domingo, 6 de fevereiro de 2022

*11 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *11 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DA V SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

NOSSA SENHORA DE LOURDES / S. GREGÓRIO II, PAPA / S. PASCOAL I, PAPA / CASTRENSE, LÚCIO / S. SOTERA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus. *(Sl 94, 6-7)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 11, 29-32; 12, 19*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

11, 29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 

30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 

31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos.

32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 

12, 19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até ao dia de hoje.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 11, 29-32; 12, 19*


*Reflexão - “Deus dá, Deus tira”*

“A infidelidade de Salomão continuou tendo as suas sequelas: foi-lhe tirada a maior parte do reino de Israel. Com o gesto simbólico do manto rasgado em doze pedaços, o profeta Aías dividiu o reino de Israel, deixando para Jeroboão, jovem  enérgico encarregado dos negócios do Rei Salomão, a posse de dez tribos. Assim aconteceu a divisão do Reino de Israel em dois reinos distintos; o reino de Judá e o reino de Israel. O Senhor  por misericórdia e em consideração a Davi deixou para Salomão o reino de Judá. Deus é fiel e justo em relação ao plano de amor que Ele tem para cada um de nós. As nossas ações trazem consequências que nos desviam do caminho certo. Muitas vezes é preciso que Deus tire das nossas mãos o que antes tínhamos recebido e que não soubemos administrar. Outros mais capacitados do que nós, recebem assim, o que nós desperdiçamos. É a lei natural das coisas. Nada é seguro em nossas mãos. Só o que permanece firme em nós, são o amor e a misericórdia de Deus que nos educam e nos acolhem sempre. A divisão do reino significa também a divisão na nossa família, na nossa comunidade, entre irmãos, por causa da nossa infidelidade, da nossa negligência.  Para que o Senhor não tenha que dividir o “reino”, precisamos escutá-Lo e seguir os Seus ensinamentos sendo fiel aos Seus decretos que conhecemos na Sua Palavra.  – Você tem sido fiel a Deus na administração do Seu reino? - Você aceita os ensinamentos da Palavra de Deus?- Já aconteceu de você também ser destituído de algum cargo por causa da sua omissão? - Você já possuiu algum bem que lhe foi tirado repentinamente?  Qual o seu sentimento em relação a isso?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 80*

🗣 *Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mas meu povo não ouviu a minha voz, Israel não quis saber de obedecer-me. Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, abandonei-os ao seu duro coração.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos, sem demora, humilharia e voltaria minha mão contra o opressor.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 80* 


*Reflexão* - “Quem me dera que meu povo me escutasse!” Este é o lamento de Deus diante nas nossas incoerências, quando O abandonamos para seguir “deuses” estranhos. O Senhor está sempre a nos chamar, a nos convidar para provar o Seu Amor e andar nos Seus caminhos. A nossa obstinação e dureza de coração, no entanto, nos levam a duvidar do Seu convite e aceitar o chamado dos ídolos que nós construímos com as nossas mãos. Porém, o Senhor não se torna insistente e nos deixa livres, entregues a nossa própria covardia, mas espera a nossa volta de braços abertos.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 7, 31-37* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! *(Cf. At 16, 14b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 

32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 

33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 

34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 

35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 

37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Abre-te a Deus, fecha-te ao mundo!”*


“Para abrir-se à palavra de Deus, é preciso fechar-se aos barulhos do mundo e das paixões que se revoltam, ensurdecedoras, em nosso interior. Jesus, ao abrir hoje os ouvidos do surdo-mudo de que nos fala o Evangelho, quer que renovemos o nosso Batismo, pelo qual somos introduzidos na vida da graça. De fato, todos nós, de um modo ou de outro, somos como aquele surdo-mudo; todos nós, pela escravidão do demônio e do pecado, nos tornamos surdos à palavra de Deus e, portanto, incapazes de transmiti-la fielmente aos demais. Mas o que significa, no fim das contas, ouvir a palavra de Deus? Ora, se repararmos bem, veremos que estamos a todo momento sendo movidos em nosso interior: há, de um lado, os movimentos passionais, que lutam e se revoltam contra o domínio da razão; há, de outro, o movimento de certas inspirações que, embora sejam boas, não têm força o suficiente para levar-nos à prática do bem. É por isso que precisamos da moção da graça divina, sem a qual é impossível realizar qualquer obra meritória nem amar a Deus como convém. Precisamos, pois, deixar que essa graça nos toque de tal maneira que os movimentos interiores que tanto nos agitam e ensurdecem — desejos, cobiças, temores, malícias — enfim se aquietem e nos permitam escutar, de uma vez por todas, o Cristo que nos fala incessantemente ao coração. Ao nos encontrarmos com Ele hoje na Eucaristia, peçamos-lhe que nos feche para o espírito do mundo e nos abra para si, repetindo em nossas vidas o que outrora fizera com o surdo-mudo: “Effatá, abre-te!” Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:



*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Liturgia das Horas (Laudes):


Padre João Carlos (Blog):


Padre Paulo Ricardo (Site):



Homilia Canção Nova:


Bispo Dom Adair José Guimarães:


Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:


Padre Reginaldo Manzotti (Site):


Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):


*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-pares/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...