sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

📆 03 de Fevereiro de 2023 (6a Feira)

 📆 03 de Fevereiro de 2023 (6a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Of. Do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia.  

S. BRÁS, BISPO / S. ANSCÁRIO (OSCAR), BISPO /     

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. (Sl 105, 47)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração do Dia 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura – Hebreus 13, 1-8

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Hebreus.

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros. 5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Hebreus 13, 1-8

Reflexão - “Conselhos para uma vida plena.”

“Esta leitura nos faz refletir sobre a qualidade da nossa vida aqui na terra e o autor sagrado nos motiva a viver em consonância com o amor que recebemos de Deus manifestado em Jesus Cristo. Entre outros conselhos para uma vida plena, ele nos incentiva a vivenciar a hospitalidade recordando o Antigo Testamente quando fala da visita dos três Anjos a Abraão e Sara. E continua nos exortando, claramente, dizendo: “Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo!”   Em outras palavras ele esclarece que o sofrimento dos nossos irmãos é o nosso próprio sofrimento, pois formamos um só corpo. Nós que vivemos num mundo egoísta e indiferente às dores uns dos outros, precisamos ter consciência de que tudo o que fizermos terá repercussão na nossa vida e na vida das pessoas que estão ligadas a nós.  Por isso, ele nos recomenda a perseverar no amor fraterno acolhendo com boa vontade a todos os que precisam da nossa proteção e nos adverte de que o amor ao dinheiro não deve inspirar a nossa conduta, isto é, que nada façamos por interesse pessoal e que nos contentemos com o que possuimos, confiando na providência de Deus que nunca nos abandonará. O Senhor é o nosso auxílio e jamais poderemos temer as dificuldades da nossa vida. O mesmo Jesus que veio a terra e se entregou por nós até à Morte, vive e reina ainda hoje e por toda eternidade nos sustentará. Que possamos apreender todos estes ensinamentos e colocá-los em prática no nosso dia a dia convencidos (as) de que a vivência do amor tal qual Cristo viveu é a maior arma que temos para entrar na terra prometida por Deus. – Você é uma pessoa acolhedora? – Você se envolve no sofrimento dos outros ou fica somente de fora assistindo de camarote? – Você acha que a prática do amor nos leva a uma vida feliz? – Você tem amor ao dinheiro? – Você costuma se guiar pelos seus interesses?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 26 

🗣 O Senhor é minha luz e salvação!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei. 🗣

_ _ _ _ _ _  

3️⃣ Pois um abrigo me dará sob o seu teto nos dias da desgraça; no interior de sua tenda há de esconder-me e proteger-me sobre a rocha. 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Senhor, é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado. 🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 26 

Reflexão - “Este salmo é um verdadeiro hino de confiança na proteção de Deus. Quando nós exercitamos esta certeza de que nada temos que temer porque o Senhor é a nossa luz e salvação tudo se torna para nós mais fácil de conquistar. A nossa fé na providência e no auxílio de Deus é uma arma poderosa para que nós alcancemos a vitória diante dos nossos desafios. Por que temer os homens se Deus está conosco? Por que nos asilar nas moradas do mundo se temos no Senhor um abrigo sob o Seu teto? A face de Deus se revela para nós a cada momento em que O buscamos. Portanto, procuremo-Lo já que Ele se deixa encontrar.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Marcos 6, 14-29

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia 

 Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Cf. Lc 8, 15)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos. 

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 

15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 

17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 

19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 

20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 

22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 

23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 

25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 

27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 

28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 

29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “ A vaidade de Herodes.”

“Este Evangelho é uma salutar advertência a todos nós que, embora aceitemos a Palavra de Deus, mais amamos parecer do que ser efetivamente santos. Lemos no Evangelho desta 6.ª-feira a respeito martírio de São João Batista, degolado por causa da vaidade de Herodes. Vemos, pois, a imensidade deste pecado, o seu poder destrutivo, a sua força corruptora. O tetrarca, de fato, se comprazia em ouvir as pregações do Batista: gostava de o escutar, "embora ficasse embaraçado" ao ver-se tão pecador e, ao mesmo tempo, tão indisposto ao arrependimento. Envergonhava-se, quem sabe, de ver-se como efetivamente era: mesquinho e pecador; não se envergonhava, contudo, de sua mesquinharia e de seus pecados. Com efeito, Herodes se agradava ao ouvir a Palavra de Deus; não estava preocupado, porém, em ele próprio agradar ao Senhor. Eis aqui a raiz de sua iniquidade, eis o princípio de suas ações terríveis. Ora, por ser cheia de verdade e justiça, a Palavra de Deus atrai os corações, ilumina as inteligências; mas de nada adianta ouvi-la se não se está disposto a pagar o preço da conversão que ela nos exige. Chegara, enfim, o "tempo oportuno". Em meio à destemperança de teus festejos, ó Herodes, ainda que o tenhas feito a contragosto, preferiste dar cabo do Batista a desagradar aos convivas. Preferiste tirar a vida de um justo a perder o aplauso dos ímpios. Como poderias crer, ó Herodes, tu que, ainda que te deleites com pregações e homilias, recebes a glória dos teu fâmulos, e não buscas a glória que é só de Deus (cf. Jo 5, 44)? Daqui se vê o que realmente separa o justo de um ímpio. O primeiro quer agradar a Deus; o segundo, apenas a si mesmo. O justo vai à Igreja por amor e renúncia; o ímpio, por vaidade e passatempo. O primeiro, arrependido de suas faltas, escuta: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão", e vai logo fazer penitência, deixando para trás a sujeira de sua velha vida; o segundo, ao ouvir a mesma pregação, decide fazer-se de surdo e matar o pregador. Se a Igreja admoesta o justo com incômodas verdades, logo ele se conforma ao que lhe manda a Esposa de Cristo; o ímpio, ao contrário, se não lhe apraz este ou aquele ponto da doutrina, antes julga melhor repreender a Igreja e conformá-la às suas próprias loucuras. Que Herodes seja para nós, igrejeiros tão pouco cristãos, um aviso sério de que uma vida de verdadeira santidade é muito mais do que devoções ou piedades. Temos de estar dispostos a querer agradar a Deus acima de todas as vanglórias humanas, de todos os olhares deste mundo, ainda que isto nos custe o sangue, nos custe amizades, nos custe a "boa fama" que poderíamos construir. Que o bem-aventurado Precursor do Senhor, com o exemplo de seu martírio, nos evangelize hoje e nos faça livres da "beatice" superficial e maquilada de um Herodes Agripa. Seja o nosso amor pronto a tudo entregar por Deus, a tudo sofrer por Deus, a tudo perder por Deus. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...