segunda-feira, 28 de agosto de 2023

📆 *01 de Setembro de 2023 (6a Feira)*

  📆 *01 de Setembro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA XXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde – Ofício do dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. EGÍDIO, ABADE / JOSUÉ, VITÓRIO, TERENCIANO.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro. *(Sl 85, 1-3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Tessalonicenses 4, 1-8* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 

1Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 

2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.

3Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; 

4cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, 

5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. 

6Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, porque o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. 

7Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade.

8Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim, a Deus, que nos deu o Espírito Santo.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Tessalonicenses 4, 1-8* 

 *Reflexão - “Rejeitar a impureza para abraçar a santidade.”*


“A carta de São Paulo nos dá consciência de que Deus nos criou para a santidade e viver na santidade é vivenciar o que é justo aos olhos de Deus. Os mandamentos de Deus são como luzeiros que nos mostram um caminho seguro para a busca da felicidade e  para sermos irrepreensíveis aos Seus olhos. No entanto, mesmo que saibamos o que é reto, muitas vezes, nós nos afastamos da justiça e seguimos a cobiça da nossa concupiscência e perdemos  o rumo. Somos levados pelas paixões e agimos como se fôssemos pagãos, isto é, como se ignorássemos a Deus. Com as nossas más atitudes nós damos prova de que também desprezamos o sacrifício de Jesus que deu Seu sangue para nos libertar da escravidão da carne. Assim, pois, São Paulo nos exorta a que levemos uma vida pura em pensamentos, palavras e ações, sendo transparentes diante de Deus e dos homens. A impureza nasce no coração e o mau pensamento é o pontapé inicial  para uma vida impura. O homem é corpo e alma e a harmonia entre essas partes depende muito de uma vida equilibrada com Deus e com os homens. O mal que se faz ao homem é mal que se faz a Deus. O Espírito Santo é o nosso auxiliador nesse processo, e é com a sua ajuda que podemos lutar para rejeitar a impureza e abraçar a santidade. – Você tem os mandamentos da Lei de Deus como faróis para as suas ações? – Você tem se comportado como pagão (ã) ou como filho (a) de Deus? – Você vive para agradar a Deus? – Marque nesta leitura o versículo que fala mais claro para você.  – Em que você tem pensado ultimamente?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 96* 

🗣 *Ó justos, alegrai-vos no Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor ama os que detestam a maldade, ele protege seus fiéis e suas vidas, e da mão dos pecadores os liberta.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 96* 

 *Reflexão* - “Mesmo que sejamos pecadores, não precisamos viver submersos no pecado. O salmo nos lembra de que o Senhor ama os que detestam a maldade, isto é, os que odeiam o pecado. O pecado é o grande mal, ele é como um câncer, doença mortal que nos faz perecer. No entanto, o Senhor protege àqueles que aborrecem o pecado e faz com que a sua luz oriente a caminhada dos justos. Portanto, se perseguimos a justiça de Deus, podemos alegrar-nos no Senhor, celebrando e bendizendo o Seu santo nome.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 25, 1-13*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do Homem! *(Lc 21, 36)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 

2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 

3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 

4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas.

5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 

6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 

7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 

8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 

10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 

11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 

12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 

13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A imprudência nos afasta da vida eterna.”*

“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes” (Mateus 25,1-2). A beleza da parábola de hoje, a história dessas dez moças, dez virgens que estão indo ao encontro do noivo, é apontar-nos como nós levamos a nossa vida. Ora, as cinco imprevidentes ou as cinco imprudentes nos mostram as imprudências todas que nós praticamos na vida. Vivemos na cultura do improviso, e você sabe que, na cultura do improviso, na hora do improviso, damos um jeito e não nos preparamos para as situações inusitadas da vida. Está dirigindo o carro, e ele já apontou que a gasolina entrou na reserva, então, é porque você precisa prevenir-se e botar o combustível necessário, pois se você não o faz… “Uma vez, não coloquei e deu certo”. Tudo bem, mas muitos com esse pensamento já caíram em situações muito complicadas. Avião já caiu, carro ficou perdido no meio do desalento da vida, pessoas sofreram. Dei o exemplo da gasolina, do carro, e poderia dar o exemplo para tantas situações da vida. Muitas pessoas se perdem na vida financeira porque a administram de qualquer jeito, são imprudentes. Desculpe dizer, não é acusar ninguém, mas não saber economizar, não saber poupar, não saber ser previdente, é agir de forma imprudente. Cuidemos para não sermos levados pela cultura maldita da imprevidência e da imprudência. Nós temos uma cultura em que as pessoas tudo deixam no crédito, a pessoa tem cartão de crédito para tudo quanto é coisa, mas ela não faz a previsão do dinheiro que ela vai ter, o dinheiro que ela não vai ter, ou ela acha que vai ter. Ela supõe que vai descer aquele dinheiro do céu, e chegam situações inusitadas da vida que deixam muitos buracos. Isso se chama imprevidência ou imprudência. As imprudências que cometemos na vida é a prudência que, muitas vezes, custa a nossa sobrevivência e, muitas vezes, nos custará a eternidade. O exemplo que Jesus nos dá das cinco jovens que são prudentes é que elas levam, de fato, o óleo necessário para abastecer as suas lâmpadas quando estas se apagarem, porque, quando a lâmpada se apaga e eu corro para buscar mais óleo, porque eu não o levei, pode ser tarde demais; e no caso da vida eterna, o noivo vai levar quem está preparado, quem voltar atrás para buscar o óleo para abastecer, quando chegar à porta, esta já vai estar fechada. Cuidemos para não sermos levados pela cultura maldita do improviso, pela cultura maldita da imprevidência e da imprudência. Onde vamos levando a vida de qualquer jeito, o que der deu; o que não der, não deu. E ainda, muitas vezes, colocamos na conta de Deus, porque não organizamos, porque não preparamos, porque simplesmente deixamos levar. Não gaste o que você não tem, não viva a vida que não pode viver, saiba administrar, organizar; saiba, muitas vezes, perder para ter. Seja prudente! E ser prudente não é ser medroso, não é ser temeroso. Sei que há situações na vida onde temos que arriscar, onde temos que investir, mas com a cabeça no lugar e os pés no chão, porque se não tivermos essa determinação, caímos na escuridão e, muitas vezes, em abismos muito profundos. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/a-imprudencia-nos-afasta-da-vida-eterna/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...