domingo, 4 de junho de 2023

📆 *05 de Junho de 2023 (2a Feira)*

  📆 *05 de Junho de 2023 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO BONIFÁCIO, BISPO E MÁRTIR, MEMÓRIA* (Cor Vermelho, Pref. Comum ou dos Mártires - Of. da Memória) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO BONIFÁCIO, BISPO E MÁRTIR / FERNANDO DE PORTUGAL E CÍRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Este Santo lutou até à morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Interceda por nós, ó Deus, o mártir São Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou com a sua palavra e testemunhou com o seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Tobias 1, 3; 2, 1a-8*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro de Tobias.

1, 3Eu, Tobit, andei nos caminhos da verdade e da justiça,todos os dias da minha vida.Dei muitas vezes esmolas aos meus irmãos e compatriotas,que comigo foram deportados para Nínive,no país dos assírios.2, 1aNo dia da nossa festa de Pentecostes,que é a festa das Sete Semanas,prepararam-me um excelente almoço,e reclinei-me para comer.2Quando puseram a mesa com numerosas iguarias,disse ao meu filho Tobias:“Vai, filho, vai procurar,entre nossos irmãos deportados em Nínive,algum que, de todo o seu coração, se lembre do Senhor,e traze-o aqui para comer comigo.Assim, meu filho, ficarei esperando até que voltes”.3Tobias saiu, pois, à procura de um pobre entre nossos irmãos.E voltou dizendo: “Pai!”Respondi: “Que há, meu filho?”Continuou Tobias: “Um homem do nosso povofoi morto e lançado à praça pública.E ainda se encontra lá, estrangulado”.4Levantei-me de um salto,deixando o almoço, sem prová-lo.Tirei o cadáver do meio da praçae depositei-o numa das dependências da casa,esperando o pôr-do-sol para enterrá-lo.5Ao voltar, lavei-me e, entristecido,tomei minha refeição.6Lembrei-me das palavras do profeta Amós,ditas contra Betel:“Vossas festas se transformarão em lutoe todos os vossos cantos em lamentação”.7E chorei.Depois que o sol se escondeu,fui cavar uma sepultura e enterrei o cadáver.8Meus vizinhos zombavam, dizendo:“Ele ainda não tem medo.Já foi procurado para ser morto por este motivo,e teve que fugir.No entanto, está de novo sepultando os mortos!”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tobias 1, 3; 2, 1a-8*

 *Reflexão - “A vivência da caridade é o fundamento das nossas ações.”*

“Com esta mensagem do Livro de Tobias nós podemos aprender a ser solidários (as) e a dar testemunho de que realmente o Espírito Santo de Deus é quem motiva as nossas atitudes. Tobit, o seu pai, era um homem justo que soube incutir no filho os ensinamentos para uma existência em que a vivência da caridade era o fundamento das suas ações. A pedido de seu pai, Tobias saiu à procura de alguém que de todo o coração se lembrasse do Senhor para que viesse participar da refeição em sua casa. No entanto, Tobias só encontrou um “pobre” do seu povo que fora morto e lançado à praça pública. O pai de Tobias não quis nem saber qual a razão do que havia acontecido, deixou de lado o que estava a fazer e foi à busca do cadáver para ser enterrado. A atitude de Tobit  nos leva a fazer uma reflexão se estamos ou não vivendo indiferentes ao que se passa ao nosso redor. A realidade do mundo de hoje é motivo para que repensemos as nossas atitudes. O Espírito Santo nos questiona e nos argui sobre a qualidade da nossa fé e disposição em seguir Jesus Cristo. A fé sem obras é morta! Muitas vezes estamos vivenciando a nossa religião de um modo muito pessoal e intimista nos deliciando com a manifestação de Deus na nossa vida e não percebemos que tudo quanto Ele nos proporciona precisa ser partilhado com o nosso próximo. Consequentemente, vamo-nos abarrotando com as bênçãos de Deus de um modo egoísta chegando ao ponto de não precisarmos mais nem Dele para caminhar. -  A quem nós temos procurado para participar conosco das nossas festas, dos nossos banquetes? –  Será que nós também somos capazes de deixar de lado as festas para socorrer algum pobre do povo de Deus? – Será que estamos tão somente nos condoendo com a infelicidade alheia? – O que precisa mudar em nós a partir da nossa vivência familiar?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 111*

🗣 *Feliz aquele que respeita o Senhor!.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 111*

 *Reflexão* - “O homem que respeita o Senhor é correto, generoso e compassivo, por isso sua luz brilha nas trevas. O homem caridoso e prestativo resolve seus negócios com justiça. Onde nós estaremos inseridos?”

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 12, 1-12*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Jesus Cristo, a fiel testemunha, Primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado. *(Cf. Ap 1, 5ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.*

Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes,mestres da Lei e anciãos, usando parábolas:“Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagare construiu uma torre de guarda.Depois arrendou a vinha a alguns agricultores,e viajou para longe.2Na época da colheita,ele mandou um empregado aos agricultorespara receber a sua parte dos frutos da vinha.3Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele,e o mandaram de volta sem nada.4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado.Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram.5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram.Trataram da mesma maneira muitos outros,batendo em uns e matando outros.6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido.Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ʽEles respeitarão meu filhoʼ.7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros:ʽEsse é o herdeiro.Vamos matá-lo, e a herança será nossaʼ.8Então agarraram o filho, o mataram,e o jogaram fora da vinha.9Que fará o dono da vinha?Ele virá, destruirá os agricultores,e entregará a vinha a outros.10Por acaso, não lestes na Escritura:ʽA pedra que os construtores deixaram de lado,tornou-se a pedra mais importante;11isso foi feito pelo Senhore é admirável aos nossos olhos?ʼ”12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles.Porém, ficaram com medo da multidãoe, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Os três “corações” do homem.”*

“Nesta "oitava" de Pentecostes, somos chamados a unificar os três "corações" que em nós palpitam: o "coração" das paixões e sentimentos, o "coração" da alma, e o "coração" do próprio Espírito Santo, o único que pode fazer-nos amar como Cristo amou. A retomada do Tempo Comum que hoje tem início não deve apagar a forte impressão que nos causou a solenidade de Pentecostes, celebrada ontem, nem os proveitos espirituais que podemos colher da meditação constante e pausada, ao longo da semana, sobre a vinda do Espírito Santo em nossas almas. E recebê-lO significa, antes de tudo, ser capacitado a amar de um modo sobre-humano, ou seja, superior às nossas forças naturais. É como se tivéssemos, por assim dizer, três "corações", cada um deles preparado para amar em sua ordem e à sua maneira: temos o "coração" das emoções, dos sentimentos, da paixão meramente animal; temos o "coração" da alma, do agradecimento, da retribuição; temos enfim o "coração" do próprio Espírito que habita em nós e faz-nos amar nEle, com Ele e por Ele, de uma forma verdadeiramente divina. É este último amor o que faz bater o Coração do Filho do dono da vinha, como lemos há pouco no Evangelho, e O leva a entregar-se à conhecida maldade dos vinhateiros, a fim de os salvar e dar-lhes vida em abundância. Busquemos nesta "oitava de Pentecostes" unificar estes nossos três "corações", que tanto se digladiam entre si; subjuguemos o "coração" das paixões ao império da razão, e tornemos dócil aos convites do "coração" do Espírito o "coração" da alma, para que amemos a Deus e aos irmãos como Cristo nos amou. Que a Virgem Maria nos acompanhe nestes próximos dias e nos ajude a ter um coração puro e unificado como o dela, o único, além do de seu Filho, que se deixou inundar sem medida pela caridade sobrenatural do Espírito Santo.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...