terça-feira, 18 de outubro de 2022

📆 *20 de Outubro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *20 de Outubro de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUINTA-FEIRA DA XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA MARIA BERTILLA BOSCARDIN / ARTÊMIO, CONTARDO FERRINI E ÍRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. *(Sl 16, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 3, 14-21*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 

15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 

16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 

17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 

18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 

19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 

20Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 

21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.eus com toda a confiança.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 3, 14-21*

 *Reflexão - “Céu e terra, juntos”*

“O mesmo Espírito que age em Jesus Cristo, também age nos santos e age em nós. Não estamos longe da realidade do céu e é o Espírito Santo quem, pela fé, faz habitar Cristo nos nossos corações. É Ele, portanto, quem nos capacita a uma vida interior rica da sabedoria do Pai que é quem dá nome a toda e qualquer família, no céu e na terra.  E, assim, no Espírito nós temos a dimensão da profundidade e da abrangência do Amor de Deus que se manifestou pela entrega de Cristo na Cruz. O Espírito Santo tem o poder de fazer muito mais do que o que nós pedimos ou mesmo sonhamos e ainda muito mais. Este poder atua em nós de uma maneira plena nos capacitando a perseverar na busca da santidade e da verdade para a nossa vida. Estamos estabelecidos, pois, no amor de Deus que nos cumula das mesmas bênçãos da família do céu. Vivemos uma unidade no Espírito Santo e não podemos viver solitários (as) nem longe dos santos. Muitas vezes, nós temos mais integração com os que estão no céu do que com aqueles com os quais convivemos aqui na terra. O céu é o amor de Deus agindo dentro do nosso coração pelo poder do Espírito Santo nos concedendo vida e santidade. Experimente hoje mergulhar nesta Palavra e reflita: – Você se identifica com a realidade da vida no céu? – Você acredita no poder do Espírito Santo que se manifesta por seu intermédio? – Como tem sido a sua vida no Espírito? – Você vive o céu na terra?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 32*

🗣 *”Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 32*

 *Reflexão* - “Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que o escolheu por sua herança!” O povo é cada um de nós e a nação é a nossa família. De geração em geração os desígnios e os pensamentos do Senhor vão perdurar para aqueles que O têm como o Senhor. São todos aqueles que O temem e confiam no poder do Seu amor.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 12, 49-53*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! *(Fl 3, 8-9)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 

50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 

52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 

53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Sim, Jesus veio trazer a divisão!”*

“Não seria contraditório o Deus da unidade trazer a divisão? Em que consiste esse “fogo” que Nosso Senhor veio atear sobre a terra e que, como Ele mesmo diz, “gostaria que já estivesse aceso”? Vamos refletir a respeito do evangelho que a Igreja nos propõe hoje. Jesus diz: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso. Essa palavra, tirada do evangelho de São Lucas, pode ser interpretada de várias maneiras; no entanto, São Cirilo de Alexandria nos coloca diante de uma possibilidade muito interessante. O que é esse fogo? Muitos dizem que é a caridade: Cristo veio atear o fogo do Espírito Santo, o fogo do amor; mas São Cirilo observa que é costume das Sagradas Escrituras designar por “fogo” os discursos sagrados e divinos. Ou seja, assim como o fogo purifica os metais, a palavra de Deus purifica as inteligências e corações. Nesse sentido, Jesus afirma ter trazido uma palavra que incomoda. Reflitamos um pouco. Deus nos concedeu o privilégio de saber a verdade, isto é, de conhecer a realidade sem distorções. Num mundo de ideologias, mentiras e seduções diabólicas, poder receber a palavra de Cristo é uma grande eleição: Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos (Jo 15,15), porque o servo não sabe o que que o seu senhor quer, mas o amigo, sim. Jesus nos trata como amigo quando nos mostra a verdade. Mas esse privilégio não é indolor. Saber a verdade tem seu preço, porque a verdade incomoda. É preciso estar disposto a pagar o preço dela. Aqui está o grande drama. As pessoas dizem muitas vezes: “Ah! Eu quero saber a verdade”, como se isso não as comprometesse em nada nem lhes exigisse qualquer mudança pessoal. Ora, muito pelo contrário! Saber a verdade é ótimo, sim, mas exige um preço. Ao revelar a verdade, Jesus também purifica com o fogo da Palavra de Deus, que reclama de nós uma mudança de mentalidade e de vida. Ora, se vivemos cercados de pessoas enredadas na mentira, é certo que elas começarão a notar nossas mudanças e, mais certo ainda, a incomodar-se com elas. Então acontecerá o que Jesus diz no Evangelho de hoje: Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra. “Mas, como assim?”, dirá alguém. “Como Jesus veio trazer divisão, se Ele é Deus de misericórdia e bondade? Ele só traz unidade, ele só traz paz…”. De fato, Deus quer dar-nos unidade e paz. Sucede, porém, o seguinte: o mundo jaz sob o poder do maligno. Como então poderá haver unidade e paz com Deus? Só há uma maneira, é romper com o demônio. Essa é a missão da Igreja. Num mundo sob o domínio do erro, do pecado, do egoísmo, da miséria e da desgraça, a Igreja tem a missão de anunciar a Palavra de Deus às almas, purificando-as e conduzindo-as à conversão. Mas a partir do momento que uma alma se converte, as que ainda estão no erro começam a espernear contra ela. Imaginemos, por exemplo, um homem casado que decide sair com os amigos para uma cachaçada à noite, regada a drogas e adultério. Depois do trabalho, os colegas vão ao prostíbulo. Se esse homem converter-se de verdade a Cristo, Deus de amor, deverá parar imediatamente com safadezas e infidelidades; deverá abandonar as drogas e o excesso de bebida. Mas irá suceder-lhe o seguinte. Os “amigos” lhe vão dizer: “Cara, vamos lá! É happy hour!” A resposta dele, naturalmente, será negativa, e a reação será imediata: “Que isso? Não está mais bebendo? Virou crente? É fanático! Agora só vive na barra de saia de padre! Deixou de ser homem! Não gosta mais do negócio?”. O que é isso? Um caso de divisão, mas de uma divisão boa. Quem está perdido em alto mar, a ponto de afogar-se com seus companheiros, não deveria lançar-se sem demora ao navio de resgate, para salvar a si e aos outros? Jesus trouxe-nos o fogo purificador da Palavra de Deus. Se nos deixarmos purificar por ele, os que antes eram amigos começarão a olhar torto. É uma consequência normal, pois é amigo quem ama as mesmas coisas e odeia as mesmas coisas. Antes tínhamos “amigos” de pecado porque amávamos pecado; como odiávamos a Deus e a religião, também nossas amizades, em geral, as odiavam. Éramos todos náufragos. Graças a Deus, o Verbo divino purificou-nos pela verdade evangélica, dando-nos a conhecer a miséria e o perigo em que vivíamos e as consequências nefastas de nossos excessos, tanto para nós como para nossa família. Eis aí um propósito concreto para hoje: ter a coragem de cortar as amizades más e falsas e buscar as boas e verdadeiras. Sim, devemos rezar e trabalhar, dentro do possível, pela conversão de nossos antigos companheiros de pecado, mas não é na cachaçada nem no prostíbulo que os ganharemos para Cristo. Rompamos com tudo o que for para nós ocasião de pecado. Renovados pela graça, aprendamos a amar o que amaram os santos e a odiar o que odiaram eles. Depois de Deus, temos neles nossos primeiros e melhores amigos. Jesus é o Deus da paz e da unidade, mas veio trazer a divisão e a guerra, no sentido de que deve haver uma tomada de posição firme: seremos por Ele e contra o pecado, ou contra Ele e pelo mundo? — Que o fogo consumidor da palavra de Deus nos inflame para um sim firme e resoluto à primeira alternativa!”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...