segunda-feira, 10 de outubro de 2022

📆 *11 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

📆 *11 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

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*TERÇA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

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😇 *Santos do dia* 

S. ALEXANDRE SÁULI, BISPO / S. FILIPE / SÃO JOÃO XXIII / ZENAIDE E JAIME.     

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⛪ *Antífona de entrada:*

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel. *(Sl 129, 3-4)*

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☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

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📖 *1a Leitura - Gálatas 5, 1-6*

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✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.  

Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 

2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós, se vos deixardes circuncidar. 

3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 

4Vós que procurais a vossa justificação na Lei, rompestes com Cristo, decaístes da graça. 

5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 

6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.

 *Palavra do Senhor.*

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↪ *1a Leitura - Gálatas 5, 1-6*

 *Reflexão - “Livres para amar.”*

“A liberdade é o maior dom que Deus concedeu ao homem e em consequência disso, nenhum de nós está obrigado a agir contra a sua própria vontade. O cumprimento da lei por imposição é um cerceamento da nossa plena liberdade. Por isso, nesta carta São Paulo conscientiza os judeus de que a Fé em Jesus Cristo substitui a circuncisão (operação cirúrgica para remover o prepúcio - a pele do pénis - que cobre a glande), ato obrigatório a todo homem, pelo Judaísmo. Jesus Cristo veio nos libertar de tudo o que nos escraviza e aprisiona, portanto, somos livres da lei e não estamos mais sujeitos a nenhum sinal aparente no nosso corpo. Temos a nossa alma marcada com o Sinal da Cruz e fomos selados (as) pelo Espírito Santo, Aquele que nos conduz à santidade. A Fé em Jesus Cristo é a nossa justificação diante de Deus. Ela nos leva a viver a caridade que é o cumprimento de toda a Lei de Deus para o homem. Na prática, podemos entender que não será de nenhum proveito para nós o cumprimento de regras estabelecidas pelos homens, se, não tivermos a Fé em Jesus Cristo como pilar para todas as nossas ações.” 

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📖 *Salmo - 118*

🗣 *Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!*

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1️⃣ Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes!🗣

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2️⃣ Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!🗣

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3️⃣ Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!🗣

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4️⃣ É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens.🗣

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5️⃣ Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!🗣

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6️⃣ Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade.🗣

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 ↪ *Salmo - 118*

 *Reflexão* - “Precisamos da graça de Deus para viver a Lei do Amor. Fomos salvos por amor e buscamos fazer a vontade de Deus por amor. O salmo nos ensina a cultivar sempre o desejo de viver o amor como cumprimento dos mandamentos de Deus. Ele nos desperta o coração para amarmos mais e mais a Lei do Senhor!”

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🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 37-41*

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 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. *(Hb 4, 12)*_

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 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 

38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 

40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 

41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

 *Palavra da Salvação.*

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↪ *REFLEXÃO*

 *“A pureza de coração.”*

“Limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. V. 37. Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. — a) “Enquanto falava”, isto é, enquanto, certa feita, estava a ensinar o povo com discursos e sermões. Assim o interpretam Agostinho (cf. De consen. evangel. II 39) e Beda, para os quais Lucas não guarda neste ponto a ordem cronológica, mas une no tempo coisas ocorridas em momentos diversos. Maldonado, pelo contrário, seguindo a opinião de Eutímio, julga que a cena aqui narrada aconteceu no mesmo lugar e no mesmo tempo que as anteriores, isto é, após a expulsão do demônio mudo (cf. 11, 14), do sermão em defesa de sua autoridade divina (cf. 11, 15-26) e das críticas à incredulidade de sua geração (cf. 11, 26-36). Nesse sentido, teria o evangelista escrito: “Enquanto falava”, a fim de indicar ao leitor em que ocasião Jesus foi convocado e explicitar, por antecipação (cf. v. 53s), com que ânimo O convidara para jantar um dos fariseus. — b) “Convidou-O”, portanto, não com reta intenção, mas por simulação, ou seja, a fim de observá-lO e buscar algum motivo para O acusar. — c) “Jesus entrou e pôs-se à mesa”, quer dizer, tão-logo entrou em casa, sentou-se à mesa sem ter lavado antes as mãos, segundo as cerimônias observadas pelos fariseus. É a razão do que se diz no v. seguinte. V. 38. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. — a) “O fariseu ficou admirado” por ver Jesus sentar-se sem lavar as mãos, conforme o costume, ficou escandalizado. Todos os judeus, com efeito, e especialmente os fariseus, costumavam fazer uma série de abluções antes e durante as refeições, como se vê nos evangelhos de Marcos (cf. 7, 4) e João (cf. 2, 6). Os fariseus, no entanto, punham a sua santidade e pureza nesta cerimônias de purificação, embora trouxessem em si mesmos um coração impuro e maculado. — b) “Jesus não tinha lavado as mãos antes da refeição”. Acrescenta Maldonado não ser improvável que Jesus assim tenha agido de indústria, para ter ocasião de ensinar, a partir de um escândalo farisaico, o quão vãos e supersticiosos eram a doutrina e o costume dos fariseus, que, negligenciado a pureza da alma, punham toda religião e santidade em lavar e purificar o corpo. V. 39. O Senhor disse ao fariseu: Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. — a) “O Senhor”, vendo por sua ciência tanto divina quanto infusa os pensamentos do outro, “disse ao fariseu”, cuja admiração não parece ter-se manifestado exteriormente. — b) “Vós fariseus”, repreende Ele na pessoa de um só o pecado comum a todos, “limpais o copo e o prato por fora”, isto é, o que é visível e exterior, “mas o vosso interior”, onde está a vossa consciência e a vossa real figura, “está cheio de roubos e maldade”. Com a mesma imagem condena o Senhor, em Mt 23, 25, a hipocrisia dos fariseus e sinedritas. Nota Maldonado que a partícula nunc, que encabeça este v. no texto em latim, tem força adversativa, de modo que o sentido da frase seria: “Se vós limpásseis o que é de dentro como limpais o que é de fora, não haveria de repreender-se o vosso costume; mas (lt. nunc) como limpais diligentemente o que é de fora, o que porém é de dentro está cheio de rapina e dolo, sois insensatos e hipócritas” (cf. v. 40). V. 40. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? — Assim os improba Cristo, comenta o Venerável Beda, “como se dissesse: o que fez as duas naturezas do homem”, isto é, o corpo e a alma, “deseja que as duas estejam puras. Isto é contra os maniqueus, que afirmavam ser a alma criada por Deus, o corpo porém pelo diabo. Isto também é contra os que abominam como mais graves os pecados corporais, como a fornicação, o furto e outros, mas desprezam como de pouca monta os espirituais, igualmente condenados pelo Apóstolo” (apud S. Tomás de Aquino, Catena in Lucam, c. 11, l. 11). V. 41. Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós. — a) “Do que possuís”. Quanto a esta expressão (l. quod superest), os intérpretes latinos se dividem em três sentenças principais: 1) alguns, como Liriano, pensam que se refere à restituição dos roubos mencionados por Cristo no v. precedente; 2) outros, como Beda, pensam que se refere aos bens em geral dos fariseus; 3) outros, enfim, como Boaventura, pensam que a construção em latim significa, na verdade: “O que vos resta”, de maneira que o sentido do v. seria: “O único remédio que vos resta é dar esmolas”. No texto grego, observa Maldonado, a expressão τὰ ἐνόντα parece estar por κατὰ τὰ ἐνόντα (lt. pro facultatibus vestris = “cada um segundo suas possibilidades”), de maneira que o sentido genuíno da passagem seria: “Antes, dê esmolas cada um de vós quanto lhe for possível”. Para uma exposição mais detalhada destas e de outras interpretações, leia-se o comentário de Cornélio a Lapide a este trecho de Lucas. — b) “Tudo ficará puro para vós”. Repreendeu Cristo aos fariseus por limparem o corpo, mas negligenciaram a alma; por isso, ensina que, se derem esmola, tudo (isto é, o corpo e alma, o que é exterior e o interior), ficará puro. Poder-se-ia perguntar, contudo, como é possível que a esmola purifique a alma, o que não pode dar-se senão pela remissão dos pecados. Dizem Beda e Boaventura, comentando este ponto, que a esmola perdoa pecados no sentido de dispor ao perdão deles. É o que ensina a Escritura, ao falar da esmola: Resgata teu pecado pela justiça (Dn 4, 24); Tua caridade para com teu pai não será esquecida (Eclo 3, 15); A esmola livra do pecado e da morte (Tb 4, 11); A esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna (Tb 12, 9). Nota sobre a purificação do homem. — Tudo para vós será puro. “A impureza de cada coisa consiste em estar misturado com coisas mais vis”, isto é, de natureza inferior. “Com efeito, não se diz que a prata é impura por estar misturada com ouro, pelo qual se torna mais nobre, mas por estar misturada com chumbo ou estanho”, por exemplo. “Pois bem, é evidente que a criatura racional é mais digna do que todas as coisas temporais e criaturas corporais. E, por isso, torna-se impura ao sujeitar-se a coisas temporais por amor” a elas. “Ora, desta impureza ela é purificada pelo movimento contrário, a saber: enquanto tende àquilo que está acima de si, ou seja, a Deus. Neste movimento, o primeiro princípio é a fé, como se diz em Hb 11, 6: Para se achegar a Ele é necessário que se creia primeiro. E, por isso, o princípio da purificação do coração é a fé, a qual, se for aperfeiçoada pela caridade formada, causa uma perfeita purificação” (S. Tomás de Aquino, STh II-II 7, 2c.).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


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