domingo, 19 de junho de 2022

📆 *21 de Junho de 2022 (3a Feira)*

 📆 *21 de Junho de 2022 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO LUÍS GONZAGA (Religioso Jesuíta)* (Branco, Prefácio Comum dos Santos – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. LUÍS GONZAGA, JESUÍTA, PADROEIRO DA JUVENTUDE CATÓLICA / DEMÉTRIA E ALBANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário. *(Cf. 23, 4. 3)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 Reis 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 

10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: ʽJerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assíriosʼ. 

11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?”

14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 

15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 

16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 

17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 

18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 

19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 

21Eis o que o Senhor disse dele: ʽA virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 

31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderosoʼ.

32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ʽEle não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 

33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 

34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Daviʼ”.

35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 

36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Reis 19, 9b-11. 14-21. 31-35a. 36*

 *Reflexão - “A vitória é do Senhor”* 

“Saber que o Senhor escuta as nossas orações, vê as nossas ações, é condição indispensável para que possamos enfrentar nesta vida  os “reis” que nos ameaçam e querem nos desestimular quando pomos a nossa confiança no Deus Onipotente. Diante da audácia e da prepotência do rei da Assíria o qual duvidava da ação de Deus para salvar Jerusalém o rei de Judá, Ezequias, adotou a atitude mais correta e eficaz: reconhecendo a sua incapacidade rogou ao único Deus, criador do céu e da terra que livrasse Jerusalém das mãos do inimigo a fim de que todos os reinos da terra conhecessem o Seu poder. E o Senhor respondeu a sua oração com a promessa de proteção para a cidade e cumpriu com o juramento.    Deus está muito perto de cada um de nós e sabe de tudo que se passa nos nossos corações, por isso, o socorro Dele é seguro. Não podemos duvidar das suas ações nem da Sua intervenção. Muitas vezes, por causa das ameaças e das chantagens nós temos a tentação de nos entregar e aceitar a derrota nos conformando às situações que não são da vontade de Deus, porque não O buscamos na oração. Na prática, quando nós, em oração, apresentamos ao Senhor os nossos questionamentos, assim como também as circunstâncias delicadas as quais enfrentamos, nós conseguimos fazer escolhas mais acertadas, temos mais coragem para tomar decisões e os nossos “inimigos” tornam-se fáceis de ser vencidos. Em todas as ocasiões que apresentarmos ao Senhor os nossos temores, problemas e dificuldades poderemos ter a certeza de que mesmo tendo que enfrentar o inimigo face a face, a vitória será certa, pois o Senhor nos livra do mal. Portanto, não percamos tempo sofrendo em desespero e entregando o “ouro ao bandido”, mas recorramos ao “único Deus de todos os reinos da terra” “aquele que ouve e vê e atende os nossos pedidos”, para que todos conheçam Aquele que verdadeiramente tem poder. - O que você faz quando as pessoas o (a) desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? – Você costuma desanimar diante das tentações ou pede socorro ao Senhor? – Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 47*

🗣 *O Senhor estabelece sua cidade para sempre.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio a vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 47*

 *Reflexão* - “O salmo fala da cidade em que Deus mora! A mansão do grande rei é a nossa alma, cidade forte, bem vigiada. É lá que Deus se revela, pois escuta os nossos pensamentos e conhece os nossos sentimentos. O nosso coração é o monte onde nos colocamos em oração e a Ele prestamos louvor e adoração recordando a Sua bondade para dar testemunho em toda a terra. Na cidade de Deus somos preparados (as) para enfrentar as feras do mundo.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 7, 6. 12-14*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 

12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 

13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 

14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“A porta estreita. “*

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele!” “Entrai pela porta estreita”, diz Nosso Senhor, “porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele”. A porta estreita pela qual se entra no céu e se tem acesso ao banquete da glória celeste, diz S. Agostinho, é a Lei de Deus, que modera e mortifica nossas paixões, e também a obediência, a continência, a penitência e a cruz de cada dia, que Cristo nos manda carregar, se o queremos seguir em seu triunfo. A porta larga que leva à perdição da geena, por sua vez, é a concupiscência, o excesso de liberdade, a gula, os pecados da carne em geral etc. Cristo, que melhor do que ninguém sabe como chegar ao céu, refere-se em parte às sanções, em parte às interpretações que fizeram de sua Lei, promulgada pouco antes (cf. Mt 5, passim): “Aquele que disser ao irmão: Louco, será condenado ao fogo da geena”; “Aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher já adulterou com ela em seu coração”; “Se teu olho direito: se alguém te ferir a face direi­ta, oferece-lhe também a ou­tra”; “"Dá a quem te pede”; “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam”; “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”. Tudo isso, com efeito, é árduo e laborioso, como se Jesus estivera a dizer: “Julgais que vos tornei difícil a salvação; sabei porém que ela é, em si mesma, árdua e difícil. Não fiz mais do que vo-la descrever tal como é. O caminho pois que leva à glória é a pureza e a santidade, que no presente estado de natureza caída não se pode alcançar sem mortificação e um perfeito domínio das paixões”. De fato, assim como pela concupiscência Adão caiu em pecado e, nele como em nossa cabeça, todos nós pecamos, assim também não temos outro remédio que disciplinar a concupiscência e, com o auxílio da graça, fazer violência contra nós mesmos para conquistar o Reinos dos céus: “O Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam” (Mt 11, 12). Tarefa, sim, custosa e muitas vezes pouco grata à nossa sensibilidade, aos nossos gostos e comodidades; mas é o único e verdadeiro caminho para chegar àquela bem-aventurança a que todo coração humano anseia, mas a que poucos, infelizmente, estão dispostos a chegar: “Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...