sexta-feira, 9 de setembro de 2022

📆 *09 de Setembro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *09 de Setembro de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEXTA-FEIRA DA XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PEDRO CLAVER, PRESBÍTERO / S. GORGONIO / S. AUDOMAR / SÃO TIBÚRCIO..

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. *(Sl 118, 137. 124)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios  9, 16-19. 22b-27*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 16pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho! 

17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 

18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, e sem usar os direitos que o evangelho me dá.

19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 

22bCom todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 

23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 

24Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 

25Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível!

26Por isso, eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 

27Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a boa-nova aos outros, eu mesmo seja reprovado.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios  9, 16-19. 22b-27*

 *Reflexão - “Evangelizar é um imperativo da nossa alma.”*

“A necessidade de pregar o Evangelho está intrínseca em cada um de nós que fomos imersos (as) no sangue de Cristo pelo Batismo. Portanto, evangelizar é um imperativo da nossa alma, é uma condição para que sejamos plenos da graça de Deus. Sendo, portanto, uma coisa inerente ao nosso ser, nós temos que, naturalmente e graciosamente, nos colocar à disposição de Deus. A recompensa nos é dada de acordo com a nossa atuação.  No entanto, como diz São Paulo, precisamos viver como pregamos e não podemos ficar somente nas palavras bonitas e nos conselhos edificantes. Somos chamados (as) até mesmo a ter que maltratar a nossa humanidade que dá preferência às coisas fáceis e prazerosas. Por isso, para salvar àqueles (as) que o Senhor nos confia precisamos nos inserir nas mais diversas situações. Ganharemos o prêmio na medida em que corrermos conforme a instruções do técnico. O prêmio é uma coroa incorruptível, isto é, uma realização pessoal que consiste na nossa salvação e santificação. Não corremos nem lutamos à toa. Temos um objetivo, um norte, um ideal e, para alcançá-lo, é preciso até que tratemos duramente o nosso corpo. Como você tem evangelizado? – Qual é o seu objetivo quando prega aos outros a Palavra de Deus? – Você tem tentado contrariar a sua humanidade para vivenciar os valores evangélicos? – O que para você é mais difícil?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 83*

🗣 *Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, e se decidem a partir quais peregrinos!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, e largamente distribui a graça e a glória. O Senhor nunca recusa bem algum àqueles que caminham na justiça.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 83*

 *Reflexão* - “A nossa alma é semelhante a uma ave que voa em busca de um refúgio e de um lugar para pousar. O salmista nos ajuda a encontrar o nosso ninho na casa do Senhor e nos conscientiza que é aí que nós encontramos a alegria e o sossego para o nosso ser. O Senhor nunca nos recusa um lugar na Sua casa e todos nós podemos ser acolhidos no seu regaço e desfrutar das Suas bênçãos que são como o sol que nos aquece e o escudo que nos protege. Felizes seremos se, desde já, desejamos os altares do Senhor!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 39-42*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Cf. Jo 17, 17b. a)_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 

40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 

41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Como curar a nossa cegueira?”*

“No Evangelho de hoje, Jesus ensina um grande remédio para nossas almas: a humildade de nos colocarmos diante de Deus com autocrítica para vencer a raiz da soberba. No Evangelho, Jesus diz assim: “Pode um cego guiar outro cego?”, e Ele começa a descrever a realidade de querer tirar o cisco do olho do irmão, e de não ver a trava no próprio olho. Pois bem, existe em nós essa tendência: você vê o defeito dos outros — o defeito dos outros grita, o defeito dos outros é claríssimo —, mas nós muitas vezes estamos dormindo para nossos próprios defeitos. Tudo isso acontece por causa de uma realidade: a soberba. Nós, seres humanos, a partir do pecado original, fomos mordidos pela serpente e, infelizmente, temos em nós a raiz de todos os nossos pecados, que é a soberba. Como nós poderíamos descrever a soberba? A soberba é a realidade dentro de nós que faz com que nos consideremos sempre melhores do que os outros, acima dos outros e, nos casos extremos, acima até mesmo de Deus. O que quer dizer “estar acima dos outros”? Vejamos isso na prática. Quantas e quantas vezes acontecem desastres na vida dos outros (problemas, desemprego, problema de saúde, mortes nas famílias etc.). Recebemos notícias de pessoas ao nosso redor sofrendo esse tipo de coisa no dia a dia, e nós — tudo bem —, vemos e nos compadecemos, mas seguimos em frente. Quando finalmente acontece alguma coisa conosco: “Por que isso foi acontecer comigo? Como? Por que eu?” Só essas perguntas já são um sinal enorme de soberba. Afinal, por que não pode acontecer conosco?! Se acontece com todo o mundo, por que  os problemas não podem acontecer conosco? Nós sempre tendemos a nos colocar como o centro do mundo, “especiais” no sentido pejorativo da palavra. Sim, nós somos especiais porque recebemos de Deus a misericórdia infinita e Ele nos trata como à pupila dos olhos, mas o problema é quando nós, com um olhar egocêntrico, nos achamos e nos colocamos acima dos outros. Aqui acontece a maior das cegueiras, diria até que, mais do que uma cegueira, é uma verdadeira demência. Por quê? Porque nós perdemos o contato com a realidade. Que você minta para os outros é grave, que você minta para você mesmo é enormemente pior, porque você perde o contato com a realidade: você não enxerga os seus defeitos, você não enxerga o seu egoísmo. Então, só existe um caminho para nos curarmos disso, é a humildade. Sim, rebaixar-se ao senhorio da verdade, enxergar a própria miséria e ver como todos nós somos necessitados de auxílio divino para mudar nossas vidas. Quando você vir o defeito de uma pessoa, quando você vir que uma pessoa está fazendo alguma coisa de errado, faça esse exercício que Jesus está nos ensinando aqui. Você viu o cisco no olho do irmão? Faça um exame de consciência e pense: “Mas eu também não ajo assim?”. Talvez perceba que muitas vezes você age de forma ainda pior. Isso é uma verdade dolorosa, mas que será extremamente salutar. É um remédio, um remédio que traz você de volta para a realidade, com os pés cravados no chão, porque, como Deus é a Verdade, Ele quer que nós caminhemos na verdade. Deus é a luz que ilumina nossa cegueira. Ele quer e Ele pode arrancar de nós a raiz da soberba.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_



Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...