sexta-feira, 22 de setembro de 2023

📆 *25 de Setembro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *25 de Setembro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

 *SEGUNDA-FEIRA DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. FIRMINO, BISPO DE AMIENS E MÁRTIR / SANTA AURÉLIA E SANTA NEOMÍSIA / CLÉOFAS E VICENTE STAMBI.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Esdras 1, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Livro de Esdras. 

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 

3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 

4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 

5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 

6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Esdras 1, 1-6* 

*Reflexão - “O Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada.”*

“Ciro, rei da Pérsia, escolhido do Senhor para libertar o Seu povo do cativeiro da Babilônia conclamou os israelitas para edificar o templo do Senhor, dizendo: “quem for povo de Deus..., que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor Deus de Israel.”  Da mesma forma como suscitou a Ciro, hoje também o Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada no meio dos homens. Somos o Seu povo que caminha em busca da Jerusalém celeste e, ao mesmo tempo, providencia o material para que seja levantado o templo do Senhor. No entanto, essa construção enquanto peregrinamos aqui na terra, acontece dentro do nosso coração. É no nosso interior que ajuntamos a prata, o ouro, bens e animais, donativos espontâneos para o templo do Senhor. Por meio da oração, dos sacramentos e da Palavra, da fé, da caridade e da esperança nós construímos o templo do Senhor. Somos nós, hoje, os batizados, aqueles que se sentem inspirados e motivados para crescer na graça e no conhecimento do amor de Deus que nos foi revelado por Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo.  No Antigo Testamento o povo de Deus O adorava no templo em Jerusalém, porém, Jesus Cristo veio inaugurar para nós um novo modo do ser espiritual. Desde já, aqui na terra o homem começa a edificar com a sua vida, a morada de Deus a fim de adorá-Lo e, com Ele ter intimidade. Subir a Jerusalém é crescer na graça de Deus para alcançar uma existência espiritual que se acentua, na medida em que o tempo passa. Dentro da Igreja, na comunidade ou na família, nós podemos nos ajudar mutuamente e nos empenhar na edificação do reino de Deus que é o estado da Jerusalém celeste. Porém, não nos é dado o direito de alcançar a meta, sozinhos (as).  Temos compromisso com todo o povo de Deus ainda que sejamos apenas vizinhos. A eles, devemos a ajuda em prata, em ouro, bens, animais e objetos preciosos que significam, o anúncio, a partilha, a fraternidade, a compreensão, o compromisso, o envolvimento, o acolhimento, o perdão, e muito mais. - Como está sendo edificada a morada de Deus, no seu interior? - Que material você tem usado nessa construção? - O que pode estar atrapalhando a sua caminhada em busca da Jerusalém interior: medo, desânimo, ira, desamor, inveja, vícios, preguiça, falta de oração? Pense nisto.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 125* 

🗣 *Maravilhas fez conosco o Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 125* 

*Reflexão* - “Quem planta, colhe! Mesmo que a nossa semeadura seja feita entre lágrimas, nunca poderemos perder a esperança de colher. Estamos aqui plantando para a vida eterna. Somos aqueles e aquelas que lançam a semente entre lágrimas, isto é, no meio dos sofrimentos, das provações da vida. Porém, com certeza, colheremos com alegria, porque é o Senhor quem realiza maravilhas na nossa vida.  É Ele quem faz germinar a semente que nós semeamos e quem providencia para nós o adubo e a água para regar. Mesmo chorando, que nós possamos continuar espalhando a semente do amor, do perdão, da união. Um dia, então, nós voltaremos alegres ao encontro do Pai.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 8, 16-18*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5, 16)_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 

17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 

18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Quem acende uma lâmpada para cobri-la?”*

“Cristo quer que o seu Evangelho, luz para as nações, seja pregado sobre os tetos, a fim de que todos se iluminem e conheçam a verdade. No Evangelho de hoje, o Senhor explica algumas das consequências da parábola do semeador, proclamada no sábado passado. Como sabemos, Jesus pregou esta parábola às multidões, mas não foi compreendido. Por isso, os discípulos o chamam à parte e pedem-lhe que manifeste qual é o verdadeiro sentido da história. É neste contexto de diálogo com os Apóstolos que se situam as explicações que Ele aqui nos oferece. Aquelas primeiras palavras que abrem o Evangelho de hoje: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha”, referem-se às próprias parábolas de Cristo, por meio das quais Ele vem tentando transmitir ao povo a doutrina da salvação; as que vêm logo em seguida: “Ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”, são um mandato que Ele impõe aos Apóstolos, que, tendo conhecido o significado profundo do ensinamento cristão, têm agora o dever de comunicá-la a todos, porquanto “tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.” Isso significa, em primeiro lugar, que o Evangelho não é uma doutrina “esotérica”, reservada a um grupo seleto de iniciados, mas uma palavra de salvação endereçada à humanidade inteira. Daí não se segue, contudo, que todos os que a escutam cheguem de fato a compreendê-la; mas quem tem a graça de enxergar a luz que nela rutila contrai, por isso mesmo, o dever de iluminar com ela a quantas pessoas puder: “Coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Pois de quem recebeu será exigido, e aquele a quem foi dado tem de guardar e comunicar o que recebeu, para que não mingüe — nem em si nem nos demais — a luz da fé e a chama da piedade. Que nós, que tivemos a graça de acolher pela obediência da fé a doutrina católica, nos empenhemos sempre em dá-la a conhecer a quantos nos rodeiam e a meditá-la frequentemente na oração.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...