quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

*16 de Fevereiro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *16 de Fevereiro de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JULIANA / SÃO ONÉSIMO / ELIAS, JEREMIAS, DANIEL, GILBERTO DE SEMPRINGHAM E JOSÉ ALLAMANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 1, 19-27*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

19Meus queridos irmãos, sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir, mas moroso para falar e moroso para se irritar. 

20Pois a cólera do homem não é capaz de realizar a justiça de Deus. 

21Por esta razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. 

22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 

23Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho:

24apenas se observou, vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência.

25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz. 

26Se alguém julga ser religioso e não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religião é vã. 

27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 1, 19-27*


*Reflexão - ““A Palavra é capaz de salvar as nossas almas”*

“Nesta carta São Tiago faz algumas observações que se constituem para nós em verdadeiras regras de vida.  Nesta perspectiva ele nos recomenda dominar a nossas ações inconsequentes tendo o cuidado de sempre ouvir os outros com paciência sem pressa de replicar ou se irritar. Que também devemos rejeitar toda impureza acolhendo a Palavra de Deus que é a lei da liberdade é capaz de salvar as nossas almas. Quem  se debruça sobre a Palavra e nela persevera não como um “ouvinte distraído”, mas praticando o que ela ordena, será feliz em tudo o que fizer.  Portanto, não basta apenas ouvi-la para que ela faça efeito, mas é necessário pô-la em prática. Se não vivermos a Palavra, com certeza nós a esqueceremos como poderemos esquecer a nossa própria fisionomia a qual vimos em um espelho. Ela não fará vida nem sentido em nós nem terá serventia. São Tiago também nos ensina a ser verdadeiramente religiosos vivenciando uma religião pura e sem mancha diante de Deus, refreando a nossa língua, não nos encolerizando, assistindo os “órfãos e as viúvas”, isto é, os necessitados. Em fim, não nos deixar contaminar pelo mundo, para que possamos estar em comunhão com Deus.  Finalmente ele nos dá a regra de ouro a fim de sermos homens e mulheres religiosos: praticar a caridade. Deus é amor e só permanece ligado a Deus aquele que faz atos concretos de amor. – Você é uma pessoa impulsiva?- Qual é a sua reação quando você sofre alguma ofensa? Você quer fazer justiça com as suas mãos? - Você tem ouvido mais, ou falado mais?  Como está a sua “língua”? – Você tem praticado a caridade com aquelas pessoas que são carentes? – Quem é para você o órfão ou a viúva?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 14*

🗣 *Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor;🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 14* 


*Reflexão* - “O Monte Santo é a morada de Deus, o lugar onde Ele habita. O Monte Santo, então pode ser o nosso coração, o mais profundo do nosso ser. No entanto, mesmo que Ele esteja em nós, podemos não perceber a Sua presença se os nossos pensamentos, palavras e ações não denotarem santidade. Por isso, o salmista revela pontos importantes da nossa vivência diária: caminhar sem pecado praticando a justiça, falar e pensar de acordo com a verdade, não prejudicar o irmão, não emprestar o dinheiro com usura. Tudo isto, nós precisamos vivenciar para morar junto com Deus no monte santo do nosso coração.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 22-26* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! *(Ef 1, 17-18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.

23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”

24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”.

25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 

26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Uma cegueira que se vence aos poucos.”*


“Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele e pôs as mãos sobre ele. E o que antes era cego passou a enxergar claramente”. Toma Jesus um cego de Betsaida pelas mãos, trá-lo para fora da cidade e lhe cura a cegueira. Semelhante milagre, que temos visto em outros pontos do Evangelho, mas diferente método, que só no de Marcos encontramos. É semelhante o milagre, porque foram muitos os cegos a que o Senhor devolveu a vista; mas é diferente o método, porque este é o único caso em que Jesus dá olhos longe dos olhos da multidão, e não de uma vez e com o só império de sua vontade, mas aos poucos e servindo-se do que foi como que o primeiro sacramento: a sua saliva. São detalhes difíceis de acreditar, se não os referisse o próprio Texto sagrado. Diz a Escritura que, estando a sós com o cego nos arredores de Betsaida, lhe cuspiu Cristo nos olhos, esfregou-os com as mãos e fê-lo enxergar por etapas: primeiro aos homens, mas como em figura de árvores ambulantes, do que se conclui que não era cego de nascença, pois sabia distinguir homens de árvores; depois todas as coisas, com a mesma clareza com que enxergava dantes: “Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez”. E o que explica que em milagre de tão semelhante efeito usasse Cristo de tão diferentes caminhos? A razão é, porque na cura gradual deste cego quis Jesus representar a cura da nossa cegueira espiritual. Como este cego, que não o foi de berço, também nós temos já alguma luz, que é o pouco de fé que a graça pôde acender em nossas almas; mas só pode esta luz chegar a iluminar de fato todas as coisas sob duas condições. A primeira é que, levados pelas mãos de Cristo, nos afastemos agora “do povoado”, isto é, dos costumes mundanos e saibamos entreter-nos a sós com Ele na oração. A segunda é que procuremos o seu toque nos sacramentos, figurados na saliva com que esfregou Ele os olhos daquele doente. São estes os caminhos, simbolizados hoje nas vias por que o Senhor foi-lhe restituindo a vista, por que também nós iremos recobrar aos poucos a visão, a fim de que a nossa fé, por ora incipiente, possa um dia iluminar a tal ponto os nossos passos, que já não queiramos mais tornar “ao povoado” de que o Senhor nos quer arrancar: “Não entres no povoado!” Deixemos, pois, que Cristo nos tire do mundo de pecado e frouxidão em que temos vivido, busquemos a intimidade e o toque vivificante d’Ele, para que sejamos cristãos de fé madura e luminosa, capazes de distinguir o verdadeiro do falso, os homens das árvores e a reta doutrina da falsa ciência deste século. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...