terça-feira, 3 de outubro de 2023

📆 *03 de Outubro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *03 de Outubro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL, AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESB E COMPS, MTS, MEMÓRIA* (Cor vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL, AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESB E COMPS, MÁRTIRES / S. CÂNDIDA, MÁRTIR / Maria Josefa e Geraldo de Brogne.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Pelo amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna. 

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de misericórdia, aumentai em nós a fé que, conservada à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires santos André, Ambrósio e companheiros. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Zacarias 8, 20-23* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Zacarias.

20Isto diz o Senhor dos exércitos: “Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes,

21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 

22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor”.

23Isto diz o Senhor dos exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Zacarias 8, 20-23* 

*Reflexão - “O homem de Judá já veio e está no meio de nós!”*

“As palavras do Profeta antecipam o tempo atual da nossa vida, quando também somos chamados e atraídos para orar na presença do Senhor. O homem de Judá já veio e está no meio de nós! É Jesus Cristo, o Enviado do Pai que chegou até nós para nos revelar a face de Deus e nos confidenciar os Seus planos para a humanidade. Portanto, esta Palavra se atualiza a cada dia da nossa vida e em cada acontecimento da nossa caminhada espiritual e humana aqui na terra. Dessa forma, diante desta profecia de Zacarias que prediz os planos de Deus para a humanidade, nós podemos garantir que povos de muitas nações e línguas poderão seguir as nossas pegadas quando somos verdadeiras testemunhas da presença de Deus na sua vida. Por isso, mesmo, precisamos ter plena consciência de que o nosso testemunho de vida, a nossa participação na Igreja, a coerência nas nossas atitudes, são meios eficazes para atrair as pessoas que vivem o vazio existencial, oprimidas pelas instabilidades próprias da vida aqui na terra, para que tenham um encontro  pessoal com o “homem de Judá”!  Somos também da casa de Judá, descendentes de Abraão e de Jacó e gozamos da intimidade com Deus. Fazemos a diferença no mundo que vive apenas a dimensão material e coloca a sua confiança no prazer, no poder e no possuir. A nossa evangelização acontecerá a cada momento quando, por meio das nossas atitudes de fé e coerência de vida, comunicarmos a todos, que o Senhor está muito próximo e cuida de cada um de nós como uma mãe cuida do seu filhinho. – Você já se sente atraído (a) para orar na presença do Senhor? – A sua oração lhe tem amadurecido? – Como você tem dado testemunho ao mundo de que Jesus está muito perto de si? – As suas atitudes dão prova de que você ora na presença do Senhor?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 86* 

🗣 *Nós temos ouvido que Deus está convosco.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 86* 

*Reflexão* - “Somos povo de Deus, criado por Ele, somos a cidade que o Senhor ama e da qual se dizem coisas gloriosas. Precisamos, verdadeiramente, nos sentir pertencentes a Deus e ter plena convicção de que não estamos mais na Babilônia, cidade do pecado e da escravidão. O nosso nome está escrito no Livro de Deus, por essa razão nós também cantamos e dançamos alegremente mostrando ao mundo que o Senhor está conosco e que Ele é a fonte do amor.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 51-56*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. *(Mc 10, 45)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 

52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 

53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 

54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 

55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 

56E partiram para outro povoado.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“É preciso repreender a fofoca de nossa vida.”*

“Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?’ Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado” (Lucas 9,54-56). Jesus está a caminho de Jerusalém, é na cidade de Jerusalém que Ele vai ser crucificado, morto e que vai subir para a glória do Céu. Então, na verdade, Jesus está a caminho do céu. Para ir à Jerusalém, Ele enviou mensageiros para que preparassem o seu caminho, ou seja, Ele precisaria passar em vários lugares, descansar para prosseguir a viagem. Mas, quando chegou em um povoado de samaritanos, aquele grupo de samaritanos não quis acolher Jesus, porque Ele deixava a impressão de que estava indo para Jerusalém. Para os samaritanos, o centro era ali mesmo, na Samaria, era ali que Jesus devia ficar. Então, como havia uma oposição entre samaritanos e judeus, por questões históricas, culturais e religiosas... Enfim, Jesus não para nessas divisões humanas, mas os humanos param nas suas próprias divisões; os humanos, como nós, paramos nos preceitos e nos preconceitos que nós criamos. Porque eles não quiseram acolher Jesus é que os discípulos perguntaram: “Senhor, quer que nós mandemos fogo do céu para destruir?”, não é um milagre que eles querem, eles querem se vingar. Eles querem do Senhor a autorização para se vingarem por não serem acolhidos. Sua vida é uma má vida se você é cercado de pessoas incendiadas pelo fogo da fofoca. Sei que esse é o sentimento que cresce também em nós quando não somos aceitos, acolhidos, quando não somos compreendidos, quando somos rejeitados. Quando o sentimento do desprezo vem em nós, um fogo se ateia dentro de nós, o fogo da raiva, da vingança, o fogo de querer desejar o mal para o outro. Nem sempre falamos, mas quase sempre desejamos, porque o fogo se acende em nós; e é com esse fogo que queremos, muitas vezes, destruir reputações e pessoas. Esse fogo, muitas vezes, se acende, é o que nós chamamos de “o fogo da maledicência” ou o “fogo da fofoca”. Quando estamos fofocando, estamos semeando o fogo da destruição, estamos falando mal das pessoas, estamos querendo mal às pessoas, é óbvio que você fala mal de quem você não quer bem, de quem na sua cabeça tem sempre a suposição que lhe fez algum mal. É verdade que existem pessoas tão más, tão tomadas por esse fogo do inferno, esse não é do céu, pois fala mal até de quem lhe fez bem. É duro quando esse fogo sai de você, esse fogo não é do espírito, não é de Deus, mas esse fogo é o fogo do inferno. Toda e qualquer fofoca é diabólica, toda e qualquer situação onde estamos falando mal do irmão estamos acendendo as labaredas do inferno, porque estamos semeando, às vezes, uma faisquinha é suficiente para um fogo inteiro se acender, para uma floresta toda ser incendiada. Você falou mal de uma pessoa aqui e não vai ficar nessa pessoa, isso vai se espalhar, vai crescer; e, geralmente, você, quando acende um “foguinho”, quando você joga uma pitada de cigarro, você não assume a responsabilidade por toda a floresta que se queimou: “Só falei uma coisinha”. Desculpe, mas a coisinha que você falou incendiou uma floresta toda, por isso, Jesus está repreendendo. E você precisa repreender todos os sentimentos de fofoca, de maledicência, de falar mal, de querer mal, seja nos pensamentos, nos sentimentos e nas palavras. Repreenda isso em você, mas repreenda isso em quem está ao seu lado. Marido, repreenda sua mulher quando ela vier trazer fofoca para você; mulher, repreenda seu marido, repreenda seus filhos e repreenda, inclusive, suas amigas e seus amigos. Sua vida é uma má vida se você é cercado de pessoas incendiadas pelo fogo da fofoca. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araujo (https://www.cancaonova.com.br)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...