segunda-feira, 3 de julho de 2023

📆 *03 de Julho de 2023 (2a Feira)*

 

 📆 *03 de Julho de 2023 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO TOMÉ, APÓSTOLO, FESTA* (Cor Vermelho, Glória, Pref. dos Apóstolos – Of. da festa)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. TOMÉ, APÓSTOLO / S. LEÃO II, PAPA / SANTO EUTÍQUIO / ANATÓLIO E LEÃO II.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois o meu Salvador. *(Sl 117, 28)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 2, 19-22*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 2, 19-22*

 *Reflexão - “Santidade é a nossa vocação espiritual!.”8

“Um dos privilégios de quem tem Jesus Cristo como Senhor e Salvador é fazer parte da família de Deus. A Igreja é um edifício espiritual que tem Jesus Cristo como pedra principal e os apóstolos como fundamento, isto é, alicerce. Ser da família de Deus, portanto, é estar inserido no mistério de Cristo e assim formar um templo santo no Senhor. Por isso, somos moradas de Deus pelo Espírito. O Espírito Santo de Deus que está em nós faz esta obra de inclusão, nos edificando para ser morada espiritual de Deus.  Todo o nosso ser está envolvido nesta obra sobrenatural. Unidos aos santos, em Cristo, formando uma família, nós podemos viver uma unidade espiritual: o que Deus pensa, os santos pensam e nós também podemos refletir. Mesmo ainda vivendo aqui na terra, nós já podemos ser participantes do reino dos céus e concidadãos dos santos. Santidade é a nossa vocação espiritual e ser santo há de ser o objetivo da nossa vida. Formamos um templo santo no Senhor, uma morada de Deus pelo Espírito Santo, somos filhos e filhas do Pai, adotados por Jesus Cristo e quando vivemos como filhos nascidos de Deus, desenvolve-se em nós o amor recebido do Pai, pois, a vida divina é amor. Permanecer nesse amor que é a origem de todos os amores, nele conservar-se cada vez mais solidamente e mais profundamente é o ideal da vida cristã. - Você já se acha cidadão do céu? - Você tem consciência de que já participa da pátria dos santos? - Como é o seu relacionamento com os santos aqui da terra? – Qual é o objetivo da sua vida?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 116*

🗣 *Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 116*

*Reflexão* - “O mandato do Senhor para todos nós que somos convocados à santidade é ir por todo o mundo dando testemunho do Evangelho.  Por onde nós andarmos e enquanto vivermos essa será a nossa missão. Quando anunciamos o Evangelho nós estamos publicando a Boa Nova da salvação para toda a humanidade, por isso, todos os povos podem já festejar e cantar louvores ao Senhor, pois o Seu amor é grandioso e abrangente, envolve todas as pessoas.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - João 20, 24-29*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que crêem sem ter visto. *(Jo 20, 29)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Meu Senhor e meu Deus!”

“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. A liturgia propõe hoje à nossa meditação a figura de S. Tomé, cuja festa celebramos. Tendo duvidado a princípio da Ressurreição de Nosso Senhor, este Apóstolo recebeu, como narra o Evangelho, a graça de fazer uma das mais profundas profissões de fé registradas nos livros do Novo Testamento: “Meu Senhor e meu Deus!” Inclinando-se diante da humanidade de Jesus de Nazaré, Tomé reconhece, unida àquela carne gloriosa e de chagas visíveis, nada menos que a divindade do Verbo eterno. Ora, que aquela primeira incredulidade se tenha transformado, repentinamente, em uma declaração de fé assim tão forte, é algo que transcende nossas capacidades humanas de explicação, já que “ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo” (1Cor 12, 3). Celebrar pois a festa deste Apóstolo é recordar a origem divina da nossa fé católica e, portanto, a sua singularidade especialíssima. Com efeito, o mesmo que Nosso Senhor disse outrora da fé de S. Pedro — isto é, que “não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (Mt 16, 17) —, pode Ele repetir também a cada fiel que, atento ao testemunho desses doze primeiros discípulos do Senhor, confessa firmemente sua fé em tudo o que crê e ensina a Santa Igreja Católica. A todos que nos encontramos unidos por esses laços inquebrantáveis de uma fé adulta, que se recusa a seguir, quer as ondas da moda e da última novidade, quer o falso ecumenismo que pretende pôr em pé de igualdade com o catolicismo todas as outras religiões, queira Deus não falte nunca a virtude da caridade, esta veste nupcial sem a qual não poderemos tomar parte na glória de que desfrutam agora os santos Apóstolos. Possa São Tomé, da bem-aventurança celeste, interceder por nós e ajudar-nos a perseverar na confissão da única e verdadeira fé revelada aos homens como princípio da salvação e início da glória que nos aguarda no céu.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...