sexta-feira, 14 de abril de 2023

📆 *15 de Abril de 2023 (Sábado)*

 📆 *15 de Abril de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO NA OITAVA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória Pref. da Páscoa I, Of. Próprio)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ABÚNDIO / SÃO BENEDITO JOSÉ LABRE / ÊUTIQUES, ANASTÁSIA E VITORIANO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

OSenhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! *(Sl 104, 43)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que crêem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Apóstolos 4, 13-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas, 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 

14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 

16“O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 

17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 

18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 

19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 

20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apóstolos 4, 13-21*

 *Reflexão - “Não podemos deixar de falar de Jesus!”*

“Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses, Pedro e João tiveram a coragem de enfrentar as autoridades quando lhes disseram: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. Eles anunciavam o poder de Jesus e falavam daquilo que vivenciavam, por isso, eram tão firmes e seguros. Quando temos uma experiência com Deus e somos tocados pelo Seu poder amoroso, nós conseguimos ser firmes no propósito de fazer com que o Seu reino seja conhecido por todos. Quem tem um encontro pessoal com Deus nunca poderá esquece! A Sua marca ficará gravada dentro de nós e naturalmente sentimos a necessidade de transmitir ao mundo. O Amor de Deus gera em nós uma força que nos impulsiona para o outro.  O nosso testemunho é fidedigno e nada nem ninguém poderá desmenti-lo nem impedir que abramos os nossos lábios!  Os momentos de dificuldades e aflições que enfrentamos e a ajuda que recebemos do céu na hora do sufoco, assim como o consolo de Deus que recebemos no nosso coração nos momentos de dor, são fatos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem.  Todos nós necessitamos urgentemente deste Encontro Pessoal com Deus, pois somente assim poderemos falar das coisas que vimos e ouvimos. “O que poderá dizer, aquele (a) que nunca experimentou”? Ninguém poderá contradizer uma pessoa quando fala de uma experiência vivenciada, por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das maravilhas que o Seu amor fez brotar no nosso ser. Que possamos, neste tempo da Páscoa deixar ressuscitar em nós o zelo, a alegria e a coragem de falar em Nome de Jesus e obedeçamos a Deus e não aos homens. – Você tem dado testemunho da sua experiência com o amor de Deus? – Como você tem falado de Jesus, com coragem ou timidez? - O seu testemunho é convincente? – Você procura obedecer a Deus ou aos homens?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 117* 

🗣 *Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 117* 

 *Reflexão* - “O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.                            

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 16, 9-15*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia!_  

 _Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! *(Sl 117, 24)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 

11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 

13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 

14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A caridade de Cristo nos urge!”*

“O amor de Cristo ressuscitado, dando-nos uma vida nova e de liberdade, nos impele sempre a anunciar o seu Nome a toda criatura. No Evangelho de hoje, que dá continuidade ao relato das aparições de Jesus, S. Marcos nos apresenta um sumário das manifestações do Senhor ressuscitado aos seus discípulos. O evangelista recorda, antes de tudo, a aparição feita a Maria Madalena. Aquela de que haviam sido expulsos sete demônios torna-se agora mensageira da Ressurreição: “Ela”, pontua S. Marcos, “foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando”. Trata-se de uma profunda transformação, que o Senhor quer realizar também nos nossos corações. Todos nós, antes da morte de Cristo na cruz, éramos escravos de Satanás; encontrávamo-nos, como Maria Madalena, tomados pelos poderes do inferno. Mas agora, depois da vitória do Senhor sobre o demônio, tornamo-nos livres, chamados a anunciar o seu santo Nome a toda criatura. Nele e por Ele, ressuscitamos a uma vida nova — a vida da graça — e esperamos participar um dia plenamente de sua Ressurreição. Que possamos manter acesa em nossa alma essa certeza de que Cristo, vivo e glorioso, nos impele e ordena a que anunciemos a sua boa-nova, ainda que sejamos mal recebidos e até mesmo ignorados. A sua caridade nos urge! E o que são diante do seu divino amor as dificuldades e tribulações deste mundo? Fundados em Cristo e confiantes na intercessão salutar da Virgem Maria, de S. Maria Madalena e de todos os Apóstolos, tomemos a peito a missão de que o Senhor hoje nos encarrega: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (blogdasagradafamilia.blogspot.com) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...