segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

📆 *20 de Dezembro de 2022 (3a Feira)*

 📆 *20 de Dezembro de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO* (Roxo, Prefácio do Advento II)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. FILOGÔNIO, BISPO / SÃO ZEFERINO / SÃO DOMINGOS DE SILOS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus. *(Cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Senhor Deus, ao anúncio do Anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 

11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 

12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 

13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 

14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

*Reflexão - “Deus está conosco!”*

“Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade.  Assim sendo, por meio do profeta Isaías o próprio Deus nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. A expressão, "Deus conosco” sugere mais do que uma breve visita para um ato sacrifical, é antes, o compartilhar da experiência humana, portanto, o sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para distinguir o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo é o grande mistério do Amor de Deus por nós e foi concebido pelo Espírito Santo na terra do nosso coração!  Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, estamos nos esquecendo de que Jesus, é o Deus conosco, que nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou nos dar não só instruções e revelações, mas um modelo perfeito para copiar, Seu próprio Filho. E para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos.  Precisamos, então ter consciência de que as barreiras as quais temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida tem ajudado nos seus relacionamentos? – Você costuma imitar a Jesus nas suas ações?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 23* 

🗣 *O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 23* 

*Reflexão* - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 26-38*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 


26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,

27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 

31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 

32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 

33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.


34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 

37porque para Deus nada é impossível”. 

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O templo que Deus sempre desejou.”*

“A Virgem de Nazaré, pobre aos olhos humanos, é a mais rica, a mais esplêndida e a mais bela de todas as criaturas, porque é o templo místico, preparado desde a eternidade, que o Filho de Deus escolheu como sua morada. O Evangelho de ontem abria-se com um cenário solene, bem no coração de Israel, no Santo dos Santos, onde Zacarias, comunicado pelo anjo do Senhor, recebera a notícia de que lhe nasceria um filho, o Precursor de Cristo. O Evangelho de hoje, por sua vez, abre-se com um cenário humilde, numa cidadezinha esquecida no interior da Galiléia, na casa da Virgem Maria, que, visitada pelo mesmo anjo, recebe a notícia de que lhe nascerá um Filho, o próprio Deus altíssimo. De um lado, temos um destacado sacerdote da tribo de Abias, no Templo de Jerusalém; de outro, uma Virgem pobre e desconhecida, vivendo numa choupana menos do que miserável. A ambos se dirige o mesmo anjo, com a mesma majestade, para lhes comunicar os desígnios de Deus. De um lado, vemos um suntuoso templo de pedra, construído por mãos humanas; de outro, o templo, incomparavelmente mais santo, do corpo e da alma de Maria, formado com todo o esmero pelas mãos divinas de quem nela nasceria. Porque, com efeito, o templo que, no Antigo Testamento, Deus quis fosse preparado para si não era mais do que tipo e figura deste templo místico que é a Virgem SS., em cujo Coração, nova Arca da Aliança, Cristo nasceria antes espiritualmente para depois, num mistério impenetrável, fazer-se carne em suas entranhas. Se o contraste entre o luxo da Jerusalém e a pobreza de Nazaré já é marcante, não o é menos o contraste entre a pobreza espiritual da Cidade Santa e a riqueza de graça e amor escondida, qual um tesouro reservado só para Deus, no Coração Imaculado de Maria. Se é lamentável a incredulidade com que Zacarias, representando toda a casta sacerdotal, recebeu a notícia do anjo, é infinitamente admirável a fé com que Maria deu o seu “sim” à mensagem mais inacreditável que jamais houve: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

Padre Joaozinho:


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos

Laudes:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:


Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...