terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

📆 *01 de Março de 2023 (4a Feira)*

 📆 *01 de Março de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. FÉLIX III, PAPA / S. ALBINO, BISPO / ADRIANO DE MARSELHA E EUDÓCIA.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! *(Sl 24, 6. 3. 22)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jonas 3, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Jonas.  

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 

2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 

4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 

6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.

7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 

8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 

10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jonas 3, 1-10*

*Reflexão - ““voltar atrás”

“Jonas pela segunda vez foi intimado por Deus a ir até a cidade de Nínive para chamar seu povo à conversão. Ainda hoje o Senhor conta com os Jonas que são enviados por Ele para nos abrir os olhos, ligar os nossos ouvidos e tocar o nosso coração por meio da pregação da Sua Palavra. Algumas vezes, porém, somos nós os próprios Jonas, enviados por Deus para exortar as pessoas na “grande cidade de Nínive”. Nínive é o local para onde o Senhor nos manda ir e pode ser a nossa casa, o   nosso trabalho ou mesmo dentro da nossa comunidade. Na leitura vemos que o povo escutou e acreditou nas admoestações de Jonas, inclusive o próprio rei. Quando o rei, isto é, aquele que está à frente de um povo, atende e vive a Palavra de Deus, os seus seguidores são salvos. De certa forma somos “reis” diante de alguém, isto é, responsáveis pelo crescimento de alguma pessoa e, muita coisa para poder melhorar dependendo do nosso testemunho e da nossa decisão de mudar e de voltar atrás nas nossas concepções. A leitura também nos revela que Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.  Será que Deus volta atrás? Voltar atrás é tão difícil para nós! Quando dizemos uma coisa, temos a pretensão de sustentar até o fim, mesmo que o mundo mude e as coisas se transformem. Nós sempre temos a razão! Como Deus age diferentemente de nós! Ele quer apenas a conversão do pecador: o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. Ele é objetivo nos Seus planos e realizações: quer nos salvar!  Nós, hoje, podemos ser Jonas, ou um dos ninivitas. Somos mensageiros de Deus para salvar o mundo e estamos no mundo para sermos salvos através dos mensageiros de Deus. É tempo de conversão, tempo de mudanças e o Senhor nos diz: “enquanto há vida, há esperança”, portanto, ainda há tempo! – Como você tem recebido a exortação do Senhor por meio dos “Jonas” que o vêm advertir? – Qual é o seu propósito de conversão nesta quaresma? – Em que você precisa mudar?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 50* 

🗣 *Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “O amor de Deus nos purifica do nosso pecado e apaga completamente a nossa culpa. Clamar por misericórdia é apossar-se do amor infinito do Pai que nos criou para uma vida plena. O salmista pede a Deus que crie nele um coração que seja puro e que lhe dê de novo um espírito decidido. É disso que também nós precisamos: de um coração puro, um espírito decidido e de uma alma penitente. E é isso também que agrada ao Senhor.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 29-32*

_ _ _ _ _ _ 

 _Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!_ 

 _Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente. *(Jl 2, 12-13)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 

31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A Quaresma é para mudar de vida.”*

“Esta geração é uma geração má”, diz-nos hoje o Senhor. “Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Na Quaresma, a Igreja propõe-nos um itinerário de fé com o propósito de conformarmos nossa vida à de Cristo. Isso se faz, sobretudo, por meio da imitação das virtudes do Senhor: sua oração, sua austeridade, sua mansidão, sua misericórdia. É justamente ao seguimento prático de Cristo que o Evangelho de hoje quer-nos provocar. Cristo, reunida uma grande multidão, começa a queixar-se da incredulidade de seus ouvintes: “Esta geração é uma geração má”, infiel à Aliança do Senhor (cf. Is 1, 21; 50, 1; Ez 16; Os 2, 5). “Ela busca um sinal”, não por desejo de conhecer a verdade, mas pelo gosto de ver coisas novas e admiráveis. Por isso, “nenhum sinal lhe será dado”, porque o que Jesus pede de quem o segue é uma atitude de fé e confiança, de conversão de vida. Prova disso são os dois exemplos tirados do Antigo Testamento com que Ele ilustra este ensinamento: a rainha do Sul e o profeta Jonas. A primeira, de origem pagã, vem de uma região longínqua para aprender da sabedoria de Salomão e adorar o Deus verdadeiro (cf. 1Rs 10, 1). Jonas, ao contrário, pertencente ao povo de Israel, é enviado a pregar aos ninivitas, não tanto para a conversão deles quanto pela de seu próprio coração, cheio de rancor e vingança. Com quanta humildade, pois, não devemos nós, iluminados pela fé, submeter-nos àquele que é maior do que Jonas e Salomão! Não sigamos o modelo dos israelitas, pedindo a Deus provas e mais provas; antes, busquemos a mudança de conduta e mentalidade sem a qual a cruz de Cristo será sempre escândalo e loucura. Que Ele nos conceda a graça de, já nestes primeiros dias de Quaresma, retomarmos o bom caminho se porventura nos desviamos, a fim de alcançarmos o conhecimento da verdade e a salvação que Deus quer para todos os homens.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


📆 *28 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)*

 


📆 *28 de Fevereiro de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. HILÁRIO, PAPA / SÃO ROMANO / JUSTO, SERAPIÃO, OSVALDO E DANIEL ALEIXO BROTTIER.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vós fostes, Senhor, o refúgio para nós de geração em geração: desde sempre e para sempre vós sois Deus. *(Sl 89, 1-2)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Olhai, ó Deus, vossa família e fazei crescer no vosso amor aqueles que agora se mortificam pela penitência corporal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 55, 10-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 

11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 55, 10-11*

*Reflexão - “A semente do Amor de Deus é a Sua Palavra”*

“Tal como a chuva que cai e fecunda a terra, o amor de Deus desce do céu como gotas por meio da Sua Palavra com o propósito de fertilizar o solo do nosso coração e fazer germinar a Sua semente para o plantio e alimentação da nossa alma. O objetivo de Deus é claro: “realizar tudo o que for de Sua vontade a fim de produzir os efeitos que Ele pretendeu ao enviá-la” A vontade de Deus é o paraíso para que tenhamos uma vida promissora e abundante de graças.  Quem pensar assim e aceitar a Sua orientação terá uma vida saudável no corpo e na alma.  Os efeitos que a Palavra produz em nós são tais quais os que a semente quando regada pela chuva, produz na vida do homem.  Somente a escuta atenta da Palavra de Deus nos fará viver nesta quaresma, uma preparação eficaz para ressuscitarmos com Cristo, no domingo de Páscoa. Que nós possamos “enxergar” e sentir os efeitos da Palavra de Deus em nosso coração, que é o Seu Amor, assim como vemos e sentimos os efeitos que a chuva e a neve fazem na terra que está à nossa vista. – Você já prestou atenção nos efeitos da chuva quando cai na terra seca? – Você já enxerga em si os efeitos do amor que se manifesta por meio da Palavra de Deus? – Você já entendeu qual o propósito de Deus para si, pelas mensagens que a palavra revela? – No seu coração há terra seca, espinhos, mato ou flores e frutos? Pense nisto!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 33* 

🗣 *O Senhor liberta os justos de todas as angústias.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 33* 

*Reflexão* - “O salmista exalta a justiça de Deus para com todos os que O procuram. O Senhor nosso Deus está atento às nossas súplicas e sempre pronto a atender as nossas necessidades, principalmente daqueles (as) que têm o coração atribulado e o espírito abatido, isto é, arrependido e humilhado, dependente dos Seus cuidados.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 6, 7-15*

_ _ _ _ _ _ 

 _Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!_ 

 _O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. *(Mt 4, 4b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.

9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 

10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 

11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 

12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 

13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 

15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O porquê da oração.”*

“Como deve ser a oração cristã? Por que parecem dar tão pouco fruto as nossas preces? Será que estamos com o coração no lugar certo na hora de rezar ou estamos, ao contrário, buscando que Deus faça a nossa vontade, em vez de fazermos nós a dele? No Evangelho de hoje, Cristo nos ensina a oração do Pai-Nosso. E nós podemos, e até devemos perguntar-nos agora o porquê da oração. Afinal, por que nos manda a Igreja que, neste itinerário quaresmal que vamos já percorrendo há uma semana, dediquemos mais tempo à prática da oração, sobretudo da mental? Muitos rezam porque acham que só assim poderão mudar a vontade divina, como que a induzindo a cumprir a humana. Estes são os pagãos, se não de nome, ao menos de espírito, duramente criticados por Nosso Senhor, que lhes reprocha aqui a pretensão de serem ouvidos à força de palavras. Quem não conhece, se é que não é réu deste pecado, alguém que tenha realizado um sacrifício ou um ato de misericórdia simplesmente para obter o que tanto queria, como se Deus estivesse obrigado a satisfazer aos nossos caprichos e aceitar como moeda de troca as nossas obras, sempre tão desprezíveis sem a sua graça? Contra essa tentação de pensar que é o Senhor quem está a serviço do homem, e não o contrário, Jesus nos recorda que somos nós os escravos, e que é a nossa vontade que deve coincidir com a divina: “Faça-se a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Fomos por Ele criados, é verdade, no centro de toda a criação, mas com o propósito de lhe oferecermos em ação de graças e culto de adoração tudo o que dele recebemos: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome”. Sabemos que, por causa do pecado, muito nos custa este esforço de pôr no centro de nossa atenção, afetos e desejos a vontade de Deus, quase sempre contrária aos nossos interesses mais imediatos e menos transcendentes; contamos, porém, com a ajuda da graça, capaz de criar em nós um coração novo e em perfeita sintonia com o de Cristo, que nunca quis o que não fora vontade de seu Pai. E para que essa graça produza em nós frutos copiosos de conversão e sujeição à dulcíssima vontade de Deus, precisamos ser solícitos em nossa vida de oração, porque é em oração que o Senhor nos fala mais particularmente e nos vai remodelando à imagem e semelhança de seu Filho, a fim de que com Ele possamos dizer: “Eis que eu venho […]: fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada, porque vossa Lei está no íntimo de meu coração” (Sl 39, 9-10).”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

📆 *27 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *27 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA* (Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES / SÃO GREGÓRIO DE NAREK / NICÉFORO, LEANDRO DE SEVILHA, VALDOMIRO E BESAS.  

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu senhor, assim os nossos para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! *(Sl 122, 2-3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Convertei-nos, ó Deus, nosso Salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Levítico 19, 1-2. 11-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Levítico.  

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 

2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 

11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 

12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.

13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 

14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.

16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 

17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.

18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Levítico 19, 1-2. 11-18*

*Reflexão - “A santidade não é opção nossa, mas um mandamento do Senhor!”*

“Nesta leitura, por meio de Moisés o Senhor nos dá uma ordem para que sejamos santos, assim como Ele é Santo! Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e precisamos manifestar na terra a Sua santidade, por isso, Ele nos ordena: “sede santos”!  A santidade, pois, não é uma opção nossa, mas um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade.  Ser santo é, portanto, o nosso desígnio, porém, requer muitas particularidades, assim sendo, somente com o nosso próprio Criador é que apreendemos a como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: - Quais são as ações que denotam sinais de que você busca a santidade? – Para você, o que significa ser santo? – Dentre o que Moisés recomenda, o que você ainda continua fazendo? – Furtar... mentir... enganar os outros...jurar falso...extorquir...amaldiçoar...conspirar contra alguém...cultivar ódio...vingança, etc. Pense nisto!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 18* 

🗣 *Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 18* 

*Reflexão* - “O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto, é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.“                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 25, 31-46*

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha!_ 

 _Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação. *(2Cor 6, 2b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 

32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 

33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 

35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 

36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 

38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 

39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 

42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 

43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 

44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 

45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 

46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Siga o itinerário quaresmal.”*

“No fim de tudo, seremos julgados por Aquele que é amor pelo amor que em vida lhe tivemos. Mas esse amor não costuma surgir do nada, mas obedece a um dinamismo próprio, que começa na superação do egoísmo e dos caprichos da carne. No Evangelho de hoje, Jesus nos conta uma parábola em que Ele mesmo se apresenta como rei, juiz e pastor. Seremos, no fim, julgados pelo amor, ou seja, pelo amor que nós tivemos a Deus manifestado no amor ao próximo. É exatamente esse — digamos assim — o centro da mensagem dessa parábola: precisamos amar a Deus. Nisso consiste toda a Lei, amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o coração, com toda a força. Mas a forma de chegarmos aonde queremos chegar é exercendo uma morte diária que vá fazendo surgir no nosso coração o amor a Deus no amor pelo irmão. É isso o que as pessoas precisam compreender, e aqui está a realidade do itinerário quaresmal. A Igreja traça para nós um itinerário, porque há o lugar em que estamos e o lugar a que temos de chegar. Temos de viver o êxodo da escravidão, do pecado, do egoísmo e da miséria para chegar à terra prometida do amor a Deus. Para isso, de forma bem concreta, é preciso de fato viver um itinerário, que não será inventado por nós, pois já está escrito na própria natureza das coisas. Por isso a Igreja, na Quaresma, nos propõe três obras fundamentais: o jejum, ou seja, penitência ou mortificação; a oração, ou seja, abertura à graça de Deus por meio da vida espiritual; e a esmola, ou seja, caridade por Deus exercida no amor concreto pelo próximo. Essas três obras quaresmais são um itinerário. Ora, uma vez que estamos dando start, ainda começando o caminho da Quaresma, precisamos entender qual é a lógica disso tudo, a lógica do itinerário da Quaresma. Número um: Onde estamos? Estamos numa situação de egoísmo, na qual o homem velho ou a mulher velha está “muito bem, obrigado”, por isso precisamos mortificá-lo. Para tanto, a Igreja nos propõe o jejum. O jejum é simplesmente — digamos assim — um resumo de toda a vida de ascese e de penitência. Não é para prejudicar a saúde, não. A finalidade não é essa. A finalidade do jejum é dizer às nossas tendências egoístas: “Não é você quem vai mandar em mim. Fique aí, ‘de boa’, ‘na sua’”. Você precisa mortificar o seu egoísta. Mas apenas o jejum não basta. O jejum é deixar de ser movido pelo egoísta, mas agora é preciso ser movido pelo Espírito Santo e pelo amor, a fim de mudar, isto é, sair do Egito e da escravidão. Como ser movido? É preciso oração, porque a oração é o que abre o nosso coração a ser movido pela graça de Deus. Primeiro, deixar de ser movido pelo homem velho e egoísta; segundo, ser movido agora pelo Espírito Santo na oração. Na dinâmica dessas duas obras — deixar de ser movido pelo egoísta (jejum), ser movido pelo Espírito Santo (oração) — nós começaremos a amar concretamente a Deus nos irmãos. É a esmola. De amor em amor e de fé em fé, iremos progredindo até chegar à santidade que Deus quer para nós. Essa é a lógica, a engenharia das obras quaresmais. Voltaremos a falar sobre isso nestes dias; mas já vá meditando acerca do tema, porque é importante entender como o processo funciona. Se você quer viver, ou seja, sair da escravidão do Egito, do egoísmo e do pecado e fazer um êxodo para o amor a Deus no Céu, também manifestado nos irmãos aqui na terra, precisa seguir um itinerário. É o itinerário quaresmal.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

📆 *26 de Fevereiro de 2023 (Domingo)*

 📆 *26 de Fevereiro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA* (Verde, Glória, Creio - III Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. CONRADO CONFALONIERI / ÁLVARO DE CÓRDOVA E GABINO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias. *(Sl 90, 15-16)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 

9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

3, 1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’”

2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim nós podemos comer. 

3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele, nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.

4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 

5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 

7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7*

*Reflexão - “O pecado original”*

“Em linguagem alegórica o autor do Livro do Gênesis retrata aqui a raiz do pecado da humanidade, o pecado original. A desobediência foi o pecado que afastou o homem de Deus. O homem, Adão e Eva, isto é, a humanidade, foi criado por Deus para viver em perfeita harmonia com Ele, consigo mesmo, um com o outro e com a natureza. Por influência do demônio, aqui representado pela serpente, a mulher desobedeceu e levou o seu marido a também desobedecer às ordens de Deus. Por curiosidade, e também por ambição de ser grande o homem caiu na sugestão do inimigo. O homem e a mulher ainda hoje continuam sendo tentados pela “serpente”, o inimigo de Deus, o demônio que se manifesta de várias maneiras nos aliciando e nos fazendo cair nas concupiscências, que são: a concupiscência da carne a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida. Da concupiscência da carne nascem a gula, a luxúria e a preguiça; da concupiscência dos olhos nasce a avareza (Amor desregrado pelo dinheiro e bens materiais);  e do orgulho da vida nascem a inveja, a cólera e o orgulho ou amor da vã glória, (“Paixão que nos leva a sobre-estimar e a procurar de modo exagerado a glória”).  O prazer, o poder e o possuir são apetites inerentes à nossa humanidade que nos impedem de caminhar na graça de Deus, nos fazem viver fora dos Seus mandamentos e, consequentemente, nos afastam do Paraíso, isto é, da intimidade com o nosso Criador assim como aconteceu com Adão e Eva. Eles também quiseram ser senhores das suas vidas, quiseram ter conhecimento de tudo, mas na verdade, encontraram-se, nus e abandonados, com medo de Deus. Este ciclo quaresmal nos é propício para que façamos também uma reflexão sobre as concupiscências que nos afastam de Deus. – Como você tem lidado com a tentação? – Você compreende logo que estão tentando aliciá-lo (a), ou  cai na esparrela como um patinho? – Você costuma dar vazão às pretensões da sua vontade própria? – As coisas que lhe dão prazer trazem paz à sua alma? – Você tem intimidade com Deus? – O que pode  atrapalhar o seu crescimento espiritual?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 50* 

🗣 *Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “A alegria e a paz são frutos da justiça. Quando estamos afastados da graça de Deus a tristeza e a intranquilidade ocupam um lugar dentro do nosso coração. Porém, a consciência de que somos miseráveis e pecadores, portanto, injustos, nos dão a motivação necessária para clamar a Deus por um coração renovado e puro e um espírito decidido a não mais pecar. Aí então, nós podemos novamente cantar louvores ao Senhor com alegria e serenidade.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 12-19*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 

Irmãos: 12Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.

13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 

14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, – o qual era a figura provisória daquele que devia vir –. 

15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobres todos. 

16Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação, a partir de inúmeras faltas.]

17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 

18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.

19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 12-19*

*Reflexão - “A obediência de Jesus nos salvou”*

“Por causa da desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo, consequentemente todo o gênero humano se tornou pecador. Adão, foi assim, causa de perdição para toda a sua descendência. Da mesma forma, pela justiça de Cristo a salvação veio ao mundo e todo o gênero humano foi redimido. Assim, pela obediência, Cristo se tornou causa de salvação para todo o seu povo e para nós também. Somos descendentes de Adão, segundo a carne, mas somos descendentes de Cristo, segundo a graça. Jesus Cristo veio ao mundo assumindo uma alma e um corpo realizando assim as núpcias com a natureza humana.   “Pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi inserida numa situação de pecado, mas pela obediência de um só homem, Jesus Cristo toda a humanidade passará para uma situação de justiça.” Pelo Batismo somos purificados dos nossos pecados e recebemos a vida nova no Espírito Santo.  Deste modo, todo o homem renasce e se renova em Cristo porque, a semente de Cristo, isto é, o Espírito de Deus tem o poder de nos fazer novas criaturas. Não podemos permanecer no passado, no tempo da ignorância, precisamos renunciar aos erros da vida antiga e seguir a Cristo Jesus que é a justiça do Pai para nós. A graça de Deus é muito mais eficaz do que o pecado.  – Você se considera descendente de Adão ou de Jesus Cristo?  - Você já se apossou da graça que recebeu no seu Batismo? – Você tem feito uma avaliação das suas ações do tempo presente em relação ao seu passado? – Você melhorou?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 4, 1-11*

_ _ _ _ _ _ 

 _Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus._ 

 _O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus. *(Mt 4, 4b)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 

2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 

3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 

4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.

5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 

6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 

7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”

8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 

9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 

10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”.

11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Por que somos tentados?”*

“Foi logo após receber o batismo que Cristo foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. Também a nós, é especialmente depois que fomos agraciados com o dom da fé e com a graça dos sacramentos, que nos advêm, por misteriosa permissão divina, as tentações do inimigo de Deus. Mas por que são tão violentamente testados justamente aqueles que receberam da Igreja a graça espiritual? Todos os anos, na primeira semana da Quaresma, a Igreja proclama em sua liturgia dominical a passagem das tentações de Cristo. Ano passado, a partir da narração de São Lucas Evangelista, servimo-nos de Santo Tomás de Aquino como guia e intérprete desse episódio; este ano, o Evangelho é de São Mateus, mas o doutor que nos ajudará a compreender esse acontecimento da vida de Nosso Senhor é o mesmo (cf. Comentário ao Evangelho de São Mateus, c. 4, l. 1). Primeiro, Jesus foi conduzido ao deserto "quando já tinha sido declarado pela voz paterna como Filho de Deus, com o que se dá a entender que a tentação é iminente para aqueles que se tornam filhos de Deus pelo Batismo, conforme palavra do Eclesiástico (2, 1): 'Filho, ao entrares para o serviço do Senhor, prepara a tua alma para a tentação'". Para dizer a verdade, todos os que recebem de Deus a graça espiritual são chamados para esse combate contra Satanás, motivo pelo qual o Aquinate chega a confirmar a possibilidade de o sacramento da Confirmação ser ministrado também às crianças, já que elas são capazes de pecar tão logo alcançada a idade da razão (cf. Suma Teológica, III, q. 72, a. 8; Sobre as Sentenças, IV, dist. 7, q. 3, a. 2; Exposição sobre o Símbolo dos Apóstolos, art. 10 [990]). A Quaresma é então esse tempo de luta intensa, representativo de nossa existência neste mundo, dado que "é uma luta a vida do homem sobre a terra" (Jó 7, 1). Embora esses quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor sejam um tempo forte especialmente escolhido para vivermos a oração e a penitência, a verdade é que não devemos descuidar dessas práticas nunca, pois os inimigos de nossa alma não dão trégua em sua luta para perder as nossas almas. Segundo, Nosso Senhor foi conduzido ao deserto. "Este deserto — explica Santo Tomás — era entre Jerusalém e Jericó, onde muitos eram assassinados e do qual falou Jesus ao contar a parábola do bom samaritano (cf. Lc 10, 30): 'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto'". Tragédia semelhante à que se deu com o homem da parábola é a que aconteceu com o povo de Israel, antes de entrar na Terra Prometida, e também a que se passa conosco no "deserto" desta vida. Depois de atravessarem as águas do Mar Vermelho, por muitas provações tiveram que passar os israelitas até entrarem na posse de Canaã; também nós, depois de atravessarmos as águas do santo Batismo, muitos combates devemos travar até entrarmos na posse do Reino dos céus. Por sua vez, o número 40, expresso em todos esses episódios — inclusive no tempo em que Jesus passou jejuando e rezando no deserto —, vem carregado de significados. Um deles é trazido por Santo Tomás, conforme observação de São Gregório Magno: "Esse número é instituído pela Igreja para o jejum porque por ele pagamos o dízimo de todo o ano: do primeiro domingo até a Páscoa são 36 dias de jejum, os quais constituem a décima parte do ano, faltando seis dias. Por isso, desde muito tempo foi adicionado um meio dia, no qual se jejuava até a meia-noite do Sábado Santo". A reflexão mais importante, porém, do Doutor Angélico para este Evangelho, começa a partir de agora, quando ele apresenta cinco razões básicas pelas quais Deus permite que sejam tentados por Satanás aqueles que recebem a graça espiritual: "A fim de que seja provada a sua justiça, pois, como diz a Vulgata, 'quem não é tentado, como se sabe que é bom?' (Eclo 34, 9)". "A fim de que seja reprimida a sua soberba, como aconteceu com o Apóstolo: 'Para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear' (2Cor 12, 7)". "A fim de que seja confundido o Diabo (para que saiba quão grande é a virtude de Cristo, a qual não pode superar), e disso se tem como exemplo a história do servo Jó (cf. Jó 1, 8ss)"; "A fim de que voltem mais fortes os cristãos, assim como voltam mais fortes da guerra os soldados"; e "A fim de que reconheçam a sua dignidade, porque, quando o Diabo assalta alguém, isso é motivo de honra, dado o seu alvo serem os santos". E quem são os santos, senão aqueles que, pelo santo Batismo, ingressaram no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja? Quem são eles, senão os santos Padres do Deserto — os seguidores de Santo Antão —, senão os sacerdotes das grandes tentações — como o Cura d'Ars e São Pio de Pietrelcina —, senão nós mesmos que, assistidos pela graça de Deus, fomos predestinados por Ele para a glória do Céu? Grande é a nossa dignidade, caríssimos irmãos! O nosso preço é o sangue de um Deus. Peçamos a Ele, pois, a graça de vivermos conforme sua santíssima vontade e correspondermos, dia após dia, ao amor tão elevado com que Ele nos amou. Amém.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...