terça-feira, 27 de setembro de 2022

📆 *29 de Setembro de 2022 (5a Feira)*

 


📆 *29 de Setembro de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS, FESTA* (Cor Branco) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL ARCANJOS / B. NICOLAU DE FURCA PALENA, PRESBÍTERO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos à sua palavra. *(Sl 102, 20)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Daniel 7, 9-10. 13-14*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Daniel.  

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 

10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 

13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 

14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Daniel 7, 9-10. 13-14*

 *Reflexão - “Anjos, realidade que as Escrituras nos garantem”*

“A Igreja celebra hoje os três gloriosos Arcanjos citados nominalmente nas Sagradas Escrituras: - São Miguel (quem como Deus), o Príncipe da Milícia Celeste, aquele que no grande combate  ocorrido no Céu, derrotou o revoltoso satanás e seus adeptos, precipitando-os no Inferno; - São Gabriel, (força de Deus) o Embaixador de Deus, que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e levou à Santíssima Virgem o convite para ser Mãe do Messias; -  e São Rafael, (Deus curou), um dos sete Anjos que assistem ante o trono divino, que curou a vista do velho Tobias e foi guia e protetor do jovem de mesmo nome”. Portanto, podemos hoje meditar juntamente com os Arcanjos as visões do profeta Daniel que nos revelam a glória de Deus no céu e a realeza e o poder de Jesus Cristo, o “filho do homem” a quem todos os povos, nações e línguas devem se render. Tronos, ancião de vestes brancas como a neve e cabelos como lã são figuras que nos falam da magnificência de Deus e da realidade espiritual onde habitam os Anjos. É um mundo imaterial o qual só podemos atinar com a nossa imaginação, contudo, é uma realidade que as Escrituras nos garantem e que, pela fé, temos acesso e, antecipadamente, podemos contemplar. Por isso, nunca poderemos duvidar da existência dos anjos, mensageiros que Deus colocou para nos defender dos perigos e nos revelar os Seus mistérios de amor. Contemplar e refletir nesta mensagem é cultivar em nós a esperança da vida eterna, promissora e repleta de beleza e ter a certeza de que a vitória de Jesus já nos foi garantida.  – Você acredita na existência dos Anjos? – Qual a sua atitude em relação a eles?  - Você pede a proteção deles? – Você tem Jesus como Senhor da sua vida?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 137*

🗣 *Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 137*

 *Reflexão* - “Esta é sem dúvida uma grande notícia para todos nós: um dia, estaremos juntos com os anjos louvando ao Senhor e contemplando-O face a face. Enquanto lá ainda não estamos, podemos nos nossos momentos de oração pedir a companhia dos anjos e com eles ainda que imperfeitamente, dar graças ao Senhor pelo Seu Amor e por tudo o que realiza na nossa vida.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 1, 47-51*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! *(Sl 102, 21)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 

48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 

51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”São Miguel, São Gabriel e São Rafael, assisti-nos com os vossos Anjos!”*

“Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. A vida do homem sobre a terra, lembra-nos o Livro de Jó, não é senão luta e desassossego (cf. 7, 1). Ainda peregrinos, vivemos neste mundo sem morada fixa, já que a nossa pátria está acima das nuvens, junto de Deus. Até lá chegarmos, no entanto, temos de sobreviver a este desterro e aos inúmeros perigos com que nele deparamos, às diversas emboscadas que ao longo do caminho nos arma a inveja de Satanás, cuja sanha destruidora, não fosse a especial Providência que Deus tem para conosco, arrasaria a face da Terra. Ora, assim como o Senhor enviara um anjo para guardar o povo de Israel até a chegada à Terra Prometida, assim também Ele envia à sua Igreja — o novo Israel — anjos custódios que a guiem e protejam, sobretudo contra as investidas dos demônios, até o seu triunfo derradeiro na glória celeste. É o que nos recorda a festa que hoje celebramos, após quarenta dias de devota preparação. Os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, com efeito, são os três grandes instrumentos de que se serve Deus para conduzir os membros da Igreja às moradas eternas. Embora pequenos na hierarquia celeste, estes três anjos — e Miguel (em hebraico, “quem como Deus”), de modo particular — são prova de que é pela humildade que se vence a soberba do demônio; embora muitíssimo superiores a nós em natureza, eles se dignam servir-nos a nós, homens pobres e débeis de inteligência e vontade, e isso por amor obediente a Deus e por saberem que a mínima quantidade de graça divina deposita no coração de um homem vale mais que todo o universo criado. Estas três glórias dos coros angélicos são, pois, um exemplo formidável de que somente pelo reconhecimento da própria pequenez é possível tornar-se grande aos olhos do Altíssimo, que resiste aos orgulhosos (cf. Tg 4, 6) e a quem nada nem ninguém pode superar em grandeza, poder e santidade. A Ele, em união com os anjos e santos do céu, entoemos sem cessar um hino de glória e louvor e peçamos-lhe a força necessária para, com a ajuda dos santos Arcanjos, preservarmos intacto em nosso coração o dom da graça santificante. — S. Miguel e todos os santos anjos, defendei-nos no combate, para junto de vós cantarmos eternamente as misericórdias do nosso Deus e Senhor!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...