quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

📆 *20 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *20 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA 7ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. LEÃO DE CATÂNIA, BISPO / SÃO ELEUTÉRIO / ZENÓBIO, E NILO.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. *(Sl 12, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 1, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Eclesiástico.  

1Toda a sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. 

2Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? 

3Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? 

4Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. 

5Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos.

6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conheceu as capacidades do seu engenho? 

7A ciência da sabedoria, a quem foi revelada? E quem compreendeu sua grande experiência? 

8Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. 

9Ele é quem a criou no espírito santo: Ele a viu, a enumerou e mediu; 

10ele a derramou sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede àqueles que o temem.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 1, 1-10*

*Reflexão - “Deus nos concede a sabedoria!”*

“Toda a sabedoria vem do Senhor. Ele é a própria SABEDORIA e ninguém no mundo poderá explicar a origem e os mistérios do universo. Por mais que  se esforce para decifrar os enigmas de Deus e mesmo que em alguns terrenos o homem já tenha progredido existem coisas tão simples que ele nunca poderá imaginar como se fará: o perfume de uma rosa, a cor da noite e do dia, o amanhecer, o anoitecer, o dia da sua morte, o que virá amanhã...etc. Ninguém poderá medir a altura do céu, a extensão da terra , no entanto, como diz o autor, Deus derramou a Sua sabedoria sobre todas as Suas obras e em cada ser humano, segundo a Sua bondade. A Palavra de Deus é fonte de Sabedoria  para nós e, por intermédio dela com o auxílio do Espírito Santo muitos segredos nos são revelados. A presença da Sabedoria de Deus também é real na natureza e em toda a Sua criação e todos nós que O tememos e acreditamos no Seu poder temos a capacidade para intuir os Seus ensinamentos. Desta forma, nós podemos nos tornar co-participantes da Sua glória aqui na terra vivendo em harmonia com o universo que foi criado para nós. É sábio (a) aquele (a) que reconhece que Deus é a fonte de sabedoria para que tenhamos uma vida feliz. – Existem coisas no mundo para as quais você ainda não encontrou justificativa? – Quando você contempla a natureza a quem você atribui toda a beleza? – Você se acha uma pessoa sábia e inteligente? – A quem você agradece por isto?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 92* 

🗣 *Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 92* 

*Reflexão* - “A realeza de Deus nós proclamamos porque reconhecemos o Seu poder infinito. Contemplando o universo, o passar dos dias, os acontecimentos, os milagres e prodígios que o homem não alcança, nós podemos afirmar que o Senhor é Rei e se reveste de beleza e esplendor diante dos nossos olhos espirituais. Cante com o salmista: “Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 9, 14-29*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis. *(Cf. 2Tm 1, 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.

15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 

16Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles?” 

17Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 

18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.

19Jesus disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 

20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.

21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 

22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.

23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 

24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 

25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.

26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 

27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o, e o menino ficou de pé.

28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 

29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Somos pequenos na fé.”*

“Jesus se transfigura, mostra o esplendor de sua glória, realiza incontáveis milagres e curas, e no entanto os que o seguem, apesar de tudo o que vêem, uma e outra vez vacilam na fé, como se vissem sem ver, ouvissem sem ouvir, cressem sem crer: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. Cristo, após ter-se transfigurado no Tabor, desce hoje da montanha e encontra lá embaixo uma humanidade desfigurada: de um lado, um menino possesso de um demônio que o deixa surdo e mudo; de outro, o pai da criança desesperado e quase a perder a pouca fé que tinha. Os discípulos que haviam permanecido ao pé do monte fizeram tudo o que podiam para livrar o menino do espírito maligno, mas nada conseguiram; daí a queixa do pai e o desabafo de Cristo, espantado com a falta de fé de um e de outros: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos?” Ele se transfigura, mostra a sua glória, realiza milagres e curas, mas os que o seguem, apesar de tudo o que vêem, uma e outra vez vacilam na fé, como se cressem sem crer. Assim ocorreu com Pedro, que professou a fé em Cristo para logo em seguida testemunhar sua incredulidade na cruz; assim acontece hoje com o pai do menino, que, se o leva até o Senhor, é porque já crê, mas que parece negar essa mesma fé ao pedir quase sem pedir a cura do filho: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. “Se podes!...”, responde Jesus com um doce sarcasmo. “Tudo é possível para quem tem fé”. Mas se Jesus repreende a pouca fé do pai, nem por isso lhe desaprova de todo a prece, sinal de uma fé que, seja embora pequena, é sincera e sem teatros: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. É com essa mesma franqueza que nos devemos aproximar de Cristo, reconhecendo que, se temos fé, é ela ainda fraca e pequenina, razão por que tantas vezes duvidamos e vacilamos, sobretudo quando já cuidamos estar muito adiantados na vida espiritual. E como podemos crescer na fé e alcançar o socorro e ajuda de Cristo? Ele mesmo no-lo responde: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. Eis o caminho para o exercício da fé: orar, o único meio de livrar-nos dos espíritos que nos atormentam e de ouvirmos como convém a voz do Filho bem-amado do Pai. Que o Senhor nos ajude, pois, na nossa falta de fé e nos dê a perseverança necessária para vencermos a incredulidade e a desesperança.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...