segunda-feira, 10 de outubro de 2022

📆 *12 de Outubro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *12 de Outubro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL, SOLENIDADE* (Cor branco, ofício da solenidade)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA / S. HEDISTO, MÁRTIR / S. SERAFIM DE MONTE GRANARO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ester 5, 1b-2; 7, 2b-3*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro de Ester. 

Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 

2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.

7, 2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 

3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ester 5, 1b-2; 7, 2b-3*

 *Reflexão - “Jesus é o Rei que atende ao pedido da Rainha."*

“Ester vestiu-se com vestes de rainha e colocou-se em presença do rei para pedir pela vida do seu povo. Ela ganhou as boas graças do Rei que a olha com agrado e diz: “O que me pedes Ester; o que queres que eu faça”? Diante do Rei a rainha Ester prediz para nós o ministério de intercessão de Nossa Senhora diante do Seu Filho, Jesus.  Maria também é a cheia de graças que se põe diante de Jesus para interceder por nós, seu povo. Jesus também não negaria um pedido de Sua Mãe, Maria.  Ela é a Mãe da Igreja e nós somos os filhos e filhas que lhe foram entregues por Seu Filho Jesus, enquanto ela estava de pé diante da Cruz.  Nossa Senhora continua em pé e está parada no vestíbulo diante do Rei a fim de suplicar para nós a graça de uma vida nova. Assim como o povo de Israel nós somos necessitados (as) da proteção da Mãe Rainha em virtude da fúria do inimigo que nos persegue tentando nos tirar do caminho da salvação. Nossa Senhora é a corredentora, auxiliadora e intercessora e está sempre atenta aos nossos pedidos para apresentá-los ao Rei.  Jesus é o Rei que, por intercessão de Sua Mãe, nos concede não somente a metade, mas o reino todo. – Por intercessão de Nossa Senhora Jesus quer hoje, atender ao seu pedido. Faça isto hoje, rezando um terço pela conversão dos pecadores.”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 44*

🗣 *”Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 44*

 *Reflexão* - “Podemos orar com este salmo imaginando a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos situando também entre aqueles que formam o seu cortejo.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 

5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 

13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.

15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 

16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Apocalipse 12, 1. 5. 13a. 15-16a*

 *Reflexão - “Cristo, está junto de Deus e do seu Trono.”*

“O Livro das Revelações, cheio de simbolismo nos relata a realidade da luta espiritual que acontece constantemente. A mulher perseguida pelo dragão e que com ele combate, prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Entretanto, sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, logo, vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e o inimigo de Deus não mais poderá nos atingir. Se vivermos com esta certeza, nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações com a segurança de que Jesus combate por nós. Teremos uma vida com muito mais qualidade. – Você se considera um vencedor (a) em Cristo no combate contra o mal? – Quem está vencendo na sua vida: o bem ou o mal? ”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - João 2, 1-11*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “fazei tudo o que Ele disser!” *(Jo 2, 5b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 

2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 

3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 

5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 

6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 

8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 

9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 

11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Abençoada sois vós, ó Virgem Aparecida.”*

“Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”. 1) Deus quer ser honrado pelos povos. — Hoje, dia em que celebramos a solenidade de nossa Padroeira, a SS. Virgem da Conceição Aparecida, queremos erguer aos céus nossas mãos suplicantes e rogar ao Deus três vezes santo, confiando na intercessão de Maria Imaculada, pelo bem de todo o nosso país. Nós, que tivemos a graça de receber o dom da fé católica, sabemos que, assim como os outros povos, também o Brasil tem a sua vocação específica, porque não só os indivíduos, tomados isoladamente, são chamados a participar dos projetos divinos, senão que as famílias e as comunidades que formamos têm, também elas, o seu lugar próprio nos planos providenciais do Altíssimo: Ele quer ser honrado e servido tanto por cada homem em particular como pelo conjunto das nações e dos estados — é um direito seu, como Senhor e Criador da humanidade, em sua dimensão individual e social. 2) Vocação evangelizadora. — Unido estreitamente à história de Portugal, o Brasil, abençoada Terra de Santa Cruz, tem a missão de ser um povo evangelizador, de levar a luz de Cristo aos lugares aos quais ela ainda não chegou ou, infelizmente, onde ela quase se extinguiu. Eis a nossa tarefa, mas não porque sejamos um povo melhor do que os outros, mais bem preparados, mais cultos, mais ricos; não porque tenhamos “merecido” aos olhos de Deus ser distinguidos com uma missão especial. A história sagrada nos mostra, muito ao contrário, que são justamente os pobres e pequeninos, aqueles que aos olhos do mundo parecem não prometer nada de grandioso, que o Senhor escolhe com preferência e predileção para levar a cabo os seus desígnios. Disso é prova nada menos do que a própria Igreja, um milagre moral de santidade e beleza cujos fundamentos são doze simples judeus, quase todos sem instrução, sem recursos, mas inflamados daquela santíssima e apostólica caridade que faz os humildes superarem os poderosos da terra. 3) Fazer, na fé, tudo o que nos manda Jesus. — Mas para que cumpramos efetivamente este encargo que Deus nos confiou precisamos ser fiéis à nossa vocação, fiéis às nossas origens católicas, fiéis à sã doutrina com que os portugueses ilustraram nossas terras, instruíram nossa gente, conquistaram o nosso coração para aquela que é a Senhora e Rainha de todos os brasileiros. Emancipemo-nos de uma vez para sempre dessa ilusão, tão falsa quanto venenosa, de que estamos fadados a ser o povo “do carnaval, do futebol e do sexo fácil”. Deus nos quer grandes entre os seus santos, e foi por isso que nos colocou sob o amparo daquela que, exaltada sobre todos os coros angélicos, reina ao lado de Cristo e chama todos os seus súditos à obediência da fé e do amor: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, ainda que nos custa, por menos que entendamos, agora, os desígnios de Deus. — Agarrados ao manto de nossa Mãe concebida sem pecado, demos graças e glória Àquele que, uno e trino, nos fulgores do seu trono celeste, governa o Brasil com mão paterna e está sempre disposto a cumular-nos com os bens que realmente importam.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...