terça-feira, 3 de outubro de 2023

📆 *04 de Outubro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *04 de Outubro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RELIGIOSO, MEMÓRIA* (Cor branco, pref. comum ou dos santos – ofício da memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. FRANCISCO DE ASSIS, FUNDADOR DA ORDEM FRANCISCANA, PADROEIRO DA ITÁLIA / AMÔNIO E PETRÔNIO.  

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Neemias 2, 1-8* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Neemias.

1Era o mês de Nisã,no vigésimo ano do rei Artaxerxes.Como o vinho estivesse diante do rei,eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei.Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me:“Por que estás com a fisionomia triste?Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”.Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3“Que o rei viva para sempre!Como o meu rosto poderia não estar triste,quando está em ruínas a cidadeonde estão os túmulos de meus paise suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4E o rei disse-me: “O que desejas?”Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei:“Se for do agrado do reie se o teu servo achar graça diante de ti,deixa-me ir para a Judeia,à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais,a fim de que possa reconstruí-la”. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara,perguntou-me:“Quanto tempo vai durar a tua viageme quando estarás de volta?”Eu indiquei-lhe a data do regressoe ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei:“Se parecer bem ao rei,sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio,para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8E também outra carta para Asaf,guarda da floresta do rei,para que me forneça madeira de construçãopara as portas da cidadela do templo,para as muralhas da cidade,e para a casa em que vou morar”.E o rei concedeu-me tudo,pois a bondosa mão de Deus me protegia.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Neemias 2, 1-8* 

*Reflexão - “Reconstruir com Deus as ruínas da nossa casa”*

“A tristeza do profeta Neemias diante do rei Artaxerxes se devia ao fato de que a cidade onde jaziam os seus pais estava em ruínas. Assim, o profeta expôs ao rei a tristeza do seu coração e pediu autorização para viajar a fim de que pudesse reconstruí-la. O rei deu-lhe permissão e condições para que executasse o seu propósito. Diante disso, Neemias, então, exclamou: “E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia!” A mão de Deus também nos protege quando nos dispomos a reconstruir com Ele as ruínas da nossa casa. Assim como o profeta referia-se aos seus pais que jaziam em “túmulos”, muitas vezes também, na nossa família, dentro da nossa casa, nos nossos relacionamentos familiares, existem aquelas pessoas que estão como mortas e jazem dentro da escravidão da discórdia, do ressentimento, enfim, do pecado. Por isso, o nosso coração também se angustia e a tristeza toma conta do nosso ser. Não podemos usufruir sozinhos (as) das bênçãos e graças de Deus. Não somos uma ilha, portanto, o Senhor também deseja reconstruir a cidade dos “nossos pais” e nos autoriza a ir com a Sua ajuda e proteção anunciar na nossa casa que o reino de Deus está próximo de cada um. Para isso, Ele nos concede as condições e nos fornece o material para o bom êxito no nosso empreendimento. O Espírito Santo é quem nos conduz e nos torna capazes de manifestar e testemunhar junto do nosso povo o amor misericordioso do Pai que se expressa em Jesus Cristo, nosso Salvador. - A cidade onde “seus pais” vivem também está em ruínas? - Tem alguém na sua família que se encontra como morto (a), enterrado (a) na discórdia, na malquerença, no pecado? - Você se angustia com essa situação? – Você tem pedido autorização de Deus e a ajuda do Espírito Santo para levar o Seu amor e a Salvação de Jesus Cristo até a sua casa? - Faça isso hoje, apresente ao Senhor a sua tristeza e peça a Ele que o (a) ajude a reconstruir a cidade em ruínas.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 136* 

🗣 *Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós algum canto de Sião!”🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão!🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 136* 

*Reflexão* - “A saudade de Jerusalém é a falta que nós sentimos quando estamos afastados de Deus, quando vivemos no exílio do pecado e da iniquidade. O povo de Israel estava exilado na Babilônia porque era um povo infiel e, como consequência, estava sofrendo o exílio, no cativeiro, longe da terra e do templo. Por isso, ao invés de cantar eles choravam deixando penduradas as suas harpas. Assim acontece conosco quando em consequência dos nossos desatinos, nós nos deixamos desviar e afastamo-nos da graça de Deus. A alegria foge do nosso coração e, já não temos nem ânimo nem coragem. Porém, mesmo assim, Jerusalém, a cidade santa, ainda continua perto do nosso coração. O Senhor quer nos tirar do exílio e Jesus Cristo é quem vem nos libertar.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 57-62*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! *(Fl 3, 8-9)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O lugar onde podemos reclinar a cabeça.”*

“As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. As pessoas querem seguir Jesus, e logo de início nós vemos com toda a clareza que existe uma consequência, existe um preço: “As aves têm os seus ninhos, as raposas têm a sua toca, mas o Filho de homem não tem onde reclinar a cabeça”. Eis aqui a consequência principal de nós resolvermos seguir Jesus. Quando nós resolvemos seguir Jesus, nós nos tornamos estrangeiros e peregrinos neste mundo. É isso que significa o conceito de “paróquia”. Você, católico, frequenta uma paróquia. Você é paroquiano. De onde vem a palavra “paróquia”? “Paróquia” vem do grego παροικία, que quer dizer “acampamento de peregrinos”. Exatamente essa é a ideia. Nós somos peregrinos neste mundo, nós somos Igreja peregrina, quer dizer, não temos aqui a nossa pátria.Existe na linguagem cristã a tradição de chamar o Céu de Pátria (com pê maiúsculo). Na Pátria, nós entramos no lugar do nosso repouso. Neste mundo, por enquanto, somos peregrinos; mas na Santa Missa, todos os dias na Eucaristia, quando nós recebemos a Comunhão, nós temos uma espécie de “mistura” dessas duas coisas. Sim, nós ainda estamos nesse lugar de peregrinação, mas na Missa nós temos uma pequena experiência da Pátria. É por isso que nós, na Eucaristia, recebemos o “pão dos peregrinos”, “o pão dos viandantes”.Você vai se lembrar de que, quando o povo de Israel saiu do Egito, eles precisaram levar pão, mas não tiveram tempo de fermentá-lo, por isso levaram pães ázimos, exatamente o pão com que são feitas as hóstias que nós comungamos. É um pão de peregrino, é um pão que resiste mais ao tempo, porque o pão com fermento tende a perecer e a se estragar, já o pão ázimo, que é mais duro, é também mais resistente ao tempo, ainda mais para uma longa caminhada.A partir disso, vemos que, embora sejamos estrangeiros peregrinando neste mundo, na Santa Missa nós encontramos o alimento da Pátria celeste, pelo qual somos fortalecidos e restaurados para continuar esta caminhada. De alguma forma, “embora o Filho do homem não tenha onde reclinar a cabeça”, na santa Missa nós encontramos um lugar de repouso.Por quê? Porque, como na Última Ceia São João teve a possibilidade de reclinar a cabeça no peito de Jesus, em cada Missa e em cada Comunhão nós podemos fazer o mesmo: nós podemos reclinar o nosso peito, reclinar a nossa cabeça no peito de Cristo, e ali sentir as pulsações do seu Coração e do seu amor. Nela recebemos a graça, a força, a coragem e o amor que nos alimentam e fazem com que continuemos nesta peregrinação, desejando a Pátria do Céu.Um dia, nós iremos nos encontrar com o mesmo Cristo face a face! Um dia, vai acontecer verdadeiramente o banquete nupcial, o casamento entre a humanidade e Cristo! Um dia, nós estaremos em casa, então, não seremos mais peregrinos.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araujo (https://www.cancaonova.com.br)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...