por Deus para nós, portanto, a nossa confiança em Deus e nas Suas promessas nos manterão de pé em qualquer situação, mesmo nos momentos que estamos correndo perigo.  Atualizando esta profecia para o tempo em que vivemos, percebemos que todos desejam viver numa “cidade fortificada” e segura, no entanto, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria e a violência. Quanto mais o mundo se moderniza e avança por causa da inteligência humana mais também ele fica refém do próprio homem. No entanto, a partir das nossas ações, mesmo dentro deste contexto, ainda poderemos acalentar a esperança de um mundo melhor, como prognostica o profeta: “Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna!” – Você se sente como uma cidade fortificada por Deus ou desprotegida no mundo? – O que você entende ser um povo justo? – Você tem esperado com confiança no Senhor? – Você se acha privilegiado (a) porque sente a proteção de Deus? – O que você tem feito para levar esperança àqueles (as) que se sentem inseguros (as)?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 117* 

🗣 *Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos do mundo!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 117* 

*Reflexão* - “A misericórdia do Senhor é eterna por isso somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 21. 24-27*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55, 6)_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.

25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 

26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 

27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”E a nossa casa, ficará de pé?”*

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7,24). A nossa vida é a casa de que fala Jesus no Evangelho de hoje, e as chuvas, enchentes e ventos não são mais do que o juízo a que ela será submetida. Todos nós, com efeito, teremos de comparecer um dia diante do tribunal de Cristo, onde se há de aquilatar a qualidade desse grande projeto, o único importante, que é a nossa vida sobre a terra. Os que, quais homens prudentes, tiverem ouvido as palavras de Cristo e as posto em prática lhe apresentarão uma casa sólida, fundada sobre a rocha da verdade e da justiça; os que as tiverem ouvido sem, contudo, as pôr em prática têm a sua casa edificada sobre a areia: por isso, quando enfim chegar o dia do juízo, a sua ruína será completa. Não sabemos, é certo, se estaremos vivos quando o Senhor voltar em sua glória para julgar a vivos e mortos, mas podemos ter certeza de que, seja ainda neste mundo, seja depois da morte, a nossa casa será provada, a nossa vida será submetida a um crivo justíssimo. Não deixemos para amanhã a construção de uma vida toda nova, cimentada na verdade do Evangelho. E para que a nossa fundação seja firme, para que a nossa casa possa subsistir contra toda provação, temos dois meios principais: o primeiro é ouvir de boa vontade a doutrina de Cristo, por mais incômodas e exigentes que sejam suas palavras, e o segundo é fazer todo o esforço possível por vivê-la integralmente: “Quem ouve estas minhas palavras”, afirma Ele referindo-se à totalidade do sermão da montanha, “e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”. São dois meios seguríssimos de estarmos prontos para o dia da borrasca, para as enchentes e ventanias que porão abaixo a obra dos insensatos, que preferem viver ou segundo seus próprios critérios ou segundo um “cristianismo” adaptado, sensaborão, envergonhado das verdades duras que o homem de hoje não quer, não digamos já suportar, mas nem sequer ouvir. Acolhamos neste Advento, tempo propício à revisão dos nossos atos e à conversão do nosso coração, as palavras com que Jesus, com santa e amorosa intransigência, nos fere os ouvidos e, confiantes no auxílio de sua graça, não deixemos para amanhã a construção de uma vida toda nova, cimentada na verdade do Evangelho e orientada ao nosso Sumo e único Bem. Deus abençoe você!”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://cancaonova.com/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...