domingo, 19 de junho de 2022

📆 *22 de Junho de 2022 (4a Feira)*

 📆 *22 de Junho de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. TOMÁS MORO / S. PAULINO, BISPO / S. JOÃO FISHER, BISPO / S. FLÁVIO CLEMENTE / S. INOCÊNCIO V, PAPA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu Ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos. *(Sl 27, 8-9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Reis 22, 8-13; 23, 1-3*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 22, 8o sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 

9Então o secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os teus servos juntaram o dinheiro que se achou no templo e entregaram-no aos empreiteiros encarregados do templo do Senhor”.

10Em seguida, o secretário Safã comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. E Safã leu-o diante do rei.

11Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou as suas vestes. 

12E ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor, filho de Miqueias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 

13“Ide e consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo o Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”.

23, 1Então o rei mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de Jerusalém. 

2E subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maior ao menor. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor. 

3De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Reis 22, 8-13; 23, 1-3*

 *Reflexão - “O livro da Aliança é a Bíblia”*

“O Livro da Aliança contendo os mandamentos do Senhor foi durante muito tempo esquecido no templo de Jerusalém e, somente no reinado de Josias foi reencontrado pelos sacerdotes do templo e levado ao rei para que tomasse conhecimento das suas palavras. Então, o rei Josias diante de Deus se redimiu das faltas do povo que desprezara a Sua Palavra e os Seus ensinamentos e rasgando as vestes, expressou todo o seu pesar. Depois, convocou os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém a observarem os mandamentos e os preceitos do Senhor para que a aliança de Deus com o Seu povo tivesse continuidade e assim, eles pudessem ter uma vida promissora. O Livro da Aliança é a Palavra de Deus contendo os ensinamentos que norteiam a nossa vida. Às vezes, também quebramos a aliança que fizemos com Deus quando “esquecemos ou desprezamos a Sua Palavra, quando a escondemos da nossa vista e não a cultivamos no nosso coração.  Precisamos, pois, também reencontrar este Livro para nos apossar das palavras que dão sentido à nossa caminhada. O Senhor está sempre nos dando novas oportunidades para que possamos seguir a Sua Lei e reconstruir com Ele a Aliança do seu amor. O Senhor não quer nos deixar entregues à própria sorte nem às sugestões da nossa humanidade preguiçosa. Ele envia alguém que nos ajuda a reencontrar o Livro da Aliança que está escondido dentro de nós e nos ensina a viver os Seus preceitos e guardá-los fielmente até o fim da nossa vida. Cabe a cada um de nós nos manter firmes e fiéis na leitura, na reflexão e na vivência desses preceitos que se constituem na nossa regra de bom viver e de felicidade. – Você também deixou que se perdesse o Livro da Aliança do Senhor? –  - Aonde você costuma deixar a Palavra de Deus: guardada na gaveta do armário ou no seu coração?    – Você tem feito uso da Palavra na sua vida?   – Você tem consciência do que a Palavra do Senhor tem lhe revelado?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 118*

🗣 *Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Desviai o meu olhar das coisas vãs, dai-me a vida pelos vossos mandamentos!🗣

_ _ _ _ _ _

6️⃣ Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 118*

 *Reflexão* - “Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mantenha fiéis à Sua Palavra. Com ele nós aprendemos a suplicar a Deus a sabedoria, e, principalmente, a orientação para que possamos andar no caminho que Ele traçou para nós. Este caminho deve ser palmilhado passo a passo dentro de nós. É um caminho espiritual que nos leva a viver sob o olhar amoroso do Pai e a enxergar as coisas do mundo na perspectiva do alto.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 15-20*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto. *(Jo 15, 4a. 5b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 

16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 

17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 

18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 

19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo.

20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Cuidado com os falsos profetas!”*

“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos”. Após nos ter precavido ontem contra o perigo de entrarmos pelo caminho largo da perdição, o Senhor nos alerta hoje contra os falsos profetas, que, metidos em peles de ovelha, se ocultam no rebanho de Cristo como lobos traiçoeiros. “Cuidado com os falsos profetas”, que se apresentam com palavras doces e sedutoras, mas que por dentro “são lobos ferozes”, à espreita das vítimas desprevenidas. Em seguida, indica-nos Jesus o sinal por que poderemos distinguir as ovelhas falsas das verdadeiras: “Vós os conhecereis pelos seus frutos”. Mas a que frutos, precisamente, se refere Nosso Senhor? Não são, decerto, os frutos externos, isto é, não se trata nem de jejuns nem de esmolas, nem de orações nem de muito apostolado, porque todas essas coisas — diz S. Agostinho —, “quando se fazem com mau fim, no erro, não aproveitam mais que para encobrir os lobos”; por isso, não são esses os frutos “que podem servir-nos para reconhecê-los” (De serm. Domini II, 25). Trata-se, antes, dos frutos que o Apóstolo chama “obras da carne”, a saber: “fornicação, impureza, liber­tinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes” (Gl 5, 19ss). São esses, pois, os frutos com os quais podemos conhecer quem é árvore boa e quem é árvore má: as más frutificam em obras da carne; as boas dão o fruto do Espírito, que é “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5, 22s); as más, ainda que se revistam de folhas frondosas, ainda que pareçam por fora cheias de vitalidade, estão podres por dentro, carregadas de frutos estragados; as boas, ao contrário, ainda que nem sempre sejam as mais atraentes, são as que se deixam podar por Cristo e nele dão frutos abundantes de fé viva, operante pelo amor e com boas obras. Portanto, é por esses frutos que havemos de julgar, antes de tudo, se temos nós mesmos sido lobo ou ovelha, árvore boa ou má, ocasião de queda ou soerguimento para os nossos irmãos na fé: “Vós os conhecereis pelos seus frutos”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...