sexta-feira, 9 de junho de 2023

📆 *09 de Junho de 2023 (6a Feira)*

  📆 *09 de Junho de 2023 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, PRESBÍTERO, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores – Of. da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL / S. EFRÉM, DIÁCONO / B. ANA MARIA TAIGI / SS. PRIMO E FELICIANO, MÁRTIRES / RICARDO DE ANDRIA E DIANA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo de São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Tobias 11, 5-17*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro de Tobias.

Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: “Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou”. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: “Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz”. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: “Voltei a ver-te, meu filho, agora posso morrer!” E chorou. 10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: “Confiança, pai!” Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: “Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!” 14E acrescentou: “Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!” A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Raguel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: “Bem-vinda sejas, minha filha. E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!” E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tobias 11, 5-17*

 *Reflexão - “O Senhor nos abençoa, mesmo durante a tormenta.”8

“Deus fez o milagre tão desejado por Tobit e Sara! O anjo Rafael (Deus cura), enviado pelo Senhor, providenciara o remédio que abriu os olhos do pai de Tobias e ele, agora, conseguia enxergar a luz e o filho que voltava de viagem! Sara, antes amaldiçoada e desprezada, encontrara o homem que Deus lhe havia destinado e com ele se casara! O Senhor havia retirado o opróbrio que pesava sobre ela. Por tudo isso, agora, só lhes restava bendizer o Santo Nome de Deus.   Provados, purificados, eles mantinham-se firmes na oração, não perdiam a fé e, por isso, eram atendidos nas suas preces. Que nos sirva de exemplo o testemunho dos homens e das mulheres da Bíblia. Deus está sempre presente na vida dos homens e mulheres que são os Seus amigos e providencia o que nos está faltando. O Seu plano acontece, mesmo que antes tenhamos alguns atropelos e dificuldades. Confiar no Plano de Deus é o que dar força à nossa caminhada. Nunca poderemos desanimar e, depois de tudo passado, só nos resta a alegria do louvor para mostrar ao mundo que o Senhor nos abençoa, mesmo durante a tormenta. – Os seus olhos já se abriram para perceber as graças de Deus? – A quem você tem invocado socorro? – Você está em um momento de cegueira ou de agradecimento? – Você tem orado com fé?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 145*

🗣 *Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 145*

*Reflexão* - “Faça hoje um exercício de louvor e repita durante todo o dia o segundo versículo desse salmo: “Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!”  Esse é um propósito de eternidade! Por toda a vida, para sempre, eternamente, significam o que a nossa alma anseia e espera. Em nós há um desejo de imortalidade e de infinito. A maior ambição da nossa alma é o louvor e será essa a nossa maior ocupação no céu.”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 12, 35-37*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 23)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.*

Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Jesus Cristo, Filho de Davi”*

“O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” Os evangelhos deixam claro que, em diversas ocasiões, Jesus assumiu para si o título, a dignidade e o cargo de Messias, prometido por Deus no Antigo Testamento para restaurar o reino de Israel. Assim, v.gr., o vemos identificar-se como Cristo no diálogo com a samaritana, logo no início de sua vida pública: “Sou eu, quem fala contigo” (Jo 4, 26). Outro exemplo se encontra em sua oração sacerdotal, na qual Ele se dirige ao Pai nos seguintes termos: “A vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste” (Jo 17, 3). Também diante do tribunal que o condenou à morte o Senhor reafirmou sua identidade messiânica, ao responder afirmativamente à pergunta do pontífice: “Por Deus vivo, conjuro-te que nos digas se és o Cristo” (Mt 26, 63). Ora, como o de Filho de Davi era um dos títulos messiânicos mais comuns no Antigo Testamento, além de ser de uso frequente entre os judeus, não é de estranhar que em várias passagens do Evangelho Nosso Senhor aprove os que lhe dão esse nome (cf. Mt 21, 9.15) e recompense com curas milagrosas os que assim o invocam com fé, como no caso do cego Bartimeu (cf. Mt 10, 47). No entanto, a apropriação do título e caráter de Filho de Davi não significa que Jesus fosse e se considerasse apenas um Messias, porque era e proclamava ser ainda Filho de Deus em sentido próprio e natural. E em testemunho e prova disso, como vemos no Evangelho de hoje, apelou à autoridade da própria S. Escritura, que insinua de maneira sutil, mas igualmente clara que o Messias prometido seria Filho de Davi, por ser homem, mas também Senhor dele, por ser Deus: “Se, pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho?” (Mt 22, 42). Essa foi a grande surpresa e o grande mistério que Deus escondera desde todos os séculos, e que tanto escândalo causou entre as autoridades judaicas: “Que necessidade temos ainda de testemunhas? Acabastes de ouvir a blasfêmia” (Mt 26, 65). Que essa verdade, tão sublime e tão acima de nossa compreensão, não encontre em nós um coração duro como o dos judeus obstinados em sua perfídia, mas dócil e humilde como o dos que se abriram à luz da fé: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16, 16).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...