terça-feira, 18 de outubro de 2022

📆 *19 de Outubro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *19 de Outubro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA / ISAAC JOGUES, JOÃO DE BRÉBEUF E PAULO DA CRUZ.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. *(Sl 16, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 3, 2-12*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 

3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 

4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 

5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 

6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 

7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício do seu poder. 

8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 

9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 

10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 

11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 

12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 3, 2-12*

 *Reflexão - “O mistério da esperança”*

“Sempre atento ao que Deus lhe revelava São Paulo, pôde perceber o grande plano do Senhor em relação aos pagãos, isto é, aqueles que não eram judeus, e, por essa razão, não tinham acesso à herança da salvação em Jesus Cristo. Este mistério Deus lhe deu a conhecer e essa foi também a sua grande missão: anunciar o Evangelho àqueles que não tinham esperança. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a todos. Pela Fé, nós temos em Cristo, o direito e a liberdade de nos aproximar de Deus com toda a confiança. Com efeito, nunca poderemos desanimar nem afirmar que alguém não pode ser salvo. Jesus Cristo é a nossa garantia, pois fomos justificados pelo Seu Sangue. Todo aquele que crê e professa que Jesus Cristo é o Senhor, será salvo. Como São Paulo, nós também temos a graça de anunciar ao mundo a insondável riqueza de Cristo que nos é revelada a cada dia quando refletimos a Sua Palavra e nos aprofundamos no conhecimento do Seu amor. O Senhor também nos revela os Seus mistérios de amor que nos dão esperança de que somos participantes da Sua graça para anunciar o Evangelho a toda criatura.  – Você tem dúvidas quanto a sua salvação? – O que falta para que você abrace a Salvação que Jesus conquistou para si e todos os da sua família? – Você tem percebido os mistérios que lhe são revelados na sua oração pessoal? – Você se sente participante do conhecimento do Amor de Deus? – Em que se baseia a sua esperança?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 12*

🗣 *”Com alegria bebereis do manancial da salvação.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação,🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 12*

 *Reflexão* - “Todos nós que nos encontramos salvos podemos proclamar com alegria esta verdade e assumi-la com louvores ao Senhor. O Deus Santo de Israel é o Deus Forte que nos sustenta e faz prodígios na nossa vida. Ele se faz conhecer a cada dia, nos mínimos detalhes e é por isso, que nós experimentamos do manancial da salvação.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 12, 39-48*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir. *(Mt 24, 42a. 44)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 

40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 

42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 

43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 

44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 

45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 

46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 

48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Cristo virá como um ladrão à noite. “*

“O dia do Senhor chegará de improviso, qual um ladrão que assalta de madrugada, quando todos da casa estão dormindo. É necessário, pois, vigiar e estar desperto, para que Cristo não nos encontre desprevenidos. Uma vez que o Filho do Homem, tanto em seu retorno glorioso como em seu encontro com cada fiel após a morte, virá de improviso e quando menos esperarmos, é evidente com que vigilância e solicitude devemos estar preparados para a sua vinda, a fim de que Ele não nos surpreenda desatentos ou adormecidos. Os evangelhos sinóticos, cada um ao seu modo, falam-nos dessa realidade em ao menos quatro parábolas: a do ladrão e o dono da casa; a do administrador fiel; a das virgens néscias; e, por fim, a dos talentos (cf. Mt 24, 42-25, 30; Mc 13, 33-37; Lc 12, 35-48; 21, 34-36). No Evangelho de hoje, o Senhor nos conta pela pena de S. Lucas as duas primeiras, nas quais se destacam dois aspectos centrais: de um lado, a certeza de que Cristo virá, a incerteza de quando virá e, por isso, a necessidade de manter-se alerta, como um vigia prudente que está sempre atento ao menor sinal de assalto; de outro, o fato de os bens da casa (isto é, da Igreja), enquanto não chega o dia do Senhor, estarem confiados a um grupo de administradores, os Apóstolos e seus sucessores, chamados a guardar fielmente a sã doutrina, pregar sem medo a Palavra de Deus e administrar com zelo os santos sacramentos. Desse modo, entre a primeira vinda de Cristo, pela qual fomos salvos, e a segunda e definitiva, na qual terá fim a nossa história, há uma fase intermediária — chamada tempo da economia sacramental —, em que todos os fiéis devem estar vigilantes, à espera do seu Senhor, e os pastores, constituídos chefes da família cristã, têm o dever particular de custodiar o depósito da fé e alimentar espiritualmente os seus súditos com a doutrina revelada e a graça dos sacramentos, para que, assim, o Senhor encontre a todos fiéis à vocação do Batismo e perseverantes na mesma fé, católica e apostólica. Mantenhamo-nos, pois, constantes na prática da nossa santa religião, observando-lhe os mandamentos e confessando, de voz e coração, a única fé que Cristo nos revelou. Encomendemos também todos os pastores e prelados da Igreja, para que Deus lhes conceda a graça de procurarem, não os seus próprios interesses, mas os de Cristo; de se entregarem, não aos prazeres da vida, mas ao serviço dos irmãos; e de evitarem, com uma vida limpa e irrepreensível, a pena reservada aos prevaricadores e aos fariseus hipócritas.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...