segunda-feira, 31 de outubro de 2022

📆 *02 de Novembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *02 de Novembro de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS (Roxo ou Preto, Prefácio dos Mortos – Ofício Próprio)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Como Jesus morreu e ressuscitou, Deus ressuscitará os que nele morreram. E, como todos morrem em Adão, todos em Cristo terão a vida. (1Ts 4, 14; 1Cor 15, 22)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé em Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jó 19, 1. 23-27a* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro de Jó.

Jó tomou a palavra e disse:23“Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 

24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 

25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 

26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 

27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jó 19, 1. 23-27a* 

*Reflexão - "Eu sei que o meu redentor está vivo."*

“Os amigos de Jó tentam consolá-lo, recorrendo a uma sabedoria superficial, expressa em frases feitas e lugares comuns. É o que tantas vezes acontece quando pretendemos confortar alguém que sofre. As palavras de Jó são muito diferentes. No meio do sofrimento, vendo-se às portas da morte e trespassado pela solidão, compreende que Deus é o seu redentor, aquele parente próximo que, segundo os costumes hebreus, deve comprometer-se a resgatar, à sua própria custa, ou a vingar, o seu familiar em caso de escravidão, de pobreza, de assassínio. Jó sente Deus como o seu último e definitivo defensor, como alguém que está vivo e se compromete em favor do homem que morre, porque entre Deus e o homem há uma espécie de parentesco, um vínculo indissolúvel. Jó afirma-o com vigor: os seus olhos contemplarão a Deus com a familiaridade de quem não é estranho à sua vida.” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 26* 

🗣 *O Senhor é minha luz e salvação.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! É vossa face que eu procuro. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor! 🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 26* 

*Reflexão* - “Usando belas palavras o salmista expõe de uma maneira muito clara o desejo do nosso coração que é o de “habitar no santuário do Senhor por toda a nossa vida”. Se nos fosse dada a oportunidade de cavar dentro de nós mesmos (as), perceberíamos que este é o nosso principal anseio. Mesmo assim,  podemos tomar consciência disto e também refletir: “O Senhor é minha luz e salvação, de quem terei medo? ”  Peçamos ao Senhor que Ele ouça a nossa voz e atenda o nosso clamor, retire o medo que nos paralisa, a fim de que possamos experimentar a Sua bondade, desde já, na terra dos viventes.”                          

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 5-11* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos: 5a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 

7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer.

8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 

9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele.

10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 

11Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 5-11* 

*Reflexão - “A esperança não decepciona.”*

“O Amor de Deus, derramado no nosso coração, que é o Espírito Santo, nos mantém firmes na esperança de uma vida presente cheia de graças, aqui na terra, e, no futuro, uma vida plena de felicidade.  Conservamos em nós a certeza de que o Espírito Santo é o próprio amor do Pai e do Filho agindo dentro de nós e, mesmo que ainda sejamos fracos e pecadores nós já fomos justificados pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi por amor que tudo aconteceu e Deus deseja que acreditemos no Seu Filho Jesus Cristo que veio nos dar uma vida nova, no Espírito, e morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Tudo o que era velho já passou, não somos mais inimigos de Deus, pois fomos reconciliados com Ele pela morte de Jesus, portanto, podemos nos gloriar em Cristo que deu a Sua vida para nos salvar. No entanto, não nos basta apenas proclamar estas palavras, mas, principalmente, encarná-las e gravá-las dentro de nós. O amor de Deus em nós é quem nos mantém firmes na amizade  com os homens e com Ele próprio. - Você tem percebido Amor de Deus no seu coração? – Você tem se alimentado com este Amor? -  O que você espera do futuro?  – Você mantém a esperança de uma vida melhor? – Você tem se decepcionado com Deus por causa dos homens?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 6, 37-40*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. *(Jo 6, 39)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 

38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 

39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 

40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”E eu o ressuscitarei no último dia.”*

“A Igreja nos exorta hoje, como mãe compassiva e amorosa, a sufragar as almas de todos aqueles que, tendo partida desta vida na graça de Deus, necessitam purificar-se, antes de entrarem no Reino celeste, das máculas de seus pecados." A Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, dia em que a Igreja nos exorta a sufragar com especial generosidade, com jejuns, esmolas e orações, as almas dos que padecem no Purgatório, é uma ocasião propícia para recordarmos alguns pontos básicos da fé cristã a respeito dos novíssimos. Antes de tudo, é preciso saber que, logo após a morte, a alma humana apresenta-se diante de Deus para receber a sentença do seu juízo particular, em virtude da qual ela irá, de forma definitiva e irreformável, a) ou para o inferno, caso tenha morrido em pecado mortal, ou, se partiu deste mundo em estado de graça, b) para o céu, se estiver totalmente preparada para a visão beatífica, c) ou para o Purgatório, onde deverá pagar a pena temporal de seus pecados ainda não satisfeita, além de purificar-se das imperfeições que a impedem de entrar na glória eterna. Isso significa que, no Dia de Finados, não rezamos para que os mortos se salvem, uma vez que, depois da morte, já está selado para sempre o destino de cada um deles. Proferida a sentença do juízo particular, de nada adiantam, por exemplo, as orações feitas em favor de um condenado. Daí também se segue que o Purgatório, ao contrário de que às vezes se pensa, não é um momento de “indecisão” em que a alma, numa última oportunidade, poderia decidir amar a Deus, e assim ir para o céu, ou rejeitá-lo para sempre, e assim precipitar-se no inferno. Os que vão para o Purgatório, com efeito, já estão salvos: têm garantida a sua eterna bem-aventurança, à qual só terão acesso depois de se terem purificado, padecendo sem mérito na outra vida o que poderiam ter lucrado nesta, da pena temporal devida aos seus pecados já perdoados quanto à culpa. Essas almas benditas, que se acham em condição puramente penal e nada são capazes de fazer por si mesmas, podem contudo ser ajudadas pelos sufrágios dos fiéis, na forma de Missas, orações, esmolas, jejuns e outras obras de piedade, sobretudo pelas indulgências. É a isso que nos exorta hoje a Santa Igreja, é ao cumprimento deste dever sagrado de caridade para com os nossos irmãos mortos na fé que ela hoje nos induz. É verdade que, a não ser por especial revelação, não podemos saber se um nosso parente ou amigo, falecido talvez repentina e tragicamente, sem chance de receber os sacramentos, foi para o inferno ou para o Purgatório. No entanto, essa mesma incerteza, sustentada pela esperança de que Deus não nega a ninguém os auxílios necessários e suficientes à salvação, nos deve impelir a rezar, sim, por todos os fiéis que, mortos na graça divina, necessitam agora do nosso auxílio para que se lhes aliviem as penas que suportam e se lhes abrevie o tempo de padecimento; mas também por todos aqueles que, mesmo sem dar nesta vida sinais visíveis de se terem convertido a Deus, podem muito bem, num ato supremo de misericórdia do nosso dulcíssimo Juiz, estar hoje no Purgatório, onde permanecerão por ainda mais tempo, se não abrirmos nossas mãos para auxiliá-los generosamente. Nossa Mãe SS., que conhece o fim que tiveram os mortos por quem hoje rezarmos, saberá fazer bom uso dos sufrágios que oferecermos, e lhes dará melhor e mais sábia aplicação.”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo Roger Araújo (https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: (1ª Leitura) Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=752); (Salmo e 2ª Leitura)  Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...