sábado, 26 de março de 2022

📆 *26 de Março de 2022 (Sábado)*

 📆 *26 de Março de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SÁBADO DA III SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. CÁSTULO / SÃO LUDGERO / BRÁULIO, EMANUEL E MARCIANO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum dos seus benefícios: é ele quem te perdoa todas as ofensas. *(Sl 102, 2-3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Oséias 6, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura da Profecia de Oséias.  

1“Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 

3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”. 

4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 

5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 

6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Oséias 6, 1-6* 

*Reflexão - “Deus nos pede somente amor e confiança!”*

“O maior desejo do nosso coração humano é viver na presença de Deus. Quando nos afastamos do Senhor todos nós nos sentimos feridos, machucados e enfermos. Por isso, o profeta Oséias nos convida a nos voltar com confiança para o Senhor, na certeza de que Ele há de nos perdoar de nos curar e nos dar vida nova.  E a vinda do Senhor é certa como a aurora que aparece todos os dias, ou como as chuvas que chegam primeiro ou mesmo que cheguem tardiamente, da mesma maneira regam o solo. O nosso amor é frágil e superficial, porém, Deus nos assegura que é diferente de nós. Ele não guarda ressentimentos contra nós e os Seus juízos são como a luz que nos esclarece as dúvidas e nos revela o que há escondido em nós. Por isso, só o Senhor poderá nos julgar e nem nós mesmos (as) sabemos as razões e as motivações para o mal ou o bem que praticamos. Portanto, tenhamos o coração seguro: Deus quer se deixar conhecer por nós desde já e pede somente o nosso amor e a nossa confiança e não, sacrifícios. Confiemos Nele! – Você tem percepção da presença de Deus no seu coração? – Você já atendeu o Seu chamado e acolheu a Sua proteção?

-  Você tem consciência de que a sua alma busca a Deus? – O que satisfaz a sua alma?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 50*

🗣 *Eu quis misericórdia e não o sacrifício!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 50* 

*Reflexão* - “O Senhor não se cansa de nos dizer isso e nós continuamos a querer oferecer a Ele sacrifícios, coisas difíceis e que nunca conseguimos praticar. E o mais simples nós não alcançamos, mas podemos aprender com o salmista: “Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido”. O coração arrependido é sinal de humildade e de sacrifício.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 18, 9-14*

_ _ _ _ _ _ 

 _Honra, glória poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!_ 

 _Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 

10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 

11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 

12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 

13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 

14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Os dois pilares da oração.”*

“A oração sincera e verdadeira deve estar baseada em dois pilares: a fé e a humildade. Sem estes apoios seguros, toda a nossa vida espiritual se torna estéril e sem sentido. O Evangelho da Missa nos apresenta a parábola do fariseu e do publicano que subiram ao Templo para orar. O fariseu é aqui pintando como o típico "falso beato", que cumpre à risca seus deveres religiosos, mas sem amor nem sincera devoção. Ele reza, jejua duas vezes por semana e paga com invejável pontualidade o dízimo de toda a sua renda. Crê-se modelo de penitência e caridade; chega até a dar graças a Deus por não ser como os outros homens, "ladrões, desonestos, adúlteros". Porque só ele é justo, só ele tem a conta limpa diante dos céus... Apesar de toda essa diligência no obedecer às normas habituais de piedade, falta a esse fariseu orgulhoso as bases mesmas de uma vida espiritual sadia e verdadeira, a saber: a fé e a humildade. Sem estes dois pilares, toda a nossa vida de oração não passa de árvore sem raiz, de casa sem alicerce firme. Falta-lhe, em primeiro lugar, a virtude fé, que não pode crescer e desenvolver-se num coração em que reina, altivo e sobranceiro, o vício da soberba. Esse pecado, com efeito, nos leva atribuir a nós mesmos o que, na realidade, é próprio apenas de Deus, rico em graças e misericórdia. Se nos arrogamos méritos que não possuímos, se acreditamos ser a fonte de nossos próprios dons, se nos julgamos bons por força própria, que fazemos senão pôr em dúvida o amor e a grandeza do Senhor? Que é isso senão lançar ao chão o dom da fé? Daí à total falta de humildade não há sequer meio passo. Por isso, o fariseu, devido à sua arrogante soberba, não saiu do Templo justificado: ele, na verdade, não jejuava, nem orava, nem tampouco dava esmola verdadeiramente; apenas procurava a si mesmo, a sua glória mesquinha, a mera aparência de santidade. Jesus nos exorta, assim, a fazermos nossa a atitude daquele publicano humilde que, sem a ninguém acusar, sem sequer levantar os olhos ao céu, saiu de sua oração mais justo e agradável a Deus. Reconheçamos — pecadores que somos — as nossas muitas e inegáveis faltas. Peçamos ao Senhor que nos dê uma profunda humildade e uma vontade firmíssima de nos emendar. Que o Evangelho de hoje nos estimule, pois, não só a confessar-nos com mais frequência, mas também, e sobretudo, a nos confessar melhor, colocando aos pés de Cristo, justo Juiz, todo o fardo de desobediências e infidelidades que vamos carregando ao longo da semana. A Virgem Maria, Refúgio dos pecadores, com certeza nos há de ajudar com suas súplicas onipotentes a sermos espíritos mais penitentes e almas de oração cada dia mais humilde: "Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!" Deus abençoe você!

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...