segunda-feira, 13 de novembro de 2023

📆 *13 de Novembro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *13 de Novembro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. NICOLAU I, PAPA / S. AGOSTINHA PIETRANTONI / SANTO ESTANISLAU KOSTKA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece. *(Sl 87, 3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sabedoria 1, 1-7* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Livro da Sabedoria.

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração.

2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 

3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 

4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 

5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 

6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 

7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sabedoria 1, 1-7* 

*Reflexão - “O Espírito do Senhor enche toda a terra”*

“O autor do Livro da Sabedoria nos dá o título de governadores da terra, isto é, de cooperadores de Deus na construção de um mundo mais justo nos ensinando a procurar a Deus a partir da simplicidade do nosso coração numa atitude de confiança e abandono. A justiça só habita na alma de quem busca a Deus de todo o coração, fugindo da astúcia e dos pensamentos perversos dos homens, deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus sem exigir provas. Por essa razão, o amor à sabedoria é o princípio da justiça!  Para que possamos viver aqui na terra orientados pela sabedoria do Senhor, precisamos estar conscientes de que o pecado nos arranca de Deus e, por conseguinte, nos tira a essência da Sabedoria, que é o Amor. A sabedoria é um dom gratuito do Espírito Santo, que é o Amor entre o Pai e o Filho agindo em nós. Portanto, sem o amor de Deus não existe sabedoria. A sabedoria é um espírito que nos ama, mas, também nos repreende e nos corrige.  O próprio Deus, porque conhece os nossos pensamentos e investiga o nosso coração segundo a verdade da Sua justiça, é quem nos ensina e nos admoesta. É Ele quem nos exorta e nos anima, com amor, a palmilharmos o caminho projetado para a nossa felicidade.  Se permanecermos firmes na busca da sabedoria, o Espírito do Senhor que enche toda a terra e mora no nosso interior, nos manterá em unidade com o pensamento do Pai que nos revelará os Seus segredos de amor. - Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo? - Como você tem buscado a sabedoria de Deus? – Para caminhar aqui na terra você acha que precisa de sabedoria? – Para você o que seria uma pessoa sábia? – Você entende a diferença entre sabedoria e sagacidade?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 138* 

🗣 *Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 138* 

*Reflexão* - “Não podemos fugir de Deus porque, Ele que nos criou, sabe e conhece profundamente tudo o que se passa conosco. A única coisa que poderemos fazer é, justamente, nos deixar governar pelo Seu Espírito, entregando-nos  à ação da Sua Mão poderosa e firme. Não tenhamos medo de falar, mas estejamos certos (as) de que tudo o que sai da nossa boca é do conhecimento de Deus. Ore com esse salmo mais de uma vez e faça a experiência do salmista: tente fugir de Deus e chegue a uma conclusão. Anote o que você percebeu.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Como astros no mundo brilheis, pregando a Palavra da vida! *(Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 

2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 

3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 

4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.

5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 

6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A santidade também é para os jovens.”*

“De origem polonesa, o santo que a Igreja hoje comemora, Estanislau Kostka, chegou com apenas dezoitos anos a um grau exímio de santidade e amor a Jesus Cristo. Conta-se que tamanho era o seu zelo por guardar a pureza de coração que, ao ouvir uma conversa indecente e imodesta, ele não só se perturbava como podia chegar até mesmo a desmaiar de desgosto. O pai enviou-o para estudar em Viena, juntamente com o irmão mais velho, Paulo, cujos costumes devassos significaram-lhe um verdadeiro martírio doméstico. Os dois foram obrigados a abrigar-se, devido às circunstâncias de então, na casa de um príncipe luterano. Somado às negativas do irmão, o ambiente daquela casa anticatólica impediu que Estanislau, num momento de grave doença, recebesse de mãos humanas o viático que ele tanto deseja; Deus, porém, providenciou que o menino recebesse o Corpo de Cristo das mãos de Santa Bárbara, que lhe apareceu rodeada de vários anjos. Estanislau recobrou naquele instante mesmo a saúde física e, por uma revelação privada de Nossa Senhora, decidiu entrar para a Companhia de Jesus. Como seu pai e o Provincial dos jesuítas não lhe permitissem obedecer à inspiração da Virgem, o santo fugiu sozinho, disfarçado de mendigo, até chegar à Alemanha, onde foi acolhido por São Pedro Canísio, que logrou enviá-lo a Roma, a fim de o preparar para o noviciado. Lá chegando, porém, Estanislau caiu gravemente enfermo e, antes de conseguir professar os votos, morreu aos dezoito anos como pequeno, mas santo noviço. Sua devoção terníssima à Virgem Maria permitiu-lhe morrer justamente no dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora à glória do Céu. Que Santo Estanislau Kostka interceda pela nossa juventude, para preservá-la da impureza; pelos religiosos, a fim de os manter firme na busca da santidade; e por todos os seminaristas, que se sintam sempre incendiados de uma grande amor à toda pura Mãe de Deus.”  

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...