sexta-feira, 3 de junho de 2022

📆 *03 de Junho de 2022 (6a Feira)*

 📆 *03 de Junho de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO CARLOS LWANGA E COMPANHEIROS, MÁRTIRES (vermelho, pref. da Ascensão ou dos mártires, ofício da memória)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. CLOTILDE / OLÍVIA, JUAN DIEGO CUAUHTLATOATZIN.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eis os santos que venceram graças ao sangue do Cordeiro. Preferiram morrer a renegar o Cristo; por isso reinam com Ele para sempre, aleluia! *(Cf. Ap 12, 11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que fizestes do sangue dos mártires semente de novos cristãos, concedei que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de São Carlos e seus companheiros, produza sempre abundante colheita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 25, 13b-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 

14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 

15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 

16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.

17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem.

18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 

19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 

20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 

21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 25, 13b-21*

*Reflexão - “À espera de um tempo que já chegou.”*

“Os homens julgam de acordo com a lei dos homens e, se estamos aqui no mundo somos sujeitos aos julgamentos dos tribunais. O mais importante, para nós, porém, é saber se estamos ou não fazendo a vontade de Deus. Paulo estava preso em Cesaréia à espera de uma decisão das autoridades romanas sobre o seu destino. Elas não sabiam que Paulo já fora avisado por Jesus de que teria que ir a Roma. No entanto, ele precisava cumprir com as formalidades da lei e esperava pelo seu julgamento. Ter ou não culpa não era o mais importante para ele, pois estava convicto da sua missão e sabia que teria de ir a Roma, pois assim era do desejo do Senhor e, se essa era a vontade de Deus, ele poderia esperar o tempo que lhe fosse determinado. Se, somos culpados ou não diante do mundo não deve ser a nossa maior preocupação, mas sim se a pretensão de Deus está se realizando em nós e por nosso intermédio. Paulo era acusado de falar em nome de Jesus e proclamar que Ele estava vivo. Afirmar que Jesus está vivo traz ainda hoje implicações para nós. Muitas pessoas não entendem o nosso envolvimento e nos acusam de fanáticos e exagerados. Elas não entendem, pois estão muito envolvidas com o mundo e não perceberam que ainda esperam por um tempo que já chegou.     – Você se impacienta quando espera a oportunidade de fazer o que o Senhor está pedindo? – Você é uma pessoa, apressada, impetuosa? – Você sabe sofrer as demoras de Deus? – Você se preocupa com os julgamentos dos homens? – Você tem a consciência tranquila do dever cumprido?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 102* 

🗣*”O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 102* 

*Reflexão* - “Bendizer ao Senhor é o louvor mais perfeito porque dá a Ele o que lhe pertence de direito.  Experimente hoje tomar este salmo e orar com ele de todo o coração, cantando e acolhendo cada palavra como uma verdade para a sua vida atual.  “Bendize ó minha alma, ao Senhor!”” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 21, 15-19*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_O Espírito Santo, o Paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado. *(Jo 14, 26)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 

17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 

18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.

19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A graça de amar.”*

“Sem a intervenção da graça divina, nada podemos fazer que tenha valor em ordem à vida eterna, já que só Deus pode dar-nos o amor com que Ele mesmo quer ser amado. No Evangelho de hoje, Jesus pergunta três vezes a S. Pedro, que três vezes, por medo e fraqueza, o tinha negado: “Simão, filho de João, tu me amas?” A insistência dessa pergunta, dirigida também a nós, deve levar-nos a considerar sempre a nossa indigência, a nossa incapacidade de amar, se nos fiarmos apenas de nossas próprias forças, de nossa vontade tão inconstante e pronta para abandonar até os mais firmes propósitos. De fato, sem a intervenção da graça, derramada em nossos corações pelo Espírito Santo, cuja vinda auguramos ansiosamente, não podemos amar nem a Deus nem ao próximo com aquele amor realmente digno desse nome, isto é, com verdadeira caridade cristã. Isso nos pode soar duro e talvez “exagerado”, mas se trata de uma verdade clara e transparente, se nos dispormos a enxergá-la nos movimentos mais íntimos de nossa alma. Se formos sinceros com nós mesmos, iremos constatar que tudo o que fazemos de bom, inclusive os atos mais discretos da virtude mais “insignificante”, encontram sua raiz naquele que opera em nós tanto o querer como o fazer (cf. Fp 2, 13). Mesmo o simples desejo de amar a Cristo depende de uma moção prévia da graça, de um sopro, leve e gratuito, do Espírito Santo. Que Deus, por sua misericordiosa liberalidade, se digne conceder-nos todas as graças de que necessitamos para amá-lo sobre todas as coisas, com um puro e sobrenatural amor, que só Ele, fonte de todo bem, pode fazer brotar dentro de nós. — Dá-nos, Senhor, o amor com que queres que te amemos!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...