segunda-feira, 18 de setembro de 2023

📆 *19 de Setembro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *19 de Setembro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. JANUÁRIO, BISPO DE BENEVENTO E MÁRTIR / CONSTÂNCIA E AFONSO DE OROZCO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros. *(Cf. Eclo 36, 18)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Timóteo 3, 1-13* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 1eis uma palavra verdadeira: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. 4Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. 5Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? 6Não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. 7Importa também que goze de boa consideração da parte dos de fora para que não se exponha à infâmia e caia nas armadilhas do diabo. 8Do mesmo modo os diáconos devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. 9Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa. 10Antes de receber o cargo sejam examinados; se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério. 11Também as mulheres devem ser honradas sem difamação mas sóbrias e fiéis em tudo. 12Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. 13Pois os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Timóteo 3, 1-13* 

*Reflexão - “Uma missão sublime”*

“Nesta carta São Paulo se dirige a todos aqueles que aspiram ter uma função sublime dentro da hierarquia da Igreja, a saber, os diáconos, presbíteros e bispos e fala das condições necessárias para que sejam fiéis no exercício destes cargos. Assim, ele ajuíza sobre o Episcopado, que é o Ministério do Bispo, pastor da Igreja de Jesus Cristo e a Diaconia, ministério dos diáconos, aqueles que são chamados a colaborar nas funções do serviço voltado para a comunidade. De uma maneira geral, todos nós somos também chamados (as) a colaborar com Deus na edificação do reino dos céus.  Por isso, mesmo que nenhum de nós esteja almejando exercer funções dentro da hierarquia da Igreja, podemos acolher para nós todas as observações de São Paulo. Como pais e mães de família, como administradores na sociedade, como cristãos comprometidos, nós também precisamos seguir à risca o que São Paulo recomenda nessa carta. Deste modo, nós apreendemos com ele, como é a maneira de ser e agir que Deus espera de nós em qualquer função de destaque que estivermos desempenhando, quer em casa, na comunidade, na Igreja e no mundo.  O nosso testemunho vale muito mais do que mil palavras ou pregações que ministramos às pessoas a quem orientamos. O primeiro lugar onde devemos exercer essa “missão sublime” é na nossa casa, com a nossa família. A família é a escola que educa para o mundo, mas é também o útero de Deus, onde aprendemos a amá-Lo sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, como nos manda a Palavra de Deus. O que somos e o que vivemos aprendemos no berço. Quem não sabe governar a sua casa como governará a casa de Deus? Esta pergunta nós precisamos formular a nós mesmos (as) para não nos expor a contradições entre o dizer e o fazer. Muitas vezes nós cobramos muito dos padres, dos bispos, dos consagrados ao serviço de Deus, no entanto, nós também, como cristãos, batizados e filhos de Deus em Jesus Cristo, somos chamados a mostrar ao mundo que fomos criados à imagem e semelhança do Pai.  – Você almeja alguma função sublime? - Onde? - Qual é o papel que você desempenha na sua família? – Quais os frutos que a sua família tem dado ao mundo: bons ou maus? - O que o (a) agrada na sua família e o que o (a) entristece? - O que precisa acontecer a partir de você para que sua casa seja “uma casa de Deus”?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 100* 

🗣 *Viverei na pureza do meu coração!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eu quero cantar o amor e a justiça, cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! Desejo trilhar o caminho do bem, mas quando vireis até mim, ó Senhor?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Viverei na pureza do meu coração, no meio de toda a minha família. Diante dos olhos eu nunca terei qualquer coisa má, injustiça ou pecado.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Farei que se cale diante de mim quem é falso e às ocultas difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante não vou suportar e não quero nem ver.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem será meu ministro, será meu amigo.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 100* 

*Reflexão* - “O salmista faz um propósito sincero de viver na pureza do seu coração no meio de toda a sua família. Trilhar o caminho do bem começando dentro da nossa própria família é o que nos fará caminhar para a santidade no meio do mundo. Quando aprendemos fazer o bem dentro de casa a nossa boa ação irá estender-se a toda a terra. Que nós possamos cantar com o salmista e fazer também como ele, o propósito de ser puro (a), diante de Deus e dos homens!”                     

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 7, 11-17*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou o seu povo. *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”


14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eis que levavam um defunto.”*

“Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava”. São três as ressurreições de que nos falam os evangelhos, porque são três os tipos de mortos que o Senhor quer trazer à vida. A primeira ressurreição que realiza Cristo é a da filha de Jairo; a segunda, como vemos narrado hoje no Evangelho, é a do filho da viúva de Naim; a terceira, por último, é a de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Nestes três ressuscitados vemos, pois, os três mortos ou, antes, as três mortes de que nos quer livrar Jesus. A primeira, como dito, corresponde à da filha de Jairo, que, tendo morrido criança e pouco antes de o Senhor chegar à casa, representa os que, por fraqueza ou inconstância, caem pontualmente em falta grave, mas logo voltam a si e procuram o confessionário. A terceira, simbolizada em Lázaro, é dos que, fedendo há dias no sepulcro, fazem do pecado um estilo de vida, enfaixados em vícios e comidos pelos vermes de sua consciência. Entre um e outro extremo, isto é, entre os débeis e os obstinados, há outro gênero de mortos, que são aqueles que, levados pela procissão do mundo, querem ser cristãos sem sê-lo, por não terem a coragem de largar os costumes e modos de ver da vida passada. Apegados ainda a certos prazeres, presos a más amizades, acostumados a hábitos pouco honestos, creem-se cristãos sem se darem conta de que o mundo os vai carregando pouco a pouco à sepultura. A estes, entre os quais se contam muitos de nós, é preciso a decisão firme, ainda que dolorosa, de romper de vez com tudo o que leva ao pecado, próxima ou remotamente. Não há nesta matéria contemporizar nem fazer concessões: se queremos, neste mundo, ter vida e chegar vivos ao outro, temos de converter-nos sinceramente, deixando para trás o homem velho, arrojando-nos para frente, com os olhos bem postos na nossa única meta, que é possuir para sempre aquele que hoje nos diz: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te”. 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...