domingo, 14 de agosto de 2022

📆 *15 de Agosto de 2022 (2a Feira)*

 📆 *15 de Agosto de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. TARCÍSIO / S. ESTANISLAU KOSTKA / SANTO ALÍPIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. *(Sl 83, 10-11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superem todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 24, 15-24*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Ezequiel.

15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 

16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 

17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”.

18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 

19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 

20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 

21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes, tombarão pela espada.

22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados, 

23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 

24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 24, 15-24*

 *Reflexão - “Um coração consolado é um sinal de paz”*

“Nos acontecimentos da nossa vida reconhecemos a ação de Deus para nos abrir os olhos. Eles são uma consequência das nossas ações.  O Senhor tomou o profeta Ezequiel como exemplo: retirou sua mulher e recomendou-lhe um comportamento especial como testemunho para o povo de Israel. Não se lamentar, não chorar, gemer em silêncio, não fazer luto, cobrir a cabeça e pôr sandália aos pés.  Assim, também, Ele prevenia à casa de Israel a destruição do templo que era objeto de seu orgulho, o alento das suas vidas e o exortava a que tivesse o mesmo comportamento. Deus sabia o que iria acontecer com aquele povo e o motivo pelo qual teria que passar pela destruição. E abria-lhes os olhos para que enxergassem as suas más ações. Das nossas ações surgirão consequências que são permitidas pelo Senhor visando o nosso arrependimento e conversão. Também, muitas vezes, Ele nos escolhe para dar testemunho de firmeza, de fé, de fortaleza e de acolhida à sua vontade quando permite que nós também passemos pelos sofrimentos: “geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos”. Um coração consolado é um sinal de paz! Por isso, nos momentos de grande sofrimento, o consolo de Deus, fará com que mesmo na dor, confiando Nele, ter o coração apascentado e ser um sinal para a edificação dos nossos irmãos. – Como você se comporta nas horas de sofrimento, de perda, de tribulação? – Você fica com o coração em paz? – Você consegue sentir o amor de Deus na hora da dor? – Qual o testemunho que você deixará para seus descendentes?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - Dt 32, 18-21*

🗣 *”Esqueceram o Deus que os gerou.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, do Deus que te gerou, não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ E disse: “Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem são um povo, através de gente louca hei de irritá-los.”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo -  Dt 32, 18-21*

 *Reflexão* - “Esta oração nos lembra o quanto somos infiéis com Deus e nos esquecemos Dele e de Suas obras na nossa vida. Precisamos estar sempre conscientes desse nosso estado vulnerável de homem pecador e ficarmos alertas, invocando sempre o auxílio do Senhor para que a nossa iniquidade não recaia sobre nós.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 19, 16-22*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. *(Mt 5, 3)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 

17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 

18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 

19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 

21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 

22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Jesus não é uma “obrigação” a mais.”*

“É bom ser um católico cumpridor dos próprios deveres, fiel às suas obrigações religiosas, profissionais, cívicas etc. No entanto, observar os Mandamentos não é o bastante se queremos ser perfeitos, santos como Deus é santo, semelhantes a Cristo o máximo que nos for possível. O Evangelho de hoje repisa um dos pontos centrais da pregação de Cristo: a diferença entre o mínimo necessário para ser salvo e o único necessário que devemos ter em vista se, além de salvar-nos, quisermos ser perfeitos. A personagem que aparece hoje no Evangelho, por exemplo, é um símbolo perfeito do que poderíamos chamar “cristão médio”, cumpridor de suas obrigações religiosas e de seus deveres de estado, mas que ainda não tomou a peito, com santa violência, o chamado universal à santidade, que não é mais do que a perfeição no amor. Trata-se do jovem rico, que desde a infância observou, com zelo irreprochável, os Mandamentos que nos permitem “entrar na vida”, isto é, ir para o céu: “Tenho observado todas essas coisas”. No entanto, ainda lhe faltava, para tornar-se o que Jesus espera de todos os fiéis, o que falta a muitos de nós: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Não significa isto que os fiéis leigos tenham de abandonar o mundo, mas que devem viver nele como se já não vivessem, tendo como fim último de todas as suas ações, de todos os seus compromissos e afazeres, um amor sempre maior a Jesus Cristo. Aos que vivem no século como casados e trabalhadores normais não é possível, com efeito, vender literalmente tudo o que têm; mas lhes é possível, tanto quanto a um padre ou consagrado, ordenar a própria vida, em seus menores detalhes, à glória de Deus, amando-o com toda a intensidade nas ocupações mais “irrelevantes”: numa fila de banco, numa ida ao cartório, no cuidado de um parente enfermo, no preparo de uma refeição etc. etc. Em tudo isso, se tivermos a Cristo como fim, como a razão por que fazemos o que quer que façamos, teremos de certo modo vendido tudo o que temos, porque já não viveremos para nós, mas para aquele que, por tanto nos ter amado, bem merece ser o único cuidado do nosso coração: “Se queres ser perfeito…”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Mons. Edmilson José Zanin (Santo do Dia):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...