quarta-feira, 15 de novembro de 2023

📆 *15 de Novembro de 2023 (4a Feira)*

  📆 *15 de Novembro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. ALBERTO MAGNO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, DOMINICANO / S. JOSÉ PIGNATELLI, PRESBÍTERO JESUÍTA / S. MACUTO / LEOPOLDO,  FIDENCIANO E LUPÉRIO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece. *(Sl 87, 3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sabedoria 6, 1-11* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro da Sabedoria.

1Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 

2Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número de vossos súditos. 

3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 

4apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus.

5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos.

6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 

7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 

8mas para os poderosos, o julgamento será severo. 

9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a Sabedoria e não venhais a tropeçar.

10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 

11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sabedoria 6, 1-11* 

*Reflexão - “Escutai, compreendei e instrui-vos".*

“Este trecho do Livro da Sabedoria dá um direcionamento e faz uma exortação não somente para quem está à frente da vida religiosa, mas a todas as pessoas que receberam alguma delegação no exercício de qualquer missão de governo e que têm autoridade sobre alguém. É de Deus que vem todo o poder e autoridade do homem aqui na terra. Com efeito, ninguém pode se orgulhar nem tampouco tomar para si, o mérito de ter sido escolhido para governar. Em qualquer situação, quando estamos à frente de algum projeto, precisaremos estar atentos, pois o seu julgamento será feito com rigor, segundo o poder e autoridade que Deus nos outorga. O Senhor examina as nossas obras e sonda as nossas intenções  e, se estamos a serviço do seu reino, será preciso tomar  consciência de que tudo o que empreendermos  terá valor diante de Deus de acordo com a retidão do nosso  proceder.  "O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder", diz a palavra. Assim sendo, devemos prestar muita atenção em relação ao modo como nos conduzimos no cargo de administradores, em qualquer lugar, seja na família, na sociedade, na Igreja, na comunidade, etc. O Senhor não se deixa impressionar pela grandeza, e quem é "grande" aqui na terra, não está isento de um julgamento severo.   Deus tudo providencia, igualmente, para todos, pequenos e grandes, porém, a avaliação do grande será feita com mais rigor, porque, aqui na terra, os "pequenos" recebem orientação dos "grandes". Todos nós que tivermos algum poder para formar opinião, precisamos buscar a sabedoria de Deus, observando a Palavra, vivendo em concordância com a orientação do Evangelho de Jesus Cristo, para que não caiamos nas armadilhas naturais da nossa humanidade. Que a Palavras do Senhor nos oriente e no faça escutar, compreender e instruir a fim de que por amor a Ele possamos assumir qualquer missão, com sabedoria. - Você tem responsabilidade  na condução de alguém aqui na terra? – Como você tem desempenhado essa missão? -  Você está tranquilo (a) em relação ao julgamento de Deus? – Você se considera grande ou pequeno aqui na terra?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 81* 

🗣 *Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, ao pobre e ao humilde absolvei! Libertai o oprimido, o infeliz, da mão dos opressores arrancai-os!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu disse: “Ó juízes, vós sois deuses, sois filhos, todos vós, do Deus Altíssimo! E, contudo, como homens morrereis, caireis como qualquer dos poderosos!”🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 81* 

*Reflexão* - “Nós somos a morada do Altíssimo. Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Ele é o nosso refúgio e vigor, por isso, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 11-19*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor. *(1Ts 5, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 

12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 

13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 

14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 

15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 

16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 

18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 

19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A cura dos dez leprosos e a ingratidão da humanidade”*

“No Evangelho de hoje, Jesus cura dez leprosos, mas somente um retorna para agradecer. Trata-se de um episódio típico do evangelho de São Lucas, sem paralelo nos outros evangelistas. É interessante olharmos isso como uma “parábola” da humanidade: todos recebemos benefícios de Deus, que são sobretudo temporais — Jesus curou dez leprosos, dando-lhes saúde física. Assim é a humanidade. No planeta, há sete bilhões de habitantes, os quais recebem todos os dias, das mãos liberais de Deus, benefícios e dons físicos, isto é, materiais. Temos, antes de tudo, a existência; mas, além de nos sustentar na existência, Deus nos sustenta dando-nos alimento, saúde e meios para viver. Ora, a humanidade é como o grupo dos dez leprosos que foram curados. Todos receberam um benefício físico, material, concreto, e, no entanto, somente um deles voltou para ouvir de Jesus: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”. É a parte da humanidade que, reconhecendo em Jesus não somente um grande, mas ao próprio Deus salvador, alcança a salvação por meio da fé. Jesus mesmo o disse: “Quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer, será condenado”. Miseravelmente, dos sete bilhões de habitantes do planeta, apenas um bilhão conhecem Jesus e são batizados; deste um bilhão, não me parece que a maioria esteja em estado de graça. Noutras palavras, até entre os batizados são poucos os que perseveram na graça da redenção; miseravelmente, cometem pecados mortais e não fazem o necessário para se libertar deles por meio de uma confissão bem feita, de uma vida sacramental, e por isso aqui já não estamos falando mais de um em cada sete habitantes do planeta. Somente uma pequena porção de almas é que está em estado de graça, no caminho da salvação. Essa realidade deveria nos perturbar, fazendo de nós apóstolos e missionários, desejosos de converter os irmãos. Imaginemos que o leproso que ouviu de Jesus: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”, se levantou e foi correndo atrás dos outros nove para lhes dizer: “Gente, é o seguinte. Vocês receberam a cura física, biológica, material; mas existe uma cura maior, de uma vida que não é essa vida passageira. Porque vocês receberam uma pele lisinha, curada, mas essa pele vai apodrecer um dia no túmulo. Eu recebi uma vida com “V” maiúsculo, que não passa: a vida eterna. Vamos lá, vamos para Jesus. Vamos nos converter”. Essa seria a continuação da parábola. Sim, é nosso dever correr atrás dos outros nove para levá-los ao confessionário, a fim de que possam receber de Cristo não somente os benefícios desta vida, mas o grande benefício da vida eterna.”  

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...