terça-feira, 13 de setembro de 2022

📆 *15 de Setembro de 2022 (5a Feira)*


📆 *15 de Setembro de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*NOSSA SENHORA DAS DORES, MEMÓRIA* (Mem., Pf. N. Sra., Cor Branca) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. NICOMEDES / S. CATARINA DE GÊNOVA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Simeão disse a Maria: Teu filho será causa de queda e de ressurreição para muitos. Ele será sinal de contradição e teu coração será transpassado como por uma espada. *(Lc 2, 34-35)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, quando o vosso Filho foi exaltado, quisestes que sua mãe estivesse de pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dai à vossa Igreja, unida a Maria na paixão de Cristo, participar da ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Hebreus 5, 7-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 

8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 

9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se a causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 5, 7-9*

 *Reflexão - “O Plano de Deus é a salvação.”*

“Jesus viveu aqui na terra como qualquer um de nós, por isso, passou por dificuldades, fez súplicas ao Pai, pediu piedade, sofreu e até chorou. No entanto, era também Deus mas não quis ter privilégios.  Cumpriu a missão que lhe fora destinada não se prevalecendo da Sua condição divina e como todo homem, quando estava angustiado Ele se dirigia ao Pai com forte clamor. Mesmo sendo Filho Jesus aprendeu a obedecer, por isso, passou pela Cruz e “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. “Aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve”, tornando-se, assim, o autor da salvação.   Confiante na vitória e submisso à vontade do Pai, Ele passou pela angústia e pela morte, para nos ensinar que quando aceitamos a vontade do Pai e O obedecemos, nós também temos a vitória garantida, ainda que tenhamos de enfrentar a cruz e até a morte, pois os planos do Senhor para nós estão muito além das nossas expectativas humanas.  O Plano de Deus é a salvação, para nós, para a nossa família e toda a humanidade. Precisamos, então, refletir sobre como estamos enfrentando as dificuldades da nossa caminhada, principalmente neste tempo em que todos estamos passando por situações cada vez mais inexplicáveis. Qual será o recado que Deus está dando à humanidade, atualmente? Na maioria das vezes queremos privilégios, desejamos ser poupados dos sofrimentos, no entanto, ao mesmo tempo queremos ser seguidores de Cristo e colaboradores do Seu Plano de salvação. Se somos seguidores de Cristo, devemos ter coerência e perceber qual será o nosso papel de cristão diante do que presenciamos nas pessoas que estão desalentadas e desatinadas. – Faça hoje uma reflexão e perceba qual é o ponto em que você está querendo fugir para não sofrer ou para não se comprometer com o seguimento de Cristo. -  E quando o tempo passar, o que ficará de você? – Você tem conseguido alentar as pessoas que estão sofrendo por causa da Pandemia?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 30*

🗣 *Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente. Porque sois justo, defendei-me e libertai-me; apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 30*

 *Reflexão* - “O salmo canta que Deus é o nosso refúgio na hora da dificuldade e que só Nele nós devemos pôr a nossa esperança. Mesmo passando por momentos de tribulação o justo clama a Deus e é socorrido no tempo certo. Entregar-se nas mãos do Senhor é abandonar-se ao poder do Seu Espírito Santo sem questionar reconhecendo que o Seu Amor nos levará por caminhos seguros.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 19, 25-27*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Feliz a Virgem Maria, que, sem passar pela morte, do martírio ganha a palma, ao pé da cruz do Senhor!_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 

26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 

27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Estava a Mãe dolorosa, junto à cruz, lacrimosa!”*

“Estais dolorosa e cheia de lágrimas, ó Virgem Maria, ao pé da cruz do Senhor Jesus, vosso Filho e Redentor! Um dos maiores dons que recebemos da exaltação da cruz de Cristo, cuja memória litúrgica celebramos ontem, foi a Virgem SS., a quem comemoramos hoje sob o título de Nossa Senhora das Dores. O evangelista S. João, o discípulo amado que nos deixou por escrito tudo o que seus olhos viram e suas mãos apalparam acerca do Filho de Deus encarnado, nos retrata hoje a Virgem Maria aos pés da cruz. O seu Coração Imaculado, ao ver padecer o próprio Filho, saturado de opróbrios, não poderia senão compadecer-se e encher-se de dor e amargura, não apenas por contemplar o crime que, de um ponto de vista humano e meramente jurídico, é o Calvário, mas também por amar mais do que todos Aquele a quem tantos desprezam, Aquele a quem nada desagrada mais do que o pecado, a indiferença e a ingratidão dos homens. Maria SS. ama Jesus — como a seu Filho biológico e, sobretudo, a seu Deus e Senhor —, e por isso sofre com Ele, vendo-O ridicularizado e escarnecido por aqueles que Ele mesmo veio salvar. Na hora suprema, Jesus quis deixar-nos como Mãe esta mesma Virgem dolorosíssima, para que aprendamos dela a amar um pouco como ela ama; aos pés da cruz, foi-nos dado o Coração de Maria, para que possamos associar-nos aos seus compadecimentos, nós, que somos tão insensíveis à Paixão de Cristo, tão acostumados ao pecado — causa de sua Morte —, tão ingratos e rudes a ponto de renovarmos dia após dia os motivos que O levaram a entregar-se à pior das torturas, alquebrado sob o peso de nossas culpas (cf. Is 53, 3), com o fim de nos salvar por suas chagas gloriosas. — Que a Virgem bendita, que, sem morrer, mereceu por suas angústias corredentoras a palma do martírio ao pé da Cruz, interceda por nós do seu trono celeste e nos alcance, por seus méritos e rogos maternos, a graça de nos unirmos às dores que traspassaram outrora sua alma sem mancha, a fim de amarmos mais e mais Aquele que só ela sabe amar como convém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...