quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

*15 de Fevereiro de 2022 (3a Feira)*

 


📆 *15 de Fevereiro de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*TERÇA-FEIRA DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIERE / S. ONÉSIMO, DISCÍPULO DE S. PAULO / SS. FAUSTINO E JOVITA, MÁRTIRES.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 1, 12-18*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. 

13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 

14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. 

15Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 

17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 

18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.


— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 1, 12-18*


*Reflexão - “O homem que suporta a provação receberá a coroa da vida”*

“Sabiamente São Tiago nos revela que a provação é uma consequência natural da vida e nos exercita para que estejamos firmes no amor de Deus, confiantes no Seu livramento. O homem que suporta a provação receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu àqueles que O amam, e por isso, suportam as dificuldades por AMOR. O Senhor transforma a nossa dor em AMOR! A tentação, porém, não vem de Deus. A tentação vem do mal e é uma decorrência da nossa própria concupiscência que concebe em nós o pecado, nos arrasta e nos seduz e faz com que demos luz a ele e o pratiquemos, gerando a morte da nossa alma. Deus é Pai de todo dom precioso e de toda a dádiva perfeita. Tudo o que é bom, belo, agradável, vem do alto e é dom perfeito de Deus. Deus é imutável, não muda conforme nós mudamos. Ele nos gerou para o bem e não deseja para nós, nenhum mal, por isso, Ele não nos tenta!  Não podemos continuar dizendo que caímos nos erros porque Deus assim o quis. De maneira alguma! Somos livres para escolher o caminho do bem, se caímos no mal é porque cedemos à tentação que nos leva para o mal, o pecado e a morte. Toda provação, dificuldade e até o sofrimento quando são colocados na Cruz de Jesus, purificam e modelam a nossa alma e nos exercitam para continuar caminhando! – Você tem sido mais: provado (a)  ou tentado (a)? Você distingue a diferença entre as duas situações?  - Você já aprendeu a colocar as dificuldades da sua vida na Cruz de Jesus? – Experimente fazer isto!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 93*

🗣 *Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 93* 


*Reflexão* - “A nossa fé e confiança no amor misericordioso de Deus Pai e a nossa humildade em reconhecer o nosso pecado são o caminho que nos leva à justiça. Por isso, o salmista diz que é feliz quem é formado e educado nos caminhos da lei. O Senhor não nos rejeita, Ele espera o nosso arrependimento. Quando nós pensamos que estamos caindo, o Amor do Senhor nos sustenta e ampara. Um coração arrependido e suplicante é uma alma consolada pela graça de Deus. Por isso, não percamos tempo aninhando o pecado dentro de nós, voltemo-nos para o Deus misericordioso e teremos de novo a vida em abundância.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 14-21* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Quem me ama realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. *(Jo 14, 2)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 

15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 

17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 

18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 

19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”Eles responderam: “Doze”.

20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”.

21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Por que discutis sobre a falta de pão?”* 

“Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?” Dando continuidade à leitura do Evangelho segundo S. Marcos, acompanhamos Jesus nesta viagem rumo ao porto da fé a que Ele nos vem conduzindo há alguns dias. Fora de Israel, como vimos, o Senhor encontrou gente bem disposta e acolhedora, que o buscou com a simplicidade e a fé que Ele tanto deseja, como a mulher siro-fenícia; na Terra Santa, porém, Ele teve a decepção de ver endurecido o coração do seu próprio povo, sobretudo entre os fariseus. É por isso que Ele torna ao barco, atravessa o mar de Tiberíades e volta ao lugar em que realizara a primeira multiplicação dos pães, para dali se dirigir às fontes do rio Jordão, onde Pedro dará seu testemunho de fé na sua filiação divina. Mas, ao partirem hoje em viagem, os discípulos se esquecem de levar provisões e, ao ouvirem a advertência do Mestre: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus”, a interpretam como uma referência à falta de pão. Diante de tamanha falta de inteligência, que refletia a mesma indisposição de muitos em Israel, o Senhor os repreende, com um tom ora de lástima, ora de desapontamento: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?” Ou seja, também vós estais preocupados com vossas necessidades, insensíveis às coisas do espírito, mais interessados em estar comigo pelo pão que multiplico do que pela graça da minha presença, bastante para saciar a todo homem? É verdade que, ao contrário dos fariseus, os discípulos já têm aqui um princípio de fé, mas não é ainda aquela fé luminosa que professará Pedro dentro de alguns dias, não por força da carne e do sangue, isto é, de seus dotes naturais de inteligência, mas pela graça do Espírito Santo. Para dispor os discípulos a esta mesma fé, Jesus os leva a refletir sobre tudo o que o viram realizar: “Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?”, prova clara de que Ele não pode ser senão o Filho de Deus. Mas se eles ainda não entendem nem compreendem; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem, é porque não meditaram o suficientes e não podem, portanto, transcender as aparências carnais para elevar-se, à luz da fé, à realidade divina que se oculta e revela nas obras de Cristo. Que nós, seguindo-lhe os conselhos e ouvindo-lhe as advertências, saibamos meditar pausada e frequentemente na vida de Nosso Senhor, a fim de nos abrirmos à graça sem a qual não é possível alegrar o Coração de Cristo com aquela belíssima profissão de fé: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Que a Virgem SS. afaste de nós toda dureza de coração e nos leve, com mão segura, a ter vida de oração perseverante e fecunda. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...