quarta-feira, 6 de julho de 2022

📆 *09 de Julho de 2022 (Sábado)*

 📆 *09 de Julho de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SANTA PAULINA DE JESUS* (Branco, Prefácio Comum ou das Virgens)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA MADRE PAULINA / S. ADRIANO III, PAPA / SS. AGOSTINHO ZHAO RONG PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES CHINESES / S. VERÔNICA GIULIANI / NICOLAU PICK, EVERILDA E ANATÓLIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, que conduzistes Santa Paulina pelo caminho da santidade através das provações, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por sua intercessão, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e servir com generosidade os mais necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 6, 1-8*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 

2Havia Serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar.

3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 

4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 

5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”.

6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 

7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 

8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 6, 1-8*

 *Reflexão - “A glória de Deus se manifesta no mundo por meio de nós”!*

“Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. O Deus, três vezes Santo e cheio de glória se manifestou a Isaías que se sentiu “perdido diante da presença do Todo Poderoso”. Nós também quando temos uma experiência com o Amor Poderoso de Deus somos levados a reconhecer a Sua santidade intocável, inabalável e, por isso, nos sentimos pequenos, impuros como Isaías diante da sua visão. Deus nos leva a ter uma experiência com Ele para que possamos manifestar na terra a Sua glória! Porém, o Senhor purifica os lábios daqueles (as) a quem chama e que se põe à Sua disposição, para que, mesmo continuando pecadores, sentirem-se perdoados e sem culpa. Assim, portanto, desaparecem, a nossa iniquidade, a nossa culpa, o nosso pecado e podemos irradiar a glória do céu. Nós somos a glória de Deus aqui na terra quando nos dispomos a ir em missão, anunciando o Seu Nome e proclamando a Sua ação na nossa vida, testemunhando o Seu Amor por onde andarmos. Para isto, precisamos também dizer como Isaías: “Aqui estou! Envia-me! Deus precisa de cada um de nós para levar adiante o Seu Projeto de Salvação. E Ele quer que desempenhemos a nossa incumbência com liberdade de ação, sem culpa, sem peso nem constrangimento. A brasa que toca os nossos lábios é a Palavra que, pelo poder do Espírito Santo, nós proclamamos. Precisamos estar sempre abertos (as) e disponíveis às manifestações do Senhor, porque a qualquer momento Ele poderá nos enviar em missão e, por isso, nos purificar. – A que ação concreta a experiência de Deus o (a) tem levado? – Você já irradia na terra a glória de Deus? – O que as pessoas dizem de você? –Você se sente impuro (a) diante de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 92*

🗣 *Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 92*

 *Reflexão* - “O Senhor é Rei, é poderoso e por isso pode nos revestir do Seu esplendor e nos fazer dar verdadeiro testemunho de santidade mesmo que continuemos sendo pecadores. Não precisamos ter medo. O Senhor quer que sejamos santos e, por meio de nós, Ele quer fazer refulgir a Sua santidade aqui na terra.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 24-33*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus. *(1Pd 4, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 

24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor.

25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 

27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 

28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 

30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 

31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 

33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Deixar-se cuidar por Deus.”*

“A Providência divina estende-se a todas as criaturas, pois todas elas, inclusive o mais pequeno pardal, são obras de Deus. No entanto, o Senhor tem um cuidado especial por aqueles que, batizados e em estado de graça, vivem como filhos seus. O Evangelho deste sábado dirige o nosso olhar para a Providência divina: "Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados", diz Nosso Senhor, e o Apóstolo Paulo comenta: "Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8, 28). Ora, ainda que tudo esteja nas mãos providenciais do Senhor, o cuidado que Ele tem para com seus filhos adotivos é de ordem diversa da atenção que Ele dispensa ao restante das criaturas. Os primeiros, respondendo ao chamado de Cristo: "Vinde a mim" (Mt 11, 28), põem-se no círculo de ação de Deus e, deste modo, abandonam-se e deixam-se cuidar; para eles, com efeito, tudo — sem nenhuma exceção — concorre para o bem, pois se encontram sob a proteção dAquele que acalma tempestades e dá ordens aos ventos e ao mar (cf. Mt 8, 23-27). Não são como os demais homens que, afastados de Deus, rejeitam o seu carinho de Pai e se nivelam aos pardais e às outras criaturas. Há que ter em mente, no entanto, que este cuidado providencial que Jesus nos promete nada tem de "teologia da prosperidade". Que Ele se importe conosco e trate com maior desvelo os que dEle se aproximam não significa que seremos poupados das cruzes, das tribulações, das dificuldades, das privações; significa, antes de tudo, que até mesmo os sofrimentos da vida presente contribuem para o bem e para a santificação dos que O amam. Portanto, que não busquemos a Cristo pelos benefícios que dEle pretendemos obter, mas por ser Ele o nosso sumo e único Bem: Aquele em quem encontramos a graça para suportar as dores que aqui temos de padecer, o Crucificado a que nos temos de configurar a fim de receber um dia a coroa da glória (cf. 1Pd 5, 4), reservada aos que se tornarem dignos de participar da sua Ressurreição. Tenhamos, pois, a seguinte ladainha nos lábios e no coração ao longo deste dia, para que enfim aprendamos que se deixar cuidar por Deus não é mais do que deixá-lO cumprir em nós tudo quanto for do seu agrado: — Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima vontade de Deus sobre todas as coisas. Assim seja. Assim seja.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...