quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

📆 *22 de Dezembro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *22 de Dezembro de 2022 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO* (Roxo, Prefácio do Advento II)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. FRANCISCA XAVIER CABRINI / FLORO E CIREMÃO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ó portas, levantai vossos frontões! Levantai-vos, portas eternas: que ele entre, o Rei da glória! *(Sl 23, 7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de misericórdia, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Samuel 1, 24-28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 

24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 

25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 

26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 

27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 

28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Samuel 1, 24-28*

*Reflexão - “Hoje é tempo de louvar a Deus!”*

“Depois que Samuel foi desmamado, Ana com o coração agradecido, reconhecendo o poder de Deus que se manifestou nela a partir da sua oração, foi até à casa do Senhor e ofereceu a Ele o pequeno Samuel, a dádiva que havia recebido das Suas mãos.  Antes, ela era estéril, mas milagrosamente o Senhor lhe concedeu a alegria da maternidade.    Ao longo de toda a nossa vida e de acordo com as diversas situações nós também temos feito pedidos ao Senhor, e Ele tem nos atendido. No entanto, recebemos os favores e, muitas vezes, esquecemos até de agradecer ou mesmo, de reconhecer a Sua providência para nós. Ana é então, para nós, o modelo da pessoa agradecida. Colocando-nos, hoje, diante do exemplo de Ana, também podemos refletir nas coisas impossíveis que pedimos ao Senhor, mesmo sem esperança, mas que finalmente, se cumpriram. Com o exemplo de Ana nós aprendemos a não somente agradecer ao Senhor, mas também ofertar a Ele o fruto das conquistas que obtivemos pelas Suas mãos prodigiosas. No final de mais um ano todos nós temos a oportunidade de louvar ao Senhor pela Sua providência, pela Sua proteção, pelo Seu consolo e, principalmente, pela Sua misericórdia. Portanto, hoje é tempo de louvar a Deus, de abrir o coração, quebrar as resistências do comodismo e agradecer ao Senhor por tudo!   – Durante o ano que está acabando você fez muitos pedidos a Deus? – Você já reconheceu os favores que Ele lhe concedeu? - Você já agradeceu e ofereceu a Deus o que Dele recebeu? – Aproveite este momento único e faça-o, agora!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 2* 

🗣 *Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 2* 

*Reflexão* - “O Cântico de Ana para nós é um modelo de oração e de reconhecimento ao Senhor que vem em nosso socorro e nos sacia na hora da necessidade. Ela nos ensina a exultar o coração e elevar a Deus o nosso rosto alegre pela Sua intervenção. Reconhecer a nossa pequenez e aclamar a Deus pela Sua onipotência é uma necessidade da nossa alma. Quando assim fazemos, nós nos sentimos fortes e nos tornamos pessoas nobres que ocupam um lugar de honra e distinção no coração do Pai.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 46-56*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Ó Rei e Senhor das nações, e Pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 

48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 

49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 

50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 

52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 

53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 

54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 

55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 

56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Nosso espírito é morada de Deus.”*

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Hoje, 22 de dezembro, às portas do Natal, a Igreja proclama o Evangelho da Virgem Maria, que canta o seu cântico de amor, o Magnificat: “A minh’alma engrandece o Senhor”. O que houve dentro da Virgem SS. nesta explosão de louvor? Pois bem, a primeira coisa que precisamos entender é que não é somente em sua alma humana que a Virgem SS. ama a Deus e transmite-lhe o seu amor, como se isso dependesse só das virtudes e esforços naturais dela. As palavras do cântico indicam algo mais profundo: “A minh’alma engrandece o Senhor, e exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador”. Qual, pois, é a diferença entre alma e espírito? Nós todos temos alma. Todos os seres humanos têm alma. Acontece que Deus quer modificá-la pela graça, Deus quer habitar dentro de nós, naquele “lugar” da alma em que Deus pode viver como Amigo. É a isso que chamamos espírito. Isso acontece de forma claríssima nos justos, ou seja, naqueles a quem Deus purificou dos pecados; no caso da Virgem Maria, ela foi preservada da mancha do pecado. Ora, quando Deus purifica os pecados de uma pessoa por meio do Batismo ou da Confissão, o fiel recebe uma graça, isto é, cria-se dentro dele um “lugar” chamado espírito. Pois bem, nós, quando nos pomos a rezar como a Virgem SS. está rezando aqui no Evangelho, precisamos procurar esse “lugar”. Essa é uma das grandes dificuldades da vida de oração. Muitos vão rezar, mas a primeira coisa que encontram não é a alma nem muito menos o espírito: a primeira coisa que encontram é o próprio mundo psicoafetivo, ou seja, aquilo a que geralmente se chama mundo “passional”. Vamos rezar, tentamos mergulhar em nós mesmos, e o que achamos lá? Agitação, medos, raiva, apegos... É evidente que é difícil rezar assim, e é por isso que precisamos ir mais fundo, descer à alma e, ali, encontrar o espírito. Dizê-lo de maneira teórica parece impor uma missão impossível: “Meu Deus, o padre está exigindo de mim algo que nem sei o que é!…”, mas você certamente já teve alguma experiência dessa natureza, isto é, algum momento da oração, seja ao ouvir uma pregação, seja ao ler um livro ou assistir a uma homilia, em que você pôs de lado as suas preocupações agitadas, enxergou uma verdade de Deus e, ali, experimentou que Ele o estava alimentando. Houve ali um um toque especial, um toque diferente. Ali, Deus tocou-lhe o espírito, o profundo de sua alma. Neste Natal, peça a Deus a graça de pôr em ordem a sua vida de oração, peça a graça de sair realmente da agitação, de largar a Marta agitada no meio das panelas da cozinha, de ir além do mundo passional, que nos cativa como se fôramos birutas levadas pelo vento. Faça o propósito de ter todos os dias um momento só para Deus, para que você possa recolher-se em sua alma e ter o seu espírito iluminado. Que a Virgem Maria seja para nós a Mãe bondosa que nos conduz pela mão. Ela, junto com S. José, é mestre de contemplação. Agarremo-nos à Virgem Maria, tomemos S. José pela mão! Quando olharmos para o presépio montado em nossas casas, com o bercinho vazio, com a manjedoura vazia à espera de Jesus, tomemos pela mão a José e Maria e digamos: “Senhor, vinde visitar-me neste Natal. Vinde, para que a minha alma vos engrandeça, ó Senhor, e exulte o meu espírito em vós, meu Deus e Salvador”.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

Padre Joaozinho:

 

Padre João Carlos (Blog):

 

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:

 

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):

 

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

 

Liturgia das Horas:

 

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...