terça-feira, 27 de setembro de 2022

📆 *28 de Setembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *28 de Setembro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. LOURENÇO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES / S. EUSTÓQUIA / SÃO VENCESLAU.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia. *(Dn 3, 31. 29. 30. 43. 42)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jó 9, 1-12. 14-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro de Jó.  

1Jó respondeu a seus amigos e disse: 

2“Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 

3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 

4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 

6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 

7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 

8Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. 

9Criou a Ursa e o Êrion, as Plêiades e as constelações do Sul. 

10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 

11Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. 

12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: — ‘Que está fazendo?’ 

14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? 

15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 

16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jó 9, 1-12. 14-16*

 *Reflexão - “Nunca poderemos ousar lutar contra Deus”*

“Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem sou eu para replicar-lhe e contra ele escolher meus argumentos?” Apesar de sofrer o seu infortúnio, Jó, mais uma vez, diante dos amigos que queriam vê-lo culpando a Deus, se torna um verdadeiro defensor do Seu poder e da Sua majestade. Ele reconhecia a sua limitação e sabia que o Senhor era poderoso para mudar a sua situação, consciente de que somente a Ele competia o tempo e a hora. Os pensamentos de Deus são tão distantes dos nossos que nunca poderemos ousar em lutar contra Ele nem tampouco tentar impedi-Lo de realizar Suas obras.     Realmente, nós sabemos que Deus é perfeito e nós somos imperfeitos, portanto a nós cabe apenas “pedir misericórdia ao nosso juiz” e a graça para suportar as provações e os desafios que precisamos enfrentar. Confiando no Senhor e nos Seus planos, sem pretensão de desvendar os Seus mistérios, no tempo certo, receberemos de volta tudo o que nos foi pedido. A recompensa do Senhor é certa. - A quem você culpa quando as coisas não acontecem como esperava? – Você é daqueles (as), que sempre gostam de encontrar um culpado para o seu infortúnio? - Você acha que Deus é culpado pelos desatinos que existem no mundo? – Você confia no Senhor mesmo na tempestade?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 87*

🗣 *Chegue a minha oração até a vossa presença.”*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 87*

 *Reflexão* - “O Salmista clama, busca de forma diligente e constante, “todo o dia e de noite”, por Deus, mas sem esquecer da oração que é a condição para ser ouvido. Verifica que as tribulações por que passa - dor, enfermidade, abandono, desespero pela vida, fazem-no reconhecer que a única salvação e livramento está na graça da presença de Deus.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 57-62*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! *(Fl 3, 8-9)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 

59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 

60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 

61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Repousar em Deus.”*

“É nEle, e somente nEle, que podemos "repousar a cabeça": e não nas consolações deste mundo, consumidas pela traça; não nos bens terrenos, surrupiados pelo ladrão. O Evangelho de hoje nos apresenta o que é necessário para seguir a Jesus, quais as exigências de quem deseja acompanhar o Messias que decide entregar-se às mãos dos homens. Neste contexto, São Lucas nos faz deparar com três vocações diferentes, com três pessoas chamadas a seguir o Senhor, que, a partir de agora, parte rumo à cidade santa de Jerusalém para beber o cálice que o Pai lhe preparara. Pode-se dizer, com efeito, que a narrativa de Lucas está dividida em duas grandes partes; e é versículo 51 do capítulo nove que serve de divisor de águas. "Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo", escreve o Evangelista, "ele resolveu dirigir-se a Jerusalém." Jesus, sabendo o que lhe esperava, com uma decisão firme, inquebrantável, generosa, sobe a Jerusalém. Ele ascende, pois, à cidade santa para, ali morrendo, enfim ascender, ressuscitado e glorioso, aos Céus. Este episódio põe às claras uma vez mais a união entre a terra e o Céu. Ele nos lembra também a passagem do sonho de Jacó, que, cansado da viagem, chega à região de Betel e, apoiando a cabeça numa rocha, pega no sono; Cristo, porém, nem uma pedrinha possuía para reclinar a cabeça. Mas, apesar de não ter nesta terra um lugar de repouso, Ele está desde toda a eternidade voltado para Pai, reclinado no seio de Deus (cf. Jo 1, 18), onde tem o seu descanso, onde encontra o seu conforto. Lidas em seu conjunto, as Sagradas Escrituras nos revelam aqui mais uma grande e profunda verdade, tão belamente expressa por Santo Agostinho: o nosso coração vive inquieto, intranquilo, enquanto não repousar em Deus. É nEle, e somente nEle, que podemos "repousar a cabeça": e não nas consolações deste mundo, consumidas pela traça; não nos bens terrenos, surrupiados pelo ladrão. É apenas em Deus e com Deus que o nosso espírito pode sentir-se em casa. Jesus Cristo, fazendo-se presente e pequenino na Eucaristia, nos chama hoje a desprezar toda espécie de apego, seja a família, seja o dinheiro, seja o sucesso. Ele quer que, ao longo desta peregrinação em direção à Jerusalém celeste, nossa alma aprenda a desapegar-se pouco a pouco das criaturas, para poder alegrar-se, afinal, no gozo do seu Senhor.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...