sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

📆 *04 de Fevereiro de 2023 (Sábado)*

 📆 *04 de Fevereiro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Of. do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. JOSÉ DE LEONESSA, PRESBÍTERO / SÃO JOÃO DE BRITO / ANDRÉ CORSINI / JOANA DE VALOIS.    

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. *(Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 13, 15-17. 20-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 

16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.

17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós. 

20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus,

21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 13, 15-17. 20-21*

*Reflexão - “O sacrifício que agrada a Deus!”*

“Quem celebra o nome de Deus Lhe oferece um sacrifício de louvor que é fruto dos lábios. Porém o que mais se destaca como sacrifício agradável a Deus, são as nossas boas ações e a comunhão entre nós. De fato, o nosso louvar a Deus será imperfeito se agirmos mal e não tivermos comunhão fraterna com nossos irmãos.  É comunhão também a obediência que devemos às pessoas escolhidos para cuidar de nós: nossos pais, os pastores da Igreja, os superiores, os coordenadores, os guias, os professores e todas as pessoas que hierarquicamente estão à nossa frente. Mesmo que às vezes seja difícil reconhecer, sempre haverá alguém a quem devemos seguir e obedecer a fim de que a vontade de Deus aconteça na nossa vida. A vontade de Deus, muitas vezes, se manifesta por meio da vontade das pessoas que estão nos conduzindo ou de alguém de quem nem gostamos muito. Para que o nosso mérito seja maior, tudo isto, porém, deve ser feito com alegria a fim de que tenhamos a paz em Cristo, porque isso também é bom e agradável a Deus. – As suas ações têm sido agradáveis ao Senhor? – Você tem comunhão fraterna com todas as pessoas ou somente com alguns? – A quem você acha que deve obediência? – Você tem feito isso? – Você tem dificuldade de seguir a orientação de pessoas “superiores” a você?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 22* 

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _  

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 22* 

*Reflexão* - “As boas ações nós as praticamos quando nos deixamos guiar pelo Pastor que é Jesus! Não nos faltará coisa alguma porque Ele nos conduz pelos caminhos mais seguros e nos ampara com o Seu bordão e com o Seu cajado, assim sendo estaremos amparados. O nosso desígnio e o objetivo da nossa vida é habitar na casa do Senhor por tempos infinitos e somente o Bom Pastor tem a chave desta casa e a abre para nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 30-34*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 

31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 

32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 

33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Porque eram como ovelhas sem pastor.”*

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.” No Evangelho de hoje, Nosso Senhor expressa todo seu amor para com o povo, providenciando-lhe pastores. Tal realidade está expressa de forma sucinta no último versículo: “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6, 34). Essa frase apresenta-se como um eco dos fatos ocorridos com o povo de Deus no Antigo Testamento. No livro dos Números, quando Moisés estava prestes a morrer, Josué é escolhido como seu sucessor, a fim de que o povo de Israel não fosse “como um rebanho sem pastor” (Nm 27, 17). Posteriormente, quando Israel estava sob o reinado de Acab, o profeta Miquéias afirmou que todo o povo estava disperso “como um rebanho sem pastor” (1Rs 22, 17). Assim, desde o Antigo Testamento, o povo de Deus andava errante, sem alguém que os conduzisse por caminhos seguros. E é justamente nos Apóstolos de Cristo que ele encontra os pastores de que precisava. Por isso, no início do Evangelho, os Apóstolos se reúnem com Jesus para contar “tudo o que haviam feito e ensinado” (Mc 6, 30). Ou seja, como sacerdotes de Cristo, eles buscam estar unidos a Ele, ensinando a Palavra de Deus e administrando os sacramentos. O Evangelho também nos mostra a generosidade dos Apóstolos, que “não tinham tempo nem para comer” (Mc 6, 32), indicando que os pastores escolhidos por Jesus compreendiam que entregaram toda sua vida pela missão, gastando-se e desgastando-se por ela, sem instrumentalizá-la para se autopromover ou para obter privilégios e reconhecimento social. Oremos para que o coração dos nossos pastores, sucessores que são dos Apóstolos, seja configurado ao Sagrado Coração de Jesus, a fim de que, como Ele, que é o Bom Pastor, também eles derramem seu sangue pela salvação do rebanho que lhes foi confiado.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...