sexta-feira, 22 de setembro de 2023

📆 *24 de Setembro de 2023 (Domingo)*

 📆 *24 de Setembro de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS / S. PACÍFICO DE S. SEVERINO, SACERDOTE FRANCISCANO / B. COLUMBA GABRIEL, ABADESSA / GERMARO, GERALDO DE CSANAD.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 55, 6-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 55, 6-9*

 *Reflexão - “A vontade de Deus é o caminho por excelência!”

“Por meio dos profetas o Senhor sempre enviou recados para o Seu povo com o intuito de  animá-lo, exortá-lo,  esclarecer as coisas e também consolá-lo. Desse modo, nesta leitura o profeta Isaías, nos exorta a procurar a Deus enquanto Ele pode ser achado. Com efeito, enquanto aqui vivemos, a todo o momento temos chances de nos voltar para Deus e de provar da Sua misericórdia e do Seu Amor. Ele nos chama à conversão mesmo quando somos os maiores pecadores e transgressores. Muitas vezes nos achamos tão miseráveis que imaginamos não ser possível receber o perdão de Deus, porque O comparamos conosco e cremos que Ele age da mesma forma que nós. Entretanto, o Senhor mesmo nos explica nessa leitura: os “meus pensamentos não são como os vossos pensamentos”. A maneira de Deus julgar é muito diferente da nossa, por isso, enquanto vivemos temos chance e oportunidade de mudar de vida. Os caminhos do Senhor estão acima das nossas pretensões e Ele deseja para nós muito mais do que nós mesmos (as) aspiramos. A vontade de Deus é o caminho por excelência! Deixemo-nos, pois, buscar o Senhor e que Ele cumpra em nós tudo o que já estabeleceu para a nossa vida. -  Você confia que Deus procede assim com o pecador?  - Como é a sua experiência em relação a acolher a pessoa que procede mal? - Você dá alguma chance ou prefere “cortar o mal pela raiz?  - Como você se sente quando comete conscientemente um pecado e sabe que agiu mal? - Você gostaria de voltar no tempo para agir diferente do que fez ou acha que valeu a experiência?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 144*

🗣 *”O Senhor está perto da pessoa que o invoca!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.🗣

_ _ _ _ _ 

↪ *Salmo - 144*

 *Reflexão* - “O Senhor está atento às nossas súplicas e aberto para nos perdoar dos nossos pecados. Por isso, o salmista diz que Ele está perto de quem o invoca. Ninguém pode medir a grandeza do Senhor nem mensurar o Seu poder misericordioso, porém é preciso que nós tenhamos um coração sincero quando invocamos o Seu Nome. Ele é justo e Santo em toda obra que realiza em nós e atende aos nossos apelos sem tardar.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Filipenses 1, 20c-24. 27a*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses. 

Irmãos: 20cCristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo — o que para mim seria de longe o melhor — 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo.

*Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Filipenses 1, 20c-24. 27a*

 *Reflexão - “Fazer do nosso serviço ao Senhor um estandarte.”*

“São Paulo dá uma verdadeira demonstração de que a sua vida está nas mãos de Deus e as suas palavras ecoam dentro do nosso coração e nos motivam a também nos entregar a Jesus para viver ou para morrer. Se nós também pudéssemos dizer de todo coração que “o viver é Cristo e que o morrer é lucro”, nós não nos importaríamos com nada que pudesse nos suceder aqui na terra. Só uma coisa nos importaria: “viver à altura do Evangelho de Cristo”. Viver o Evangelho é seguir a trilha que a nossa alma anseia e ter todas as respostas que o nosso coração pede. A grande motivação da nossa vida de cristão é a glória futura e a ressurreição dos mortos, porém, devemos fazer do nosso serviço ao Senhor um estandarte para peregrinar aqui na terra ainda por algum tempo. A nossa vida deve ser posta em função do reino de Deus e o nosso caminhar uma busca perene da Sua vontade para nós. Todos nós podemos nos exercitar e, a partir de hoje, numa profissão de fé, proclamar a todos que vivemos para Cristo e que nada neste mundo nos abalará o ânimo de servi-Lo até morrer. – Leia muitas vezes este trecho de São Paulo e exercite o seu coração para que os seus lábios possam também proclamar esta declaração de amor: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 20, 1-16a*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Vinde abrir o nosso coração, Senhor; ó Senhor, abri o nosso coração, e, então, do vosso Filho a palavra, poderemos acolher com muito amor! *(cf. At 16, 14b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“O Céu será igual para todos?”*

“A recompensa eterna é uma só, mas os santos têm glórias diferentes no Céu. Lá, mais bem-aventurados serão não os que trabalharam ou sofreram mais, mas sim os que mais amaram a Deus, unindo-se em tudo à sua santíssima vontade. Meditação. — A doutrina sobre o Céu e a salvação eterna é um dos artigos de fé mais eminentes da santa religião católica. Cremos que Deus, por uma decisão inteiramente livre e soberana, deseja a nossa participação em sua vida trinitária, após o curso de nossa existência temporal. Para isso, Ele nos cumula de graças incontáveis, doando-se como dom infinito de amor a todos os homens e mulheres, a fim de que sejamos “santificados na verdade” (Jo 17, 17). Essa participação na Trindade, porém, não será idêntica a cada sujeito do amor divino. Sabemos, por exemplo, que, depois da divina humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, o ser humano mais glorioso no Céu é a Virgem Maria, dada a sua íntima relação com o mistério da Encarnação. Por isso, devemos crer que há uma gradação da participação dos santos e anjos na glória divina. E essa gradação se dá segundo a intensidade de nossa resposta ao chamado de Deus. No Evangelho deste domingo, Nosso Senhor explica esse mistério a partir de uma parábola. Ele fala de um patrão “que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha”. A madrugada faz alusão ao início da humanidade, quando Deus chamou os primeiros seres humanos (os trabalhadores) para participarem de sua obra de amor (representada pela vinha). Depois, Jesus diz que esse mesmo patrão saiu mais outras tantas vezes, repetindo o mesmo convite a quem quer que se encontrasse em seu caminho. E, no final do dia, o patrão ordenou que se pagasse “uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!” A recompensa do patrão aos operários é igual para todos porque Deus se doa igualmente a cada um de nós. O que muda, porém, é a resposta que o Senhor encontra no coração dos homens: uns são mais diligentes, e mesmo enfrentando trabalhos menos onerosos, empenham-se com tão grande amor, que acabam obtendo méritos maiores do que aqueles cujas obras são grandes, mas realizadas com pouquíssima generosidade. A lição da parábola contada por Jesus é de que vale mais, diante de Deus, uma pequena oferta de amor do que uma grande oferta sem amor. Ao fim e ao cabo, a santidade não se produz pela gravidade do sofrimento ou pelos anos de labuta, mas pelo modo como lidamos com cada uma dessas adversidades. No Céu participaremos da glória de Deus conforme a intensidade de nosso amor aqui na terra. E foi com essa certeza que Santa Teresinha do Menino Jesus, cujo exemplo devemos imitar, fez o seu “holocausto de amor”, dia a dia, entregando-se diligentemente aos trabalhos mais simples, desde os serviços na sacristia aos cuidados com suas irmãs. Sigamos, pois, a pequena via, a fim de sermos também, a exemplo da santinha de Lisieux, almas profundamente apaixonadas por Jesus. Oração. — Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...