quinta-feira, 27 de julho de 2023

📆 *30 de Julho de 2023 (Domingo)*

 📆 *30 de Julho de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde, Glória, Creio – IV  Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PEDRO CRISÓLOGO, BISPO DE RAVENA E DOUTOR DA IGREJA / SS. ABDON E SÉNEN, MÁRTIRES / EVERALDO HANSE E JULITA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Reis 3, 5. 7-12*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Primeiro Livro dos Reis. 

Naqueles dias, 5em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”. 7E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Reis 3, 5. 7-12*

 *Reflexão - “A Sabedoria de Deus é a fonte de todo bem”*

“A oração de Salomão é a oração que agrada a Deus. Porque pediu a Deus “um coração compreensivo, capaz de governar o povo e de discernir entre o bem e o mal” o Senhor não limitou o seu desejo e deu-lhe  um coração sábio e inteligente como nunca houve igual. Pedindo sabedoria, Salomão pediu a Deus tudo de que precisava e, assim também recebeu tudo por acréscimo.  Por isso, ainda hoje é conhecido como um homem “sábio e inteligente como nunca houve outro igual” Humildemente, Salomão reconheceu a sua incapacidade para governar o povo de Deus e pediu-lhe ajuda para bem realizar a sua missão. Ele poderia ter pedido coisas materiais, ou mesmo muito poder, sucesso e fama, porém, se limitou a pedir o ilimitável.  Assim também para nós, esta será a “oração mais inteligente” que podemos elevar a Deus. A sabedoria é o dom que nos leva a saborear o amor de Deus e a Ele nos entregar para que seja feita a Sua vontade soberana na nossa vida e nas nossas ações. É o dom que nos faz agir conforme a vontade de Deus e confiar em que Ele sempre estará nos orientando, ensinando e nos levando para as boas ações.  – O que você tem pedido a Deus nas suas orações? – Você tem dado a receita para que o Senhor aja na sua vida? – A sua oração tem agradado a Deus? – Você já experimentou pedir a Deus um coração sábio?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 118*

🗣 *Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣É esta a parte que escolhi por minha herança: observar vossas palavras, ó Senhor! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes. Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Por isso amo os mandamentos que nos destes, mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, detesto todos os caminhos da mentira.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa! Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 118*

 *Reflexão* - “O amor de Deus é para nós vida e conforto e se expressa, em primeiro lugar, por meio da sua Palavra e dos seus ensinamentos para nós. Ao nos revelar a Sua vontade, através da Sua Palavra,  o Senhor nos ilumina com sua Luz e nos dá sabedoria e entendimento para a nossa caminhada. Por isso, o salmista canta que a melhor parte da sua herança é observar as palavras do Senhor.  Seguir direito as leis de Deus nos faz detestar todos os caminhos da mentira e a amar a verdade.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Romanos 8, 28-30* 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos: 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - Romanos 8, 28-30*

 *Reflexão - “Não desanimemos diante das “surpresas”*

“Esta leitura nos leva a refletir sobre a eficácia do amor de Deus na nossa vida. Assim, São Paulo nos revela que todos aqueles (as) que experimentam o amor de Deus encontram sentido para os acontecimentos da sua existência, até mesmo naqueles que não estavam nos seus planos e lhes são desfavoráveis. Tudo contribui para o bem dos que são chamados para a salvação de acordo com o projeto de Deus. O projeto de Deus se consumou em Jesus Cristo e se constituiu na salvação do homem e na conquista da vida eterna para este mesmo homem. Assumir o amor de Deus é acolher a Jesus como Senhor e Salvador e, deste modo, ser predestinado a ser conforme a imagem do Seu Filho, isto é, ser conformado ao modelo  de Cristo. Todos os predestinados também são chamados a ser justos e, depois, glorificados pelo poder do Espírito Santo. Portanto, não desanimemos diante das “surpresas” que nos tiram do sério. Nenhum fato ou acontecimento passa despercebido por Deus e para tudo na vida há uma razão de ser.  Esperemos confiantes na ação de Deus, porque Ele transforma toda a dor em amor e, a vitória, só é conquistada depois de terminada a luta. – Como você tem encarado as “surpresas desagradáveis” da sua vida? – Você confia em que algo de ruim possa redundar em uma coisa boa? – Você já teve alguma experiência com a dor que depois se transformou em amor?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 44-52*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas! *(cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“A prontidão de quem encontra um tesouro.”*

“Numa época em que o desânimo e a apatia tomaram conta de muitos corações, Nosso Senhor nos exorta a não esquecermos do “tesouro escondido”, o Reino dos Céus, que precisamos buscar com alegria e prontidão. Meditação. — Nosso Senhor, na primeira parábola do Evangelho deste domingo, compara o Reino dos Céus a um tesouro escondido num campo e descreve a prontidão de um homem que, ao encontrá-lo, retorna para sua casa com alegria e vende apressadamente os seus pertences, a fim de comprar o campo onde jazia oculto aquele bem inestimável. Tal alegoria contrasta significativamente com o desânimo espiritual que toma conta de muitas almas que um dia, à semelhança do homem da parábola, decidiram-se por Deus e creram fervorosamente. Hoje, porém, essas pessoas constituem uma verdadeira antítese desse homem, visto que se encontram imersas na tristeza, tornaram-se reféns de suas preocupações e, por consequência, vivem com receio de se entregar a Deus, preferindo permanecer inertes e tíbios no seu comodismo. Vejamos, então, como é possível superar essa letargia espiritual. O Evangelho nos mostra que a prontidão do homem, ao se desfazer de tudo, é devida ao fato de que ele encontrou o tesouro escondido. Esse encontrar e ver o tesouro é identificado por Santo Tomás de Aquino como o ato da fé, que nos permite enxergar como Deus nos ama, e ao constatar isso não temos dificuldade alguma de renunciar a tudo para retribuir-lhe o amor. Tal renúncia é, na verdade, irrisória se comparada a todas as graças que recebemos. Com o perdão da comparação, seria como sermos convidados por Deus para um grande e saboroso banquete, ao qual só teremos acesso se nos dispusermos a entregar a única balinha que guardávamos no bolso. Em nosso apego, porém, relutamos em entregar a balinha, e preferimos ficar famintos e cheios de tristeza, mas possuidores daquele pequeno e nada nutritivo pedaço de açúcar. Com efeito, Deus nos deu tantos bens espirituais e graças sobrenaturais; nós, porém, hesitamos abrir mão de nossas migalhas e misérias para receber os seus dons. Nosso Senhor “não se apegou ciosamente ao seu ser igual a Deus, mas humilhou-se a si mesmo” (Fl 2, 6–7) e se encarnou por nós e para nossa salvação. Seu amor não é algo abstrato e vago, mas é tão concreto que Ele entregou-se na Cruz. Uma vez que nos damos conta disso, é impossível não sermos impelidos a amá-lo de volta. Como não amar Aquele que nos amou tanto assim? Assim, entendemos a atitude do homem da parábola, que, sem pestanejar, foi e vendeu tudo que possuía. Afinal de contas, não faz sentido ficarmos tristes, desanimados e inertes, se nos sabemos amados por Deus. Mas onde se origina essa mistura de tristeza com preguiça que toma conta de muitas almas? Vem do esquecimento de Deus. Muitas pessoas vivem na tibieza e se arrastam espiritualmente porque se esqueceram de Deus e do quanto são amadas por Ele. Para não cairmos nesse esquecimento, não basta apenas ter a experiência de fé; é preciso também cultivar a memória de Deus (memoria Dei), por meio de uma vida de oração, devoção e meditação, em que, de fato, nos entregamos a Deus e estamos dispostos a ouvi-lo. Precisamos tirar do esquecimento (αναμνησίσ) o tesouro escondido, buscar em nosso coração as reminiscências do amor de Deus. Recordemo-nos constantemente, pois, do amor de Deus, que nunca se esqueceu de nós. Só a recordação e meditação desta verdade nos despertará da tristeza e apatia em que muitos nos encontramos, a fim de que, com prontidão e alegria, consigamos deixar tudo. Então, perceberemos que este “tudo”, na verdade, era um nada comparado aos dons e graças que de Deus recebemos. Oração. — Senhor, Vós que, por amor a nós, viestes a este mundo, suportastes os nossos sofrimentos e redimistes os nossos pecados, fazei com que não nos esqueçamos do vosso amor, mas nos recordemos constantemente de que só em Vós nossa vida possui sentido. Amém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...