domingo, 14 de agosto de 2022

📆 *14 de Agosto de 2022 (Domingo)*

 📆 *14 de Agosto de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde, Glória, Creio – 4ª semana do saltério) - São Maximiliano Kolbe - Presbítero e Mártir)                                                                                                                                                         _ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE / ATANÁSIA E EBERALDO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. *(Sl 83, 10-11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superem todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jeremias 38, 4-6. 8-10*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 4disseram os príncipes ao rei: “Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; este homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça”.

5Disse o rei Sedecias: “Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar”. 

6Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e assim ia-se Jeremias afundando na lama. 

8Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 

9“Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade”.

10O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: “Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 38, 4-6. 8-10*

 *Reflexão - “Aquele que fala em Nome de Deus!”*

“Jeremias alertava sobre a eminente remoção do povo de Israel para o exílio na Babilônia, mas estes rejeitavam a sua profecia, não queriam ouvi-lo e continuavam com as mesmas práticas. Por não suportar ouvir as admoestações de Jeremias os príncipes de Israel pediram ao rei para que o eliminasse. E o rei mandou jogá-lo dentro da cisterna sem água, mas cheia de lama! No entanto, o Senhor tocou o coração de um etíope que suplicou ao rei e Jeremias foi salvo.  Assim acontece hoje também com aqueles que anunciam a chegada do reino de justiça de Deus e são perseguidos. A maioria de nós também não gosta de ouvir falar em dificuldades, em morte, em sofrimento e só admite viver na bonança, livre dos impedimentos, saciando o desejo de estar sempre no bem bom. Por meio dos profetas o Senhor tenta abrir os nossos olhos, mas, geralmente, nós os mandamos para longe e fazemos ouvido de mercador. Não percebemos que o tempo urge e a conversão do nosso coração se torna imperiosa. Quando, por outro lado, anunciamos a justiça de Deus e abrimos os olhos das pessoas com quem nos relacionamos, nós também podemos fazer o papel de profeta. No entanto, pode acontecer que, mesmo vendo a nossa transformação, as pessoas continuem afirmando que tudo isso é utopia. Todavia, ainda que queiram nos jogar nas cisternas não devemos desistir de abrir-lhes os olhos, porque o Senhor virá em nosso auxílio e não morreremos nem passaremos fome. – Você também se recusa a conversar sobre assuntos que falam de dificuldade, morte e sofrimento? – O que você diz quando o padre na homilia abre os olhos do povo para que deixe suas más ações? – Você acha isso exagero e fanatismo? – Você tem admoestado as pessoas quando estão agindo mal? – O que você tem falado em Nome de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 39*

🗣 *”Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Retirou-me da cova da morte e de um charco de lodo e de lama. Colocou os meus pés sobre a rocha, devolveu a firmeza a meus passos.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. Muitos vejam, respeitem, adorem e esperem em Deus, confiantes.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Eu sou pobre, infeliz, desvalido, porém, guarda o Senhor minha vida, e por mim se desdobra em carinho. Vós me sois salvação e auxílio: vinde logo, Senhor, não tardeis!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 39*

 *Reflexão* - “O Senhor está sempre pronto a vir em auxílio daqueles que O esperam e cofiam no Seu amor. Quem está a serviço do Senhor, tem esperança e não desanima por causa das dificuldades. Mesmo em meio a tormenta e na cova da morte, conserva nos lábios um poema de louvor e espera em Deus confiante. O Senhor é salvação, é auxílio e não tarda quando O chamamos.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Hebreus 12, 1-4*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 

2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.

3Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 

4Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado.

*Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Hebreus 12, 1-4*

 *Reflexão - “Assumindo os desafios na luta contra o pecado.”*

“A luta contra o pecado é um combate que nos é proposto por Deus. Para que possamos nos empenhar nisto, nós precisamos mirar o exemplo de homens e mulheres da Bíblia. Jesus é quem começa e completa em nós a obra da fé, por esta razão devemos ter os nossos olhos fixos Nele, na certeza de que todo o nosso empenho não será em vão. Compete a cada um de nós, portanto, seguir os passos de Jesus na nossa caminhada de vida, com determinação, perseverança e alegria.  Em vista da alegria que lhe foi proposta, para a Salvação da humanidade, Jesus não relutou e suportou a cruz tendo como recompensa a glória de sentar-se à direita do trono de Deus. Ele enfrentou a oposição por causa dos nossos pecados e conquistou para nós o galardão da vitória. Não podemos, pois, nos abater pelo desânimo por causa das nossas fraquezas, mas, prosseguir com perseverança seguindo os passos de Jesus e assumindo os nossos desafios. Toda a dificuldade que enfrentarmos na luta contra o pecado será para nós, também, um caminho em busca da alegria. Algumas vezes nós teremos que dar até o sangue para não cairmos nas tentações do inimigo, mas ao final de tudo teremos a segurança de que este é um caminho de glória e de ressurreição. – Você tem os olhos fixos em Jesus? – Você já resistiu até o sangue na luta contra o pecado. – Nos momentos de desânimo em virtude das tentações a quem você pede ajuda? – Você já sentiu a alegria do céu quando consegue resistir a alguma tentação aqui na terra?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 12, 49-53*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 

50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 

52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 

53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A família querida por Deus.”*

“A família, para ser verdadeira e plenamente humana, não pode reduzir-se a meros laços de sangue e parentesco. Mais do que isso, é necessário aquele vínculo de caridade ardente que, unindo-nos na única família de Deus, nos leva a amar sobre todas as coisas o Pai de toda paternidade. Para entender a passagem de difícil interpretação que a liturgia da Igreja proclama neste domingo — falando de "divisões" que Cristo viria trazer no seio das famílias —, é necessário entendermos em que consiste a família natural tal como criada por Deus, o que aconteceu com ela após a Queda do homem e, por fim, como se deu, na pessoa do Verbo encarnado, a restauração desse jardim onde Deus quis que desabrochassem novas vidas para o Céu. Comecemos pelo substrato biológico da família. Desde o princípio, o Criador fez homem e mulher para que, complementando-se, eles pudessem dar perpetuidade à geração humana. Essa realidade nós a compartilhamos com os outros animais: também eles, por meio da união entre macho e fêmea, se reproduzem e preservam a sua espécie. O ser humano, no entanto, possui algo mais importante, que é a sua alma. Para além dos laços de sangue, o vínculo mais forte a unir as famílias deve ser, portanto, de natureza espiritual. O drama da Queda frustrou, porém, o projeto divino para a sexualidade humana, fazendo entrar no mundo o egoísmo e os vícios. A sociedade dos homens, destinada desde o princípio à convivência com o próprio Deus, viu-se obrigada a enfrentar o problema do mal. Sobre o homem e a mulher passaram a recair verdadeiras maldições (cf. Gn 3, 16-19), decorrentes de seu pecado, e até hoje podemos experimentar quão insossas ou amargas se tornam as famílias quando apartadas de seu fim último. Foi necessário que o próprio Deus descesse dos céus, na pessoa de seu divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para que essa comunidade de amor fosse resgatada e elevada à sua verdadeira vocação. É nesse contexto que se inserem as palavras de Jesus no Evangelho de hoje: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!" (v. 49-50). De fato, que deseja o Senhor, ao encarnar-se, senão infundir em nossos corações o seu amor e batizá-los com o Espírito Santo e com fogo (cf. Mt 3, 11), como anteviu o profeta São João Batista? Que quer a família trinitária, ao enviar ao mundo Um dos seus, senão "que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2, 4)? No entanto, ai de nós, homens, dos quais muitos haveremos de rejeitar o convite para participar do banquete nupcial do Cordeiro! O drama da recusa de Deus não terá apenas repercussões eternas, mas já se fará sentir nesta mesma vida terrena. "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?", pergunta o Senhor. "Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra" (v. 51-53). À luz da história da salvação, é mais fácil entendermos essas palavras do Mestre. Embora seja o seu desejo ver todos os homens "participantes da natureza divina" (2Pd 1, 4), nem todos aceitarão integrar a família de Deus: alguns tragicamente preferirão, à sadia guerra que vive a Igreja militante nesta terra, a falsa paz do mundo; renunciarão à gloriosa missão de educar filhos para a eternidade só para manter os confortos passageiros desta vida terrena; submeter-se-ão de bom grado aos caprichos mundanos de seus parentes e amigos, ao invés de honrar ao Pai celeste, de onde provém tudo o que têm e são. Felizes serão aqueles, porém, que acolherem o convite de Cristo e integrarem a família divina, que é a sua Igreja: terão o seu amor meramente humano elevado às alturas do Céu. Quando um homem e uma mulher se unem, de fato, para serem imagem do amor com que Cristo amou a sua Igreja, acontece então o verdadeiro sacramento do Matrimônio: os dois não só se fazem uma só carne, como também se tornam, um para o outro, caminho de santidade — caminho este que se vai alargando na pessoa dos filhos, o maior bem do casamento cristão (cf. Casti Connubii, 12-13). Todos os dias, portanto, ao abrir a porta de nossas casas, lembremo-nos de amar as pessoas que estão ali como se estivéssemos a amar Cristo no Santíssimo Sacramento do altar — ainda que nossos familiares não sejam as melhores pessoas do mundo, afinal, quando Jesus morreu por nós, tampouco nós éramos alguma coisa. Só acreditando e agindo realmente dessa forma será possível vivermos a restauração que Deus veio trazer às famílias e experimentar o fogo ardente de caridade que Ele veio lançar à terra.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_




Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Mons. Edmilson José Zanin (Santo do Dia):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...