quarta-feira, 6 de julho de 2022

📆 *08 de Julho de 2022 (6a Feira)*

 📆 *08 de Julho de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEXTA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – ofício do dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

B. EUGÊNIO III, PAPA / SS. ÁQUILA E PRISCA (OU PRISCILA), DISCÍPULOS DE S. PAULO / SANTO EUGÊNIO III / ADRIANO III, RAIMUNDO DE TOLOSA, PROCÓPIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos. *(Sl 47, 10-11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Oséias 14, 2-10*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Oséias. 

Assim fala o Senhor: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 

3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ʽLivra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 

4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdiaʼ. 

5“Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.

7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 

8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 

9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 

10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Oséias 14, 2-10*

 *Reflexão - “Exalaremos no mundo o perfume do amor de Deus.”*

“Se atendermos ao chamado do Senhor e voltarmos para Ele o nosso coração cansado de perambular como mendigos famintos, por causa do nosso pecado, todos nós podemos nos inserir nesta profecia de Oséias. O profeta nos dá a “palavra-chave” para que possamos regressar para Deus quando estivermos caídos no pecado: “Voltar”!  “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”, assim diz Oséias nos convidando a reconhecer como são falsos os deuses nos quais colocamos a nossa confiança e que nos afastam do amor de Deus. Voltamos para Deus quando reconhecemos que somos pecadores (as) e necessitados (as) da Sua misericórdia. Quando deixamos de viver em função dos produtos que fazem as nossas próprias mãos e dos julgamentos que partem da nossa humanidade decaída pelo pecado.  Os “produtos de nossas mãos” são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados que não procedem do coração de Deus, no entanto, muitas vezes os colocamos como prioridade na nossa vida. O Senhor nos promete restauração e nos acena com maravilhas que podem acontecer na nossa vida depois que voltarmos para perto Dele. Floresceremos como o lírio e lançaremos raízes como as plantas, isto é, teremos uma vida frutuosa, atrairemos as pessoas para Deus, exalaremos no mundo o perfume do Seu amor. O homem que é sábio e bom entendedor confia nas promessas que Deus lhe faz pela boca dos profetas, por isso os seus caminhos são retos. Resta-nos, portanto, firmarmo-nos nas Suas promessas acolhendo o Seu chamado, para que tenhamos a nossa vida restaurada e um novo tempo possa despontar, para nós e nossos descendentes. – O que você considera como justiça de Deus para a sua vida?  - Você tem se apropriado da justiça de Deus para você?  - Você tem acolhido as promessas de restauração que Deus lhe tem feito? – Você já tem percebido o cumprimento dessas promessas? - Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 50*

🗣 *Minha boca anunciará vosso louvor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 50*

 *Reflexão* - “O salmista reconhece o seu ser pecador, mas principalmente, implora ao Espírito Santo que lhe abra os lábios. Precisamos comunicar aos homens por meio do que é visível -  gestos, palavras, - o poder de Deus que age no nosso coração. Deus precisa do nosso agir, mas também, conta com o nosso falar.”.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 16-23*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Quando o Paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado. *(Jo 16, 13a; 14, 26d)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 

17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 

19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 

20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 

22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 

23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Odiados por causa do amor.”*

“Serei odiados por todos”, diz o Senhor, “porque o mundo me odiou a mim antes que a vós”. E se odiaram o Amor, por que haveriam de suportar a nós, que tão pouco amamos? Se Jesus é o Bom Pastor, por que então, como lemos no Evangelho de hoje, envia algumas de suas ovelhas para o meio dos lobos, além de prever, com bastante realismo, as perseguições que elas hão de sofrer? A resposta é simples: porque estas ovelhas — Apóstolos, missionários e simples fiéis — serão sempre odiadas pelo mundo assim como o foi Aquele que as enviou, conforme o vaticínio feito na Última Ceia: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós” (Jo 15, 18). Eis porque se iludem certas pastorais que, apesar de toda boa-vontade, pensam ser possível anunciar o Evangelho sem despertar a ira e a indignação de quem ainda vive no pecado e na ignorância. É claro, sim, que nem todos reagem com virulência à pregação de Cristo; mas nem por isso deixa de ser verdade que a esmagadora maioria das pessoas odeia a Igreja. Se, com efeito, o próprio Amor se fez carne, e foi crucificado; se os santos muito amaram, e foram martirizados; se os pregadores, enfim, anunciaram a verdade, e foram rejeitados, por que motivos achamos nós que, com o nosso “bom mocismo” e a nossa “caridade aguada”, não sofreremos as mesmas coisas, as mesmas investidas do diabo e dos amigos do ódio e da mentira? Não é temerária imprudência, mas zelo e amor o que leva Jesus a advertir os Apóstolos e, por meio deles, a todos nós acerca do risco que não podemos deixar de enfrentar: “Sereis odiados por todos, por causa do meu nome”. Isso, longe de arrefecer o nosso apostolado, deve infundir-nos ainda mais ânimo, porque é o nosso Pastor quem nos protegerá e é a sua virtude que fará dar bom fruto a Palavra que por nossa boca Ele quer espalhar: “Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós”. Que o Senhor nos conceda, pois, a graça da perseverança, a fim de nos mantermos fiéis à sua doutrina, firmes diante das negações do mundo e prontos para aceitar com espírito de reparação todos os sofrimentos por que tivermos de passar: “Esse será salvo”!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...