quarta-feira, 13 de julho de 2022

📆 *22 de Julho de 2022 (6a Feira)*

 


📆 *22 de Julho de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTA MARIA MADALENA, FESTA* (Festa,Gl., Pf. Santos, Cor Branca)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MARIA MADALENA, DISCÍPULA DO SENHOR / JOSÉ DA PALESTINA E FELIPE EVANS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor disse à Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus. *(Jo 20, 17)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, o vosso Filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Cânticos 3, 1-4a*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos. 

Eis o que diz a noiva: 1“Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 

2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 

3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. ʽVistes porventura o amor de minha vida?ʼ 

4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Cânticos 3, 1-4a*

 *Reflexão - “Em busca do Amor”*

“Existe na nossa alma um desejo que perdura por toda a nossa existência que é o de encontrar o amor da nossa vida.  Temos fome e sede de Deus e ansiamos por contemplar a Sua face para saciar a nossa carência de amor. Por isso, desde cedo, a nossa alma como a da noiva do poema do livro dos Cânticos, vive peregrinando no deserto e o nosso coração não se aquietará enquanto não encontrá-Lo. Desde a nossa mais tenra idade nós vagamos no mundo em busca deste amor e o buscamos nas pessoas, nos lugares e situações as mais diversas. Muitas vezes, porém, nós nos enganamos, caímos em armadilhas e padecemos em consequência da nossa precipitação.  Na maioria das vezes, porém, nós só O reconhecemos depois que passamos por grandes dificuldades e sofrimentos, assim como nos fala a leitura quando se refere aos guardas que faziam a ronda pela cidade durante a noite. Depois que nós enfrentamos as barreiras e experimentamos a noite é que nós constatamos que Deus é o Amor e é Ele quem nos traz a felicidade. No entanto, Deus não está longe de nós. O Seu amor é uma fonte inesgotável que está dentro de nós e aguarda a nossa aceitação. Quando nós nos conscientizamos de que o manancial do amor de Deus está dentro do nosso coração nós também podemos dizer como a noiva do Livro dos Cânticos: “encontrei o amor de minha vida”!  - Você já encontrou o amor da sua vida? – Aonde você o tem buscado? Você acha que ele está nos lugares em que você tem andado? – Você sabia que dentro do seu coração há uma fonte de amor?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 62*

🗣 *A minh’alma tem sede de vós, Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 62*

 *Reflexão* - “O salmista retrata neste cântico o itinerário da nossa alma que tem sede de Deus: “Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água”!  A nossa maior esperança é, portanto, saciar a nossa alma no grande banquete do reino dos céus. O amor do Senhor vale muito mais que a nossa vida, nele, pois, deve estar colocada a nossa alegria e a nossa ventura. Reze o salmo de hoje com um cântico que o Espírito lhe inspirar.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 20, 1-2. 11-18*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 

2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 

12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 

14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 

15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 

17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 

18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram".*

“Esta santa mulher, antes pecadora e depois grande contemplativa, nos é apresentada no Evangelho de hoje como imagem expressiva de todas as almas cujo único desejo e consolo é estar na companhia de seu Amado. A figura de Santa Maria Madalena, cuja festa temos hoje a alegria de celebrar, costuma ser identificada, ao menos na tradição ocidental, com aquela Maria que os Evangelistas dizem-nos ser irmã de Marta e Lázaro de Betânia, amigos do Senhor (cf. Jo 12, 1-11). Tratar-se-ia ainda de uma pecadora pública (cf. Lc 7, 36-50) que, após haver testemunhado as vísceras de misericórdia com que o Filho de Deus encarnado acolhe todos os arrependidos, converteu-se à fé e tornou-se uma profunda contemplativa, tal como no-la retrata o Apóstolo Lucas (cf. Lc 10, 38-42). Como quer que seja, o Evangelho segundo São João faz questão de a colocar ao pé do sepulcro de Cristo como imagem significativa de uma alma que, tendo fornicado com o pecado e se prostituído aos demônios, é agora uma esposa, limpa e pura, para quem não há consolação longe do seu Amado: "Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando", e nem mesmo os anjos que o guardavam, revestidos de esplendor (cf. Lc 24, 4), puderam suster-lhe os soluços e aquietar-lhe o coração. Pois é a Cristo que ela ardentemente deseja, incansavelmente aspira, loucamente procura: "Levaram o meu Senhor e não sei onde O colocaram". Mas eis que o Ressuscitado aparece-lhe sob a figura de um jardineiro, qual um novo Adão que sai ao encontro, no jardim em que triunfou da morte, de sua nova esposa, adornada com a graça sobrenatural. E Ele agora, sentado à mão direita de Deus na glória do Pai, desce todos os dias aos nossos altares para conceder a todos nós o que então teve de negar à ansiosa Madalena — deixar-se tocar pelas almas que O desejam e dEle estão enamoradas. Com estas verdades em mente, recebamos neste sábado o Senhor sacramentado com mais reverência e amor, pedindo-Lhe que, por intercessão de Santa Maria Madalena, possamos ser almas contemplativas e prorromper em afetos de terníssima caridade para com Ele durante e depois da comunhão.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...