quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

📆 *21 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)*

 📆 *21 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA 7ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. PEDRO DAMIÃO, BISPO DE ÓSTIA E CARDEAL, DOUTOR DA IGREJA, CAMALDOLENSE / SÉRVULO E FORTUNATO.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. *(Sl 12, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 2, 1-13*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Eclesiástico.  

1Filho, se decidires servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 

2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 

3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos.

4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 

5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus.

6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 

7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 

8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 

9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 

10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 

11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 

12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 

13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação, e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 2, 1-13*

*Reflexão - “As demoras de Deus!”*

“A leitura nos leva a refletir sobre a nossa condição de servos do Senhor tementes a Ele e confiantes na Sua misericórdia e na Sua proteção. Ao contrário do que muitas pessoas pensam o homem e a mulher que dedicam sua vida no serviço do reino passam por provas, por sofrimentos e humilhação. A contrariedade e a perseguição fazem parte da rotina de todos os que são tementes a Deus.  No entanto, a diferença que há é que a confiança e o abandono em Deus nos fazem ter esperança e firmeza nos nossos propósitos. Quem espera no Senhor não será desiludido e quem permanece firme nos Seus mandamentos nunca será desprezado. Sofrer as demoras de Deus é esperar pacientemente o novo dia depois de uma noite tortuosa, é nunca desesperar no hoje, porque a Palavra de Deus é a avalista da alegria do amanhã. Assim como o ouro e a prata são provados no fogo, os homens que são agradáveis a Deus são purificados na humilhação e nas experiências dolorosas da vida.  O nosso destino é a salvação e tudo o que nos acontece é providencial para o nosso crescimento espiritual e para nos configurar cada vez mais a Cristo! –  Você tem suportado as demoras de Deus? – Você conhece alguém que tenha confiado no Senhor e desiludiu-se? - Você tem o seu coração firme no Senhor? – Você se revolta quando passa por alguma provação? – Você tem crescido com as experiências dolorosas da sua vida?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 36* 

🗣 *Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 36* 

*Reflexão* - “O Senhor jamais abandona os seus amigos, é o que nos garante o salmo. Quem será então amigo (a) do Senhor? Quem coloca Nele a sua alegria e a sua confiança, aquele (a) que se afasta do mal e faz o bem. A todos esses o salmista anuncia a promessa da proteção e da assistência de Deus e ainda mais a segurança em habitar na terra, porque é o Senhor quem cuida da vida dos homens e dá a eles uma herança eterna. Somos amigos de Deus?“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 9, 30-37*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo. *(Gl 6, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 

31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 

32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 

33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 

34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 

36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 

37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Como ser o primeiro no Reino de Deus?”

“O caminho para quem quer chegar ao alto, na vida espiritual, é para baixo, rebaixando-se à semelhança de Cristo e fazendo-se, como Ele, tudo para todos e servo de todos os irmãos. O Evangelho de hoje narra-nos o segundo anúncio da Paixão. Jesus, como temos visto ao longo dos últimos dias, vem tentando fazer com que seus discípulos o descubram na fé, e mesmo após conseguir, em Cesareia de Filipe, que Pedro o professasse como o Filho de Deus, os Doze voltam a cair em incredulidade: Pedro, por ter a fé ainda frágil e incerta, os outros, por também serem incapazes de compreender a cruz e tudo o que diz respeito à Paixão do Filho do Homem. Hoje, eles chegam finalmente a Cafarnaum, na Galileia, depois de uma longa viagem pelo norte de Israel. Ao entrarem em casa, o Senhor pergunta aos discípulos: “Que discutíeis pelo caminho?”, pois sabia que haviam discutido sobre quem seria o maior no Reino de Deus. A resposta deles é um silêncio envergonhado, rompido por Cristo com um ensinamento surpreendente e contraintuitivo. Não lhes diz: “Que nenhum de vós, por arrogância, queira ser o primeiro”, mas: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos”. Não lhes repreende, pois, o desejo de ser grandes no Reino, porque todos fomos chamados à perfeição no amor e, como é óbvio, não há termo nesta vida para o nosso crescimento em santidade; antes, estimula-os a buscar a grandeza espiritual, mas sob uma condição: que aquele que quiser ser o primeiro seja também o último, como “aquele que serve a todos”. Porque Cristo mesmo, sendo Filho de Deus por natureza e, portanto, princípio e fim de todas as coisas, fez-se escravo de todos e, por sua humilhação, mereceu ser elevado acima de todas as coisas também segundo a humanidade. É o seu rebaixamento humilde, portanto, o modelo que devem seguir todos os que querem a verdadeira grandeza, que é reinar com Deus no céu por tê-lo servido nos irmãos na terra. Se Ele, com efeito, que formou os ossos e nervos de nossas carne, não julgou indigno de si vir ao mundo limpar-nos os pés, como nós não iremos seguir-lhe o exemplo de humildade e fazer-nos tudo para todos, já que Cristo se fez tudo para nós? Olhemos ainda para a Virgem SS., coroada Rainha do céu e da terra não apenas por sua singular pureza e santidade, mas sobretudo por sua caridade intensíssima e seu inigualável espírito de serviço, que a leva a socorrer ainda hoje, com seu zelo incansável de Mãe, a todos os membros da santa Igreja de Deus. Que a humilde serva do Senhor alcance-nos a graça de que precisamos para sermos em tudo conformes à imagem de seu Filho, seguindo-o em seu rebaixamento que eleva, e vencermos aquela diabólica soberba que fez Lúcifer precipitar-se no inferno por querer elevar-se acima dos céus.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...