segunda-feira, 14 de novembro de 2022

📆 *14 de Novembro de 2022 (2a Feira)*

 📆 *14 de Novembro de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. SERAPIÃO / SÃO JOSÉ PIGNATELLI.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes. *(Jr 29, 11. 12. 14)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Apocalipse 1, 1-4; 2, 1-5a*

_ _ _ _ _ _

✉ Início do Livro do Apocalipse de São João. 

1, 1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 

2Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 

3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 

4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 2, 

1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 

2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Colocaste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 

3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 

4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 

5aLembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 1, 1-4; 2, 1-5a*

 *Reflexão - “O fogo do divino amor”*

“As revelações feitas por Jesus a São João, prisioneiro na ilha de Patmos são exortações que nos motivam a ser perseverantes e fiéis seguidores dos ensinamentos da Palavra de Deus. “Feliz aquele que lê e que escuta as palavras desta profecia e também pratica o que nela está escrito”. É um verdadeiro apelo à nossa conversão e mudança de vida e nos conscientiza de que a nossa perseverança e fidelidade são atributos preciosos na conquista do reino de Deus. Porém, não nos basta somente isso! É necessário que possamos resgatar o amor dos primeiros tempos e demonstrá-lo no ardor e no zelo quando servimos à causa de Cristo. Podemos estar fazendo as coisas só por fazer, cumprindo regras, contudo, o Senhor nos pede muito mais: Ele pede o nosso coração acrisolado, contrito, apaixonado. Que o nosso coração caminhe junto com as nossas ações. O Senhor nos alerta que o momento está chegando e é tempo de salvação, é tempo de assumir o projeto de Deus, para valer. “Converte-te e volta à tua prática inicial” diz o Senhor. Precisamos ressignificar o nosso modo de amar e servir a Deus. Ele nos ama com amor apaixonado e é com este Amor que precisamos também servi-Lo quando servimos o nosso próximo. Isto vale para nós em qualquer profissão ou estado de vida, onde quer que nos encontremos. Precisamos cumprir a nossa missão de construtores de um mundo melhor inflamando os corações com o fogo do divino Amor, a partir dos nossos relacionamentos em família, no trabalho e na comunidade em que vivemos. - Como está a sua disposição em servir a Jesus Cristo? – A sua perseverança e fidelidade retratam o que você sente no coração? – Você ainda tem o ardor dos primeiros tempos, de quando você encontrou Jesus? – Você sente o seu coração pulsar com o fogo do Amor de Deus?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 1*

🗣 *”Ao vencedor concederei comer da Árvore da Vida.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 1*

 *Reflexão* - “Precisamos ser esta árvore plantada à beira da torrente, para que a nossa folhagem seja sempre verdejante. A torrente é o Espírito Santo, a Palavra, o culto ao Senhor, de coração. Seremos vencedores na medida em que nos entregarmos sem constrangimento a esse rio de água viva que é quem nos faz dar frutos de amor e perseverança.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 18, 35-43*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 

36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 

38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 

40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 

41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 

42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 

43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A cegueira de alguns católicos.”*

“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele: “Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. O Evangelho de hoje nos convida a fazer nosso o pedido que Bartimeu, o cego de Jericó, faz a Jesus Cristo, Filho de Davi: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. De novo, sim, porque Bartimeu não era cego de nascença: tivera já a luz dos olhos, como muitos de nós, quem sabe na inocência da infância, tiveram um dia a luz sobrenatural da fé, mas a perderam com o passar do tempo, enganados por falsas razões, e talvez por uma pontada de orgulho, que nos dá sensação de sabermos mais do que Deus e a sua Igreja. À semelhança do cego Bartimeu, que não se envergonhou de manifestar em alta voz, diante de uma multidão de peregrinos, a sua cegueira, também nós devemos reconhecer que talvez nos tenhamos cegado à luz da fé, escolhendo os artigos em que vamos crer, dando mais peso ao nosso convencimento e conveniência pessoais do que à autoridade de Deus e ao Magistério da Igreja por Ele instituída. Que este dia seja o dia em que finalmente passaremos a enxergar de novo. Para isso, humilhemo-nos aos pés de Jesus Cristo e, implorando o auxílio da graça, professemos com toda a força e com toda a sinceridade que cremos em tudo o que Ele, infalível e sumamente fiável, nos revelou e ensina por meio de sua Santa Igreja Católica. Mesmo que isso nos custe, mesmo que isso exija que, como Bartimeu, subamos com Cristo de Jericó à Jerusalém dos tormentos, tenhamos a firme esperança de que essa fé nos fará um dia entrar na glória da Jerusalém celeste: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...