sábado, 14 de outubro de 2023

📆 *16 de Outubro de 2023 (2a Feira)*

  📆 *16 de Outubro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. EDVIGES / S. MARGARIDA MARIA ALACOQUE / S. GERALDO MAJELLA. 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel. *(Sl 129, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Romanos 1, 1-7* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Carta de São Paulo aos Romanos. 

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.

5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.

6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Romanos 1, 1-7* 

 *Reflexão - “A santidade é a nossa primeira vocação”*

“Os profetas, já anunciavam a vinda do Messias, do Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade. Pelo Batismo nós também recebemos a tríplice missão de ser profeta, sacerdote e rei, assim sendo, temos o mandato de anunciar, de celebrar e de viver realmente a salvação que Jesus Cristo veio nos trazer. Portanto, a nossa vocação para o apostolado, é uma graça que recebemos do Pai pelo merecimento de Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo que O ressuscitou dos mortos. Não somos apóstolos (as) por um acaso, mas por um livre chamado que Deus fez por meio dos profetas, conforme as Escrituras. É pela Fé na Ressurreição de Jesus Cristo que todos nós seremos salvos, portanto, como apóstolos, nós damos ao mundo o testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo e vivemos a nossa vocação para honra e glória do Seu Nome. Antes, porém, de sermos apóstolos (as), nós precisamos ser também discípulos que aprendem com o Mestre, pois, somente aprendendo com Jesus Cristo e O imitando, nós chegaremos à santidade, que é a nossa primeira vocação. - Você é discípulo de Jesus Cristo? – Ele o tem ensinado a ser também apóstolo? – Como um verdadeiro apóstolo você tem dado testemunho de Jesus no mundo? – Você tem buscado a santidade?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣 *O Senhor fez conhecer a salvação.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 97* 

*Reflexão* - “A salvação de Jesus é a boa notícia que devemos espalhar pelo mundo. É através das nossas ações, do nosso louvor e da nossa vida que daremos ao mundo o testemunho de que já estamos salvos e assim, atrair todos os povos para que também conheçam essa salvação. Não poderemos descansar enquanto “os confins do universo não contemplarem a salvação do nosso Deus”, como diz o salmista.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 29-32*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)* ℟_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O que querem é um milagreiro…”*

““Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. No Evangelho de hoje, Jesus entra em debate com a multidão que o segue. Ele está já há um bom tempo preparando-a para a verdadeira fé, mas o povo resiste. Ele está decidido a ir a Jerusalém morrer pelos nossos pecados. Toda a missão dele na terra está bem traçada e definida. No entanto, o povo parece não compreendê-la, razão por que Jesus não consegue dele a fé que tanto espera. Ele fez milagres, apresentou ensinamentos sublimes, expulsou demônios etc., mas para quê? Para que a multidão cresse e compreendesse quem ele era. A grande mensagem de Jesus, com efeito, não está no que ele faz, mas em quem ele é. A grande pergunta é: Quem é Jesus? Quem é Jesus em nossas vidas? Conhecê-lo muda tudo, afinal. Ele veio resgatar-nos do pecado, isto é, mudar nossa vida de forma radical. O povo, porém, o que faz? Procura-o sem cessar, mas porque quer milagres. Algo desolado diante dessa falta de fé, o Senhor diz: Essa geração má busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado. As multidões querem milagres, mas estes têm por fim levar à fé em Cristo, e elas recusam-se obstinadamente em crer, não há mais por que fazê-los. Os milagres perderam para elas toda função. Olhemos agora para nós mesmos. Vamos à igreja e, é claro, pedimos a Deus que ouça nossas preces, que intervenha em nossas vidas e, às vezes, que faça milagres. Quem de nós nunca pediu um milagre, uma cura prodigiosa, uma intervenção divina especial, e Deus bondosamente ouviu nossos rogos? Mas ele faz isso esperando que olhemos para o seu coração, isto é, para a fonte de onde brotam os dons que recebemos. É lá que está a nossa felicidade e salvação. Imaginemos uma moça que recebeu do noivo um anel. Egoísta e insensata, ela recebe o presente com alegria, mas se esquece de quem o recebeu. O noivo vem visitá-la mais tarde, bate à porta uma e outra vez, e nada, até que uma empregada desce para ver quem é e diz: “Fulana, seu noivo está aqui”, mas a moça, enfatuada com o anel, diz com descaso, sem nem sair do quarto: “Diga-lhe que agora estou ocupada”, enquanto olha fixamente para o presente. Assim somos nós. Olhamos para os dons de Deus e esquecemos o Deus dos dons! Vivemos hipnotizados pelos presentes e esquecidos do coração de onde saíram. Jesus olha hoje para as multidões e vê apenas dureza de coração. Não conseguem enxergar além dos dons recebidos; querem milagres pelos milagres, e não o Coração misericordioso do qual dão testemunho. Mas o Senhor, movido por chamas de amor, sobe decidido a Jerusalém para oferecer-se em sacrifício por nós. Por isso o derradeiro sinal, o sinal inequívoco que ele irá oferecer, serão sua morte na cruz e ressurreição, tipificadas por Jonas, que passou três dias no ventre da baleia. Se não entendermos o sinal do amor de Cristo na cruz, serão baldados os esforços de chegar a ele por meio de pequenos milagres, dádivas, dons… Façamos o nosso exame de consciência: não somos nós como essa multidão, que se reúne ao redor de Jesus, mas à procura de um taumaturgo, de um milagreiro, isto é, dos dons de Deus, e não do Deus dos dons? — Entreguemos nossa vida a Jesus. Façamos dela um dom para ele, e então tudo fará sentido, tudo será sensato, tudo terá uma razão de ser, e nós subiremos com ele não somente a Jerusalém, mas para o céu, para a glória que ele nos tem preparada.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...