quinta-feira, 2 de junho de 2022

📆 *02 de Junho de 2022 (5a Feira)*

 📆 *02 de Junho de 2022 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA VII SEMANA DA PÁSCOA (Branco, Prefácio da Ascensão – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. EUGÊNIO I, PAPA / SS. MARCELINO, PRESBÍTERO, E PEDRO, EXORCISTA, MÁRTIRES / ERASMO E BLANDINA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Aproximemo-nos confiantes do trono da graça, a fim de conseguirmos misericórdia e encontrarmos auxílio em tempo oportuno, aleluia! *(Hb 4, 16)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 22, 30; 23, 6-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.

23, 6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 

7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.

8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 

9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” 

10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 

11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 22, 30; 23, 6-11*

*Reflexão - “Deus precisa de nós!”*   

“Durante a missão de anunciar o Evangelho, Paulo viveu situações verdadeiramente difíceis, mas, em todas elas o Espírito Santo   lhe mostrava uma saída. O Senhor acompanhava todos os seus passos, aproximava-se dele e o amparava e o animava com palavras firmes e instruções para a missão: “Tem confiança”; “assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Na nossa missão de edificadores do reino de Deus nós também, como cristãos, estamos sujeitos a enfrentar os desafios próprios da nossa vivencia. Assim como aconteceu com Paulo também poderá acontecer conosco, por isso, não poderemos desistir e teremos sempre que seguir adiante. Enquanto tivermos vida e oportunidade para testemunharmos a Sua Salvação, Jesus nunca vai parar de nos convocar. Ele precisa de nós, do nosso ardor, do nosso entusiasmo, mas principalmente do nosso coração dócil e confiante no Seu direcionamento. Muitas vezes queremos nos contentar com o que já fizemos e desejamos parar um pouco, descansar, curtir a vida, porém, de uma forma ou de outra o Senhor continua nos advertindo e nos chamando: “Eu preciso de ti em outro lugar”. Ele sabe quanto tempo ainda teremos e necessita do nosso hoje, agora! Evangelizar é uma consequência natural do nosso ser cristão. Somos responsáveis pela construção do mundo que Deus nos deu. Por isso, é preciso seguir adiante!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 15* 

🗣*”Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 15* 

*Reflexão* - “Somente vós sois meu Senhor”, diz o salmista. Quando nós assim recitamos devemos ter em mente que Jesus é o Senhor da nossa vida porque Ele adquiriu para nós uma herança. Por isso, o nosso destino está seguro em Suas mãos. Não precisamos duvidar nem questionar, mas apenas manter o coração em festa e a alma cheia de alegria. Jesus é o Senhor do passado, do presente e do porvir e nada deverá nos atemorizar. O Senhor não há de nos deixar entregues à morte nem à corrupção. Fomos criados (as) para a glória de Deus!” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 20-26*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste. *(Jo 17, 21)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas* 

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 

20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 

21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 

23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 

24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 

25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Nossa vida é crescer no amor.”*

“Amar não se resume a querer o bem do outro. Amar é querer, efetivamente, estar unido com o amor, em perfeita comunhão e sintonia de coração. Ao longo desta novena de Pentecostes, em que a Igreja se une em oração à Virgem SS. pela vinda do Espírito Santo, a Liturgia nos vem propondo à meditação a leitura da oração sacerdotal de Nosso Senhor. Temos assim um acesso privilegiado à intimidade do seu Sacratíssimo Coração, manifestada em seus desejos e súplicas dirigidas ao Pai. Devido a este clima particularmente intenso de oração, vimos comentando nos últimos dias, ao menos em grandes linhas, as três virtudes teologais, que constituem o núcleo essencial de toda oração cristã e, portanto, do nosso progresso espiritual. O ato de fé, como visto, nos une a Cristo ressuscitado e, através dessa união, recebemos a graça de amar a Deus na prática. Porque o amor, com efeito, não é mais do que união íntima de dois corações que se querem e, mais do que tudo, se encontram em verdadeira comunhão. Jesus mesmo alude a este fato ao pedir no Evangelho de hoje que todos sejamos um, assim como Ele é um só com o Pai. O amor, com efeito, não se reduz a desejar o bem do outro, mas a querer unir-se ao amado a ponto de poder formar com ele, na medida do possível, uma única realidade. Deus, que é caridade, deu o primeiro passo, revelando-nos por meio do Filho o seu desejo de unir-se a nós; agora nos cabe corresponder a esse amor, alimentando em nossas almas a vontade de sermos de Cristo e para Cristo, como uma esposa se entrega toda e inteira ao seu esposo. Esse amor deve ir crescendo dentro de nós, passando de suas formas mais imperfeitas e servis até chegar à perfeição de uma entrega generosa e alegre às mãos do Senhor. Que Ele, cujo Coração arde de caridade por cada um de seus fiéis, conceda-nos a graça de progredirmos na caridade cristã, a fim de nos darmos por inteiro àquele que é o nosso tudo.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...