sexta-feira, 14 de abril de 2023

📆 *14 de Abril de 2023 (6a Feira)*

 📆 *14 de Abril de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória Pref. da Páscoa I, Of. Próprio)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

LAMBERTO, DONINA E PRÓCULO / SANTA LIDUÍNA (LIDVINA) / SS. TIBÚRCIO, VALERIANO E MÁXIMO, MÁRTIRES, NA VIA ÁPIA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

OSenhor conduziu o seu povo na esperança, e recobriu com o mar seus inimigos, aleluia! *(Sl 77, 53)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que no Sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Apóstolos 4, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 

2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.

3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até ao dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 

4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.

5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 

6Estavam presentes o sumo sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 

7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”

8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 

9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 

10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 

11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.

12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apóstolos 4, 1-12*

 *Reflexão - “Em Nome de Jesus!”*

“Pedro e João inauguravam o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo, por isso, padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador.  Assim, eles enfrentavam os primeiros obstáculos do encargo de levar o Evangelho a todas as criaturas. Dessa forma, foram colocados na prisão simplesmente porque, em Nome de Jesus Cristo, haviam curado um homem coxo e anunciavam este Nome, concretamente, com palavras e com atos! Cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia Pedro anunciava a eles a salvação de Jesus e os acusava de serem responsáveis pela Sua morte, mas que Deus O havia ressuscitado dos mortos. Ele não se rendia diante das barreiras que encontrava e apesar da incompreensão dos grandes atraia os pequenos para Jesus, assim, muitos acreditaram na sua pregação e se converteram.   Ainda hoje as obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens! Muitos ainda hoje se admiram e não entendem o que pode mover as pessoas a pregar em Nome de Jesus e dar testemunho dos Seus prodígios na sua vida. Ou quando ousam interceder para que os milagres também aconteçam na vida de outros que necessitam de cura.  Da mesma forma que as autoridades daquela época, hoje também perguntam, “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?” Hoje também se ignora a presença do Deus vivo no mundo e querem “prender”, aqueles que ousam pregar em Nome de Jesus.  Porém, nós, que recebemos no Batismo a função de sacerdotes, profetas e reis, em Nome de Jesus poderemos fazer prodígios e milagres, bastando que, como Pedro e João, tenhamos firmeza e convicção da causa que abraçamos. É pelo poder do Espírito Santo que podemos também orar e curar e libertar as pessoas enfermas e escravizadas. Só o Espírito Santo nos dá a capacidade e a força para enfrentar as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. – Você tem coragem de enfrentar as pessoas que não aceitam que se fale em Nome de Jesus? – Como você reage diante delas? – Você consegue rezar um Pai Nosso durante uma festa de aniversário ou um evento em que as pessoas comemoram com alegria? – Você acha que tem autoridade para falar em Nome de Jesus? – Você tem algum testemunho para dar?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 117* 

🗣 *A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 117* 

 *Reflexão* - “Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor!”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 21, 1-14*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia!_  

 _Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! *(Sl 117, 24)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 

2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 

4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 

5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.

7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 

9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 

10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 

12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 

14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *O Ressuscitado acompanha a sua Igreja*

“Continuamos na Oitava de Páscoa. Logo no início, na segunda-feira, vimos a aparição de Jesus às mulheres: “Ele irá preceder os seus discípulos na Galiléia”. Hoje, no capítulo 21 de São João, Jesus cumpre a promessa e se encontra com os Apóstolos na Galileia, naquele mesmo lago em que Jesus chamara seus primeiros discípulos. Ali chamou Pedro, André, Tiago e João. Ali, de alguma forma, Ele reproduz esse primeiro chamado. Jesus usara a barca de Pedro para pregar às multidões; depois disse: “Afasta-te, vai para alto mar e lança as redes”, e acontece uma pesca milagrosa. Mas agora há um detalhe diferente. Jesus não está mais sentado na barca com os Apóstolos; Ele está à margem. Os Santos Padres e os grandes teólogos veem um significado místico nessa diferença: agora, na segunda pesca milagrosa, Jesus ressuscitado acompanha, sim, a Igreja durante a pesca, mas não sentado na barca, como esteve durante os dias em que, ainda na terra, acompanhou os Apóstolos; agora, Ele está em terra firme, e a terra firme é o Céu. Jesus, no Céu, em terra firme, acompanha a Igreja, que neste mundo tem de passar por tribulações e dificuldades, por trabalhos e incertezas — a incerteza do mar ondulado e ondeante, no qual a barca sobe e desce; os trabalhos de uma noite às vezes infrutífera e cansativa, que faz parecer que o labor apostólico tem pouco resultado… Jesus então revela o que nós, que somos Igreja, já sabemos. Todas as vezes que nós, pescadores de homens, percebemos que a pesca é abundante, que ela realmente acontece, sabemos que não fomos nós, mas que existe uma presença do Ressuscitado. Ele que, em corpo e alma, está nos Céus, em terra firme junto do Pai, nos visita no meio de nossas preocupações, fadigas e trabalhos diários. Podemos aplicar isso de forma muito concreta às nossas vidas. Provavelmente na sua família há pessoas que precisam ser convertidas. Provavelmente você já tentou de tudo — já fez novenas, rezou Terços, convidou pessoas a irem à casa para a evangelizar —, e parece que nada dá fruto… Passamos a noite, e nada pescamos, absolutamente nada. Parece que, na sua família, você não consegue converter ninguém. Pois bem, o Ressuscitado está à margem, no Céu, em terra firme. É Ele quem dará verdadeiro sucesso às nossas fadigas e aos nossos trabalhos. Por isso não desista! Creia nessa presença. Ouça o discípulo amado, que diz: “É o Senhor”. Se você tem pecados dos quais precisa se arrepender. Como São Pedro, nu, desvendado e desmascarado, jogue-se na água e vá ao encontro de Cristo. Sim, nós sabemos: não estamos sozinhos. Sabemos: é difícil, é trabalhoso; mas é Ele quem realiza todas as pescarias. Trabalhemos e testemunhemos a verdade da presença do Ressuscitado em nosso meio. Ele, que faz a Igreja crescer, quer salvar — e salvará — a sua família.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (blogdasagradafamilia.blogspot.com) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...