domingo, 27 de março de 2022

📆 *28 de Março de 2022 (2a Feira)*

 


📆 *28 de Março de 2022 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. CASTOR / SÃO XISTO III / GONTRÃO, MALCO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Confio em vós, ó Deus! Alegro-me e exulto em vosso amor, pois olhastes, Senhor, minha miséria. *(Sl 30, 7-8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa Igreja caminhar segundo vossa vontade, sem que jamais lhe faltem, neste mundo, os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 65, 17-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

Assim fala o Senhor: 17“Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 

18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.

19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 

20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito.

21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos”.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 65, 17-21* 

*Reflexão - “Novos céus e nova terra, aqui.”*

“Novos céus e nova terra, aqui, são o estágio de alegria e exultação do homem que é perdoado dos seus pecados, que se apossa da misericórdia do Senhor e acolhe a salvação que Deus lhe preparou desde toda a eternidade. Esta mensagem é dirigida a nós, hoje, que nos voltamos para Deus com o coração cheio de expectativa, esperando receber o perdão pelas nossas faltas para assumir uma vida nova na graça. Este também é um tempo de esperança e de otimismo para se edificar uma nova realidade, uma nova maneira de encarar a vida, assumindo a missão de filhos e filhas de Deus, comprometidos com a Sua Palavra. “Coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória”, é a promessa do Senhor para nós, hoje! O Senhor nos promete também fazer de nós um povo cheio de alegria e mais ainda, Ele nos garante que nunca mais se ouvirá a voz do nosso pranto e o nosso grito de dor.  É neste “clima” que o Senhor quer que nós, seus filhos, vivamos: sem pranto nem dor e é essa a Pátria que o Senhor preparou para nela construirmos nossas casas, plantar e colher seus frutos. Todo este cenário expressa para nós a nossa vida interior quando resolvemos nos deixar converter ao Senhor e provamos da Sua graça e benção. Não existe o peso da idade porque dentro de nós há a motivação do amor de Deus que nos leva a caminhar sem cansaço com os olhos voltados para o alto recebendo as graças do céu. Da mesma forma, permanecem a harmonia e a compreensão nos nossos relacionamentos e os nossos dias serão venturosos. Que possamos nos apossar desta mensagem e propagá-la através do nosso testemunho de fé nas promessas do Senhor. – Esta palavra faz o seu coração arder? - Como você acha que poderá viver esta promessa de Deus aqui na terra? - O que precisa acontecer para que isto seja uma realidade? O que depende de você? – Para você o que poderá significar “novos céus e nova terra”?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 29*

🗣 *Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 29* 

*Reflexão* - “O perdão do Senhor para nós é como uma fonte de amor que nos faz louvá-Lo com alegria e cantar salmos de louvores. Quando nós realmente suplicamos ao Senhor que nos perdoe e nos salve, Ele transforma o nosso pranto em uma festa.  O Senhor retira a nossa alma dos abismos em que nós caímos e nos salva quando estamos já morrendo. A Sua providência vem na hora em que nós estamos precisando e, se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - João 4, 43-54*

_ _ _ _ _ _ 

 _Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!_ 

 _Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então, o Senhor, nosso Deus, convosco estará! *(Cf. Am 5, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 

44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 

45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 

46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 

47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 

48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 

49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 

50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.

51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 

52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 

53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família.

54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Dê aos seus filhos a vida que importa!”*


“De nada adianta aos pais virar-se do avesso para garantir aos filhos as comodidades de uma vida que, cedo ou tarde, será sepultada, se não lhes procurarem também a única vida que não termina e cujo princípio não é senão o ato de fé. Hoje, o Senhor cura o filho de um funcionário do rei. O evangelista S. João, de quem é extraído o relato deste milagre, já nos havia contado que o primeiro sinal de Jesus acontecera nas bodas de Caná. A partir de então, a fama do carpinteiro de Nazaré começou a espalhar-se por toda a Galileia, e foram certamente esses rumores acerca do novo taumaturgo que levaram o funcionário do rei, apenas soube da vinda de Cristo a Cafarnaum, a sair-lhe ao encontro e pedir, desesperado, que lhe curasse o filho moribundo. O Senhor, no entanto, responde-lhe com uma aparente queixa: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”, quer dizer, não tendes fé, a não ser que vejais coisas extraordinárias. O pai, porém, insiste e persiste, como que sem fazer caso da reprimenda de Jesus: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” E é então que acontece o grande prodígio: “Podes ir”, diz o Senhor, “o teu filho está vivo”, e “o homem acreditou na palavra de Jesus”. Eis o milagre que o Senhor queria realizar, por ocasião de uma desgraça familiar: dar ao pai a luz da fé, deixando-o quase ser privado da companhia do filho. Com efeito, o pai fora até Jesus querendo a cura de outrem, e voltou para casa tendo ele mesmo sido curado da pior morte, que é a cegueira da alma: “O homem acreditou na palavra de Jesus”. Retornando a casa, viu ainda confirmada a fé que aceitara às cegas, porque pôde verificar então que o seu filho voltou a si exatamente na mesma hora em que se lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Por isso, a estes dois milagres, o da fé do pai e o da cura do filho, quis o Senhor acrescentar um terceiro, que foi a conversão de toda a família: “Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família”. E foi esse o segundo sinal de Jesus, que deixou um menino chegar às portas da morte física, para que o pai e, por meio dele, toda a sua família conseguissem o princípio da vida que não acaba. — Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que tão sábia e harmoniosamente dispõe os acontecimentos, para que tudo concorra para a nossa conversão e salvação! E, guardando no coração o relato deste segundo sinal, peçamos a Deus que inspire por sua graça a todos os pais de família o propósito de transmitirem aos filhos, mediante uma boa e sólida catequese, aquela vida que não termina, como termina a vida do corpo, pois a fé não é mais do que início da nossa salvação. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...