quarta-feira, 7 de junho de 2023

📆 *08 de Junho de 2023 (5a Feira)*

  📆 *08 de Junho de 2023 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO, SOLENIDADE* (Cor Branco, Glória, sequência (facultativa), Creio, Pref. Próprio - Of. da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MEDARDO, BISPO / SANTO EFRÉM / SALUSTIANO E CLODOLFO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

OSenhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou. *(Sl 80, 17)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Deuteronômio 8, 2-3. 14b-16a*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 2Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos. 3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. 14bNão te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, 16ae te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Deuteronômio 8, 2-3. 14b-16a*

 *Reflexão - “Estamos atravessando o deserto da nossa vida,”*

“O autor do Livro do Deuteronômio nos relata a ação divina em todos os acontecimentos da caminhada do povo de Deus quando atravessou o deserto em busca de uma terra nova. Nesses acontecimentos admiráveis ele também relembra os desafios que o povo teve que superar durante a travessia. Foi preciso que fossem humilhados e provados, que passassem por dificuldades para que enxergassem a onipotência do Senhor e não se ufanassem das suas conquistas. Somos transeuntes no deserto deste mundo e o Senhor também nos promete uma vida nova. Mas para que possamos caminhar seguros (as) nós também precisamos ser exercitados na nossa humanidade que se preocupa muito com o material, com o que comer e beber, vestir, usufruir. A nossa caminhada em busca desta nova vida tem como prioridade o alimento espiritual que sustenta o nosso interior. Estamos atravessando o deserto da nossa vida, somos também provados (as), purificados (as) e até humilhados (as) todos os dias, mas o Senhor faz jorrar água da pedra dura do nosso coração  a água que mata a nossa sede na dureza dessa estrada.  O mais importante, porém, é que, pela graça de Deus estamos conquistando esta terra nova que nos foi prometida desde que aqui chegamos. – Como você tem encarado as dificuldades do seu dia a dia? – Elas têm exercitado você para a dureza da estrada? – Você tem progredido nas virtudes por causa das suas experiências? – Pense nisto!”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 147*

🗣 *Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 147*

*Reflexão* - “Somos também como Jerusalém, terra de Deus e Sua propriedade, que glorifica o seu Nome e para Ele canta louvores. Somos Seus filhos e filhas seguros em Suas Mãos e confiantes na Sua proteção. É o Senhor quem nos dá a paz como alimento! É ele quem sustenta a nossa caminhada com a Sua Palavra e a Sua Presença viva no meio de nós. Somos privilegiados pelo carinho de Deus, por isso, glorificamos e celebramos o Seu Santo Nome.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 10, 16-17*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 10, 16-17*

 *Reflexão - “A Ceia do Senhor é um momento onde podemos provar a benção da saúde a da cura”*

“O termo "cálice da benção”  não é figurado, é real. A Ceia do Senhor traz bênçãos espirituais sobre aqueles que dela participam. Quando ceamos, estamos, pela fé, ativando um poderoso atributo que é o de termos comunhão com o sangue e com o corpo de Cristo! Quando derramou seu sangue, Jesus o fez para a remissão de nossos pecados, logo, ao comungarmos o sangue, estamos provando  as bênçãos  da purificação, e também a proteção, pois o diabo não pode transpor o poder do sangue para nos tocar (Ex.12:23, Ap.12:12).  E o que significa ter comunhão com o corpo? O corpo de Jesus foi moído porque ele tomou sobre si nossas enfermidades, e as nossas dores carregou sobre si, e pelas suas feridas fomos sarados (Is.53:4,5). A obra redentora de Cristo nos proporciona cura física, e na Ceia do Senhor é um momento onde podemos provar a benção da saúde a da cura.  Ao falar sobre comungarem com o corpo do Senhor, Paulo se referia não apenas ao Corpo do Cristo crucificado por meio do qual somos sarados, mas também ao Corpo ressurreto, no qual habita toda a plenitude da divindade e é fonte de vida aos que com ele comungam. A Ceia do Senhor deve ser um momento especial de comunhão, reflexão, devoção, fé, e adoração. Tudo deve ser feito de coração e com reverência, pois é um ato de consequências espirituais.” (Trechos extraídos do sitewww.orvalho.com)  Portanto, quando comemos o Corpo e bebemos o Sangue de Cristo nós nos tornamos participantes do mesmo pão, do mesmo Corpo. – Você percebe a grande dimensão que é comungar o Corpo e o Sangue de Cristo? – Você tem feito isto, conscientemente? – Você sente a presença viva do Pão do céu, quando  comunga?”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - João 6, 51-58*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! *(Jo 6, 51)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo: disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”


53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Muito mais que os ostensórios.”*

“Ao comungarmos Jesus eucarístico, somos muito mais que os ostensórios porque, enquanto não comunica Sua vida divina aos objetos sagrados, Ele se nos dá totalmente, aumentando em nós o amor e a santidade. O sacramento da Eucaristia não só é o maior dos sacramentos, como constitui a razão de ser da própria Igreja. Afinal, é a comunhão do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor que nos incorpora cada vez mais ao Seu Corpo Místico. Enquanto a celebração in coena Domini, na Quinta-Feira Santa, é dedicada à instituição deste sacramento, a solenidade de Corpus Christi, que estamos a celebrar, dá ênfase sobretudo à presença real de Nosso Senhor na Eucaristia. No primeiro milênio da era cristã, esta solenidade não existia, pois ninguém ousava duvidar da realidade de Cristo nas espécies eucarísticas. Porém, no fim da Idade Média, começaram a surgir heresias distorcendo o ensinamento da Igreja neste sentido, como a falsa doutrina da empanação, segundo a qual, após a consagração, estariam na hóstia consagrada tanto o pão como Jesus Cristo. (Esse erro terrível culminou, no século XVI, com o protestantismo.) Foi em resposta a essas ideias perigosas que surgiu a Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo. Compreende-se, a partir dessa ótica, por que os radicais “ecumenistas” não gostem e nem queiram essa festa. Trata-se, de fato, de uma celebração muito forte. As procissões solenes com Jesus sacramentado pelas ruas das cidades do mundo expõem publicamente a fé dos católicos na Eucaristia. No entanto, é inquestionável a sua necessidade também hoje, em face de tantos teólogos modernistas que ainda combatem a presença real e substancial de Nosso Senhor no sacramento eucarístico. A presença de Jesus na Eucaristia não é apenas estática – para que O adoremos –, como para que d’Ele comunguemos. Assim, na procissão com o Santíssimo, Cristo estará na custódia, mas também em nossos corações, tornados como que “ostensórios vivos”. Na verdade, somos muito mais que os ostensórios porque, quando Jesus está presente na Eucaristia, não comunica nenhuma santidade aos objetos com os quais entra em contato. Eles são sagrados – foram separados para o culto divino –, mas não são santos – i. e., não participam da natureza divina. Nós, por outro lado, quando recebemos a comunhão, estamos realizando o ato mais santificador da nossa vida espiritual. Por isso, ao comungarmos, devemos preocupar-nos não somente com as disposições mínimas para receber a Eucaristia, mas também em aumentar a eficácia de Sua ação em nossa alma. Para tanto, é preciso que nos aproximemos de Jesus sacramentado com amor, um amor que anseia pela presença do Amado. Os grandes santos, como Santa Teresa de Ávila, tinham uma verdadeira sede de Nosso Senhor na Eucaristia e passavam por enormes sofrimentos quando, por obediência, se tinham de afastar desse divino manjar. Para preparar a nossa comunhão na Missa, é importante visitar Jesus no sacrário, senão física, ao menos espiritualmente, a fim de dizer-Lhe o quanto gostaríamos de recebê-Lo. Essa prática é muito importante para quem está em estado de amizade com Deus e é reconhecida pelo Concílio de Trento, que elenca três modos de comungar Nosso Senhor: “Alguns só o recebem sacramentalmente: são os pecadores; outros só espiritualmente: são aqueles que, comendo em desejo aquele pão celeste que lhes é oferecido, com a fé viva “que opera pelo amor” [Gl 5, 6], sentem seu fruto e utilidade; outros ainda recebem-no ao mesmo tempo sacramental e espiritualmente: são os que se examinam e preparam de tal modo que, vestidos com a veste nupcial [cf. Mt 22, 11ss], se aproximam desta mesa divina." Celebrar Corpus Christi é recordar a presença santificadora de Cristo, para cuja recepção devemos nos preparar com muito cuidado. Afinal, é muitíssimo grave que recebamos a santíssima Eucaristia de forma displicente e negligente. Não se está nem a falar da comunhão em estado de pecado – o que é um sacrilégio –, mas de recebê-la de modo frouxo, laxo e tíbio, sem ganhar os frutos deste sacramento. Para recebê-Lo digna e eficazmente, é necessário que nos exercitemos no amor, pedindo-Lhe uma fome cada vez maior de Sua presença. Assim, receberemos de Deus as graças para alargarmos o nosso coração.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...